24 novembro 2006

ESTREIAS DA SEMANA


GRBAVICA: A FILHA DA GUERRA

«Uma história sobre o amor»
Festival de Berlim 2006 - Urso de Ouro, Prémio da Paz e Prémio do Júri Ecuménico
Mãe sozinha, Esma (Mirjana Karanovic) vive com a filha de doze anos, Sara (Luna Mijovic), no bairro de Grbavica, em Sarajevo, onde a vida ainda está a ser reconstruída, após a guerra da Jugoslávia, nos anos 90. Incapaz de sobreviver com a pobre ajuda governamental que recebe, Esma aceita um emprego como empregada de bar num clube nocturno, o que a força a passar menos tempo com a filha.
Ainda atormentada com episódios violentos do seu passado, Esma participa em sessões de terapia de grupo, num centro feminino local. Além de confiar totalmente na sua melhor amiga, Sabina, Esma encontra uma alma gémea em Pelda, uma colega do bar.
Entretanto, Sara começa a trocar o futebol por uma amizade mais chegada com um colega de turma, Samir. Os dois jovens e sensíveis adolescentes sentem um laço muito forte entre si porque ambos perderam o pai na guerra. Mas Samir fica surpreendido ao saber que Sara desconhece os pormenores sobre a nobre morte do pai.
O pai de Sara começa a ser um assunto sério quando ela pede a certidão de que ele morrera como um mártir de guerra, para poder beneficiar de um desconto numa viagem da escola. Mas a mãe diz-lhe que é difícil conseguir o papel, porque o corpo do pai nunca foi encontrado, tentando por outros meios conseguir dinheiro para pagar a viagem da filha.
Sara começa a ficar violentamente preocupada quando alguns colegas gozam com ela por não pertencer à lista dos filhos de mártires. Percebendo que fora a mãe a pagar a viagem, Sara exige saber a verdade.
Apesar da violência da revelação, fica ainda a abertura para uma nova e saudável relação entre mãe e filha.

Realização: Jasmila Zbanic
Intérpretes: Mirjana Karanovic, Luna Mijovic, Leon Lucev, Kenan Catic, Jasna Beri
Croácia/Alemanha/Áustria/Bósnia, 2006

Desvendar um crime, poderá ser também um assassinato …
“Ele apenas me beijou na face, e disse, “Adios, Amigo”. - Truman Capote relembrando o criminoso condenado Perry Smith na hora da execução.
De novo, Capote...
Em 16 Novembro de 1959, ao ler uma noticia no jornal The New York Times sobre o brutal assassinato de uma família, o afamado escritor Truman Capote resolve viajar até à cidade de Kansas para uma investigação cuidadosa sobre o crime, fazendo disso o tema do seu próximo livro “A Sangue Frio”.
A sua inteligência e destreza são postas à prova perante um impenetrável mistério, e Capote acabará por pagar um preço devastador na sua busca pela verdade...
“Infame”, é um inteligente estudo sobre a complexa e tortuosa relação entre o escritor Truman Capote e o criminoso Perry Smith, laços que se formaram na cela da prisão e que levaram à destruição tanto da carreira como da alma de Capote.
Realização: Douglas McGrath
Intérpretes: Sandra Bullock, Gwyneth Paltrow, Sigourney Weaver, Toby Jones, Daniel Craig, Isabella Rosselini, Hope Davis, Jeff Daniels
EUA, 2006
Ele é um provocador jovem rebelde que cresceu no lado errado das ruas de Baltimore. Ela é uma privilegiada bailarina de uma escola de artes de elite.
Os dois mundos não podiam ser mais diferentes, mas, quando os seus destinos se cruzam, é despoletado um fabuloso conto de fadas num universo hip-hop, sobre a tentativa única na vida de tornar realidade um sonho improvável.
Apresentando um excitante elenco de estreantes multi-facetados e talentosos, "STEP UP" é uma enérgica história de transcendência conduzida ao ritmo da música e dança.
Tyler Gage (Channing Tatum) viveu toda a sua vida nas duras ruas da cidade e sabe que a probabilidade de alguma vez de lá sair é reduzida. No entanto, quando um atrito com a polícia leva Tyler a prestar serviço comunitário na Escola de Artes de Maryland, tudo muda.
É então que conhece Nora (Jenna Dewan), a primeira bailarina da escola, uma sedutora diva que procura desesperadamente alguém que substitua o seu antigo parceiro.
Com tudo em jogo, Tyler terá uma única performance para provar a Nora, e a si próprio, que consegue dar o salto para uma vida bem mais promissora do que alguma vez imaginara.
Realização: Anne Fletcher
Intérpretes: Channing Tatum, Jenna Dewan, Damaine Radcliff, Rachel Griffiths
EUA, 2006
Estreias: 23 de Novembro de 2006

1 comentário:

Kalinka disse...

Amigo cinéfilo
fui ver este filme...
gosto deste género de filme, com mistura de musicas diferentes, mas que acabam por se conjugar muito bem.
Como dizes e bem, apresentando um excitante elenco de estreantes multi-facetados e talentosos, "STEP UP" é uma enérgica história de transcendência conduzida ao ritmo da música e dança.
Tal e qual...ainda bem que aconteceu o atrito com a polícia o k leva Tyler a prestar serviço comunitário na Escola de Artes de Maryland.
Beijos e abraços.