20 novembro 2006

NOITES DA 2

Atenção a todos os cinéfilos; as Noites da Dois
vão passar quatro grandes documentários sobre quatro grandes figuras do cinema. Este ciclo começa já amanhã e dura até sexta-feira e tem apenas um único senão a hora tardia a que começam os documentários.
O ciclo começa então na terça-feira com: "Robert Mitchum- Um Poeta com um Machado". Robert Charles Durman Mitchum nasceu a 6 de Agosto de 1917 e morreu a 1 de Julho de 1997. Fez desenho, foi poeta e ficou conhecido como actor numa longa carreira que se extendeu ao longo de cinco décadas. O seu olhar cativante, misterioso e um pouco insolente, garantiu-lhe a fama entre o público feminino. foi esse mesmo olhar que o tornou mestre no "film noir" em filmes como o magnífico O ARREPENDIDO 1947 do realizador Jacques Tourneur, onde o actor brilha ao lado de Kirk Douglas, Jane Greer e Rhonda Fleming. participou também em outros clássicos do género como ANGEL FACE: VIDAS INQUIETAS 1953 e MACAU 1952 de Sternberg.

Quarta-feira é o dia de "John Ford, Uma Visão Americana". Narrado por Peter Graves este documentário inclui excertos de obras como: AS VINHAS DA IRA 1940, O MEU VALE ERA VERDE 1941, O HOMEM TRANQUILO 1952, THE MAN WHO SHOT LIBERTY VALANCE 1962. Uma Visão Americana inclui também fotografias pessoais inéditas de Ford em algumas situações da sua vida e entrevistas com membros da família, amigos e colegas que revelam o homem por detrás das câmeras.
John Ford (1894-1973) começou a sua carreira no cinema mudo ainda sob o nome de Jack Ford e viria a tornar-se célebre pelos seus westerns. Foi assim que este irlandês defeniu a sua visão americana, através de actores como John Waine, James Stewart ou Henry Fonda

Na quinta-feira o documentário é dedicado a Al Pacino. É um dos mais emblemáticos dos actores de Hollywood, adepto da escola do método, entrou para a história da sétima arte com a trilogia de O PADRINHO ou com filmes como SERPICO 1973, AND JUSTICE FOR ALL 1979, SCARFACE 1983, PERFUME DE MULHER 1992, o filme que lhe rendeu o único Oscar da sua carreira.
Al Pacino na Intimidade é um documentário com imagens dos filmes do actor e depoimentos de alguns dos colegas que com ele privaram ou contracenaram.

Na sexta-feira é a vez de Peter O'Toole, o inesquecível LAURENCE DA ARÁBIA do filme de David Lean. O documentário é narrado pelo actor Peter Graves e contém depoimentos de gente como o ex-Bond Timothy Dalton, Jodie Foster ou Eli Wallach.
O actor nasceu na Irlanda em 1932 e iniciou a sua carreira de actor em 1956 mais foi na década de sessenta que viria a atingir a imortalidade com obras como: LAURENCE DA ARÁBIA 1962, LORD JIM 1965, O LEÃO NO INVERNO 1968 e GOODBYE MR CHIPS DE 1969. O' Toole sete vezes nomeado para os Oscares e ganhou o Prémio Honorário da Academia em 2003.

Sem comentários: