31 março 2007

OS ROBINSONS

OS ROBINSONS

Se pensas que a tua família é diferente… espera até conheceres a família mais hilariante do futuro…
Baseado no livro “A Day With Wilbur Robinson” de William Joyce.
Walt Disney apresenta-te Os Robinsons, a família de um maravilhoso e hilariante futuro onde tudo é possível.
Nesta divertida e explosiva viagem no tempo, a mais recente animação digital tecnológica da Walt Disney, és projectado para o inventivo e inesperado mundo do amanhã onde os sonhos mais inacreditáveis podem tornar-se realidade…até mesmo os de um jovem inventor na busca do seu “lar doce lar”.
Lewis é um inventor brilhante com um número surpreendente de inteligentes invenções de sua autoria.
O seu último e mais ambicioso projecto é o Scanner de Memória, uma máquina que o vai ajudar a encontrar a sua mãe para que possam ser uma verdadeira família. Mas antes de a encontrar, a sua invenção é roubada pelo covarde Homem Chapéu e o seu diabólico companheiro, Doris.
Porém, quando Lewis já tinha perdido toda a esperança, um misterioso desconhecido de nome Wilbur Robinson desafia o nosso desorientado herói a ir com ele numa máquina do tempo e juntos formam uma equipa para capturar o Homem Chapéu num confronto que terminará com uma inesperada e inacreditável reviravolta do destino.

Realização: Stephen J. Anderson
Vozes V.O. - Angela Bassett, Daniel Hansen, Tom Selleck, Laurie Metcalf, Nicole Sullivan -
V.P - André Caramujo, Carlos Freixo, Sofia de Portugal, André Raimundo, Pedro Gorgia, Paulo Oom, Luisa Salgueiro, Diogo Morgado, André Maia, Daniela Ruah, Rui Paulo
EUA, 2007
Estreia: 29 de Março de 2007

HONRA DE CAVALARIA



Uma adaptação livre do romance "Dom Quixote".
Durante a rodagem, a equipa de produção e o elenco embarcaram numa jornada cinematográfica e biográfica que espelha as experiências dos dois protagonistas do romance.
Os paralelos entre estas duas jornadas formam o tema central do filme. Em termos artísticos, não é então “a narrativa de uma aventura, mas antes uma aventura de uma narrativa”. Numa nota mais pessoal, também se poderia chamar “a primeira versão de filme do Quixote feita por Quixotes de carne e osso”.
Na sua estética e nos seus conceitos centrais, o Quixote junta três linhas distintas: o cinema purista (incluindo Lancelote do Lago, O Evangelho segundo S.Mateus, Francis God’s Jester, Ozu); os inovadores, excêntricos trabalhos dos anos 70 (Paradjanov, Glauber Rocha, Godard) e a mitologia pessoal do seu autor.
Lluis Carbó e Lluis Serrat interpretam as duas personagens principais.A poesia, a simplicidade e a beleza da relação íntima dos dois é bem retratada por estes actores desconhecidos, num regresso à tradição nobre de Bresson, Ermanno Olmi e Pasolini, e a sua mestria no uso de não-profissionais.
Filmado inteiramente em exteriores, o filme não apresenta nenhuma construção humana.

Realização: Albert Serra
Com: Lluis Carbó, Lluis Serrat, Xavier Gratacós, Paula Casadevall, Albert Pla
Espanha, 2006
Estreia: 29 de Março de 2007

SINAL DE ALERTA

SINAL DE ALERTA

Jackie (KATE DICKIE) trabalha como operadora de um circuito interno de televisão. Todos os dias olha para uma pequena parcela do mundo, protegendo a vida das pessoas que estão sob o seu olhar.Um dia, um homem (TONY CURRAN) aparece no seu monitor, um homem que pensava não ver mais na vida, um homem que não queria ver mais. Agora, vê-se forçada a confrontá-lo.
“Sinal de Alerta” faz parte de um conceito único de três filmes, chamado Advance Party, produzido pela Sigma Films em Glasgow e pela Zentropa na Dinamarca. A ideia é que o mesmo grupo de personagens seja entregue a três diferentes realizadores, que terão de desenvolver um filme com essas personagens. Todos os filmes terão o mesmo tempo de rodagem e serão filmados na mesma cidade, Glasgow.

Realização: Andrea Arnold
Com: Kate Dickie, Tony Curran, Martin Compston, Natalie Press
Reino Unido/Dinamarca, 2006
Estreia: 29 de março de 2007

30 março 2007

MR BEAN EM FÉRIAS




A um pequeno passo do desastre...
Numa tarde chuvosa em Inglaterra, Mr. Bean fica encantado ao descobrir que foi o feliz vencedor do Primeiro Prémio nas rifas da sua paróquia – uma semana de férias no sul de França e uma câmara de vídeo, novinha em folha!

Mas esta viagem rapidamente se transforma no caos absoluto, já que este semeia inadvertidamente a destruição onde quer que vá…
O inefável Mr. Bean está de volta numa comédia para toda a família!

Apesar das fastidiosas repetições da RTP continuo a preferir o Mr. Bean em formato televisivo. O filme vale pelas momices de Rowan "Black Adder" Atkinson.

Realização: Steve Bendelack
Com: Rowan Atkinson, Willem Dafoe, Max Baldry, Emma de Caunes
Reino Unido, 2007
Estreia: 29 de Março de 2007

29 março 2007

PREMONIÇÃO



Tem a vida que sempre sonhou, uma casa bonita, duas filhas lindas e o mais importante, um marido maravilhoso, alguém que acredita conhecer melhor do que qualquer outra pessoa.
Mas suponha que tudo o que sabe - tudo em que confia - é posto em causa pela morte dele. Para Linda Hanson (Sandra Bullock) esse cenário de pesadelo tornou-se demasiado real.
Serão pesadelos? Quando acorda na manhã seguinte, o seu marido Jim (Julian McMahon) está vivo e a cantar no chuveiro.
Terá sido um terrível pesadelo ou aconteceu realmente?
Inicialmente, Linda acredita que o acidente deveria ter sido um sonho. Até que acontece outra vez, e outra vez. Um dia Linda acorda e encontra Jim vivo, outros dias acorda e está viúva.
A premonição de Linda provoca uma série de intrigantes acontecimentos, enquanto tenta compreender a realidade do seu casamento e impedir que o acidente aconteça.
Tentando combater o destino, Linda começa gradualmente a descobrir o que o futuro lhe pode trazer. Poderia Jim ser infiel? Como seria a vida sem ele? Quererá ela realmente saber?
Linda tem agora de perguntar a si própria “deverá ela tentar realmente mudar o destino?”.

Realização: Mennan Yapo
Com: Sandra Bullock, Julian McMahon, Shyann McClure, Courtney Taylor Burness, Nia Long, Amber Valletta
EUA, 2007
Estreia: 29 de Março de 2007

SLIITHER - OS INVASORES




Na pacata cidade de Wheelsy as pessoas são amistosas e, como em qualquer pequena cidade, nada acontece. Mas algo maléfico, vindo do Espaço, chegou à pequena comunidade... e está a desenvolver-se.

Ninguém parece reparar que os postes telefónicos estão diferentes e que um dos cidadãos mais ricos de Wheelsy, Grant Grant (Michael Rooker), está com comportamentos estranhos.

Quando o gado dos agricultores locais começa a aparecer morto e uma jovem desaparece, o Xerife Bill Pardy (Nathan Fillion) e a sua equipa, auxiliados pela mulher de Grant, Starla (Elizabeth Banks), decidem investigar.

Subitamente, os cidadãos de Wheelsy apercebem-se que estão a ser cercados por implacáveis organismos viscosos cujo único objectivo é exterminar a pacata cidade... e toda a vida na Terra.

Terror, efeitos especiais de primeira e muito humor fazem de “SLITHER” um filme obrigatório.


Realização: James Gunn
Com: Nathan Fillion, Elizabeth Banks, Michael Rooker

EUA, 2006
Estreia: 29 de Março de 2007

28 março 2007

Historia tragica com final feliz

Realização: Regina Pessoa

Com vozes de: Manuela Azevedo (V.P.) Elina Lowensohn (V.F. + V.I.)
Género: Curta-metragem
Classificação: M/12-Q
Portugal/França/Canadá, 2005
Estreia: 22 de Março de 2007
Pode ser visto nos cinemas em conjunto com o filme O Caimão

22 março 2007

O CAIMÃO



Produtor em falência profissional e sentimental, Bruno Bonomo tem um passado de produtor de filmes de série Z com títulos inspiradores como Os Mocassins Assassinos ou Maciste vs. Freud.
Mas agora não consegue arranjar financiamento para o seu próximo projecto, “O Regresso de Cristóvão Colombo”. Estrangulado pelas dívidas e fraquezas, o casamento em risco, os filhos desnorteados, Bruno perde o norte.
É aí que o seu caminho se cruza com o de uma jovem realizadora que lhe entrega um guião, “O Caimão”.
A princípio Bruno pensa que é um thriller musculado, mas apercebe-se numa segunda leitura mais atenta - se bem que um pouco tardia - que se trata de um filme sobre Silvio Berlusconi.
Bruno já não pode recuar e vê-se obrigado a cumprir o planeado, encontrar o actor principal enquanto tenta recolar as peças da sua vida conjugal.
No entanto, em todo este novelo de erros e dificuldades, começa a nascer um novo entusiasmo em Bruno Bonomo: o da afirmação da sua dignidade. Este homem para quem tudo estava acabado encontra nele a energia para levar até ao fim um projecto que começou por acaso, mas que também ele acredita agora necessário tornar realidade.

Realização: Nanni Moretti
Com: Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca, Nanni Moretti, Danielle Rampello, Giacomo Passarelli
Itália/França, 2006
Estreia: 22 de Março de 2007

O HOMEM DO ANO


E se um comediante concorresse à Presidência? E se ganhasse?

Robin Williams interpreta o papel de Tom Dobbs, um comediante que faz o seu percurso até ao topo chamando as coisas pelo nome.
Quando decide candidatar-se à presidência, com a intenção de soltar o seu humor corrosivo no retórico discurso dos políticos “em ascensão”, acontece algo extraordinário – ele ganha as eleições!
Uma comédia irreverente com um hilariante elenco de estrelas, que vai, certamente, conquistar o seu voto para melhor comédia do ano!
Realização:Barry Levinson
Com: Robin Williams, Christopher Walken, Laura Linney, Jeff Goldblum
EUA, 2006
Estreia: 22 de Março de 2007

EPIC MOVIE




Ok desculpem, mas sempre gostei destes disparates com referências cinematográficas., saudades do velho Mel Brooks?

A história centra-se em quatro órfãos pouco jovens: um, educado pelo conservador do museu do Louvre (onde se esconde um assassino albino), outro, um refugiado da “luta livre” mexicana, o terceiro, uma recente vítima de cobras no seu avião e o quarto, um residente “normal” de uma X-Comunidade de mutantes.
O infeliz quarteto visita uma fábrica de chocolate, onde dão de caras com um roupeiro encantado que os transporta para a terra de Gnarnia (o “G” é silencioso).
Aí eles encontram um espalhafatoso capitão de um navio pirata e estudantes zelosos de feitiçaria e juntam-se, entre outros, a um leão, sábio e libidinoso, para derrotarem a maléfica White Bitch de Gnarnia.

Realização: Jason Friedberg, Aaron Seltzer
Com: Kal Penn, Adam Cambell, Jennifer Coolidge, Jayma Mays, Faune Chambers
EUA, 2007
Estreia: 22 de Março de 2007

21 março 2007

MÚSICA & LETRA



Alex Fletcher (HUGH GRANT) é uma antiga estrela da pop dos anos 80, reduzido a ter de trabalhar à custa da nostagia de alguns, em parques de diversões e feiras. O carismático e talentoso músico tem uma hipótese de regressar à fama quando a diva da pop actual, Cora Corman o convida a escrever e gravar um dueto com ela. Mas há um problema – Alex não compõe há anos, nunca escreveu letras de canções...e tem pouquíssimos dias para fazer ambas.
Surge então Sophie Fisher (DREW BARRYMORE), a rapariga que toma conta das plantas em casa de Alex.A habilidade de Sophie com as palavras parecem a última esperança do compositor desesperado.
Tendo acabado uma relação com o escritor Sloan Cates (CAMPBELL SCOTT), Sophie está relutante em ajudar quem quer que seja, especialmente alguém tão instável como Alex. No entanto, à medida que a química entre os dois começa a surgir, eles terão de enfrentar os seus receios – e compor uma canção – se quiserem triunfar e obter o amor e o sucesso que ambos merecem.
O filme conta ainda com a participação de Brad Garrett no papel do fiel agente de Alex, Chris Riley e Kristen Johnston no papel de Rhonda, irmã de Sophie e uma das maiores fãs de Alex. A estreante Haley Bennett desempenha o papel da jovem princesa da pop, Cora Corman.

Realização: Marc Lawrence
Com: Hugh Grant, Drew Barrymore, Brad Garrett, Kristen Johnston, Haley Bennett, Scott Porter.
EUA, 2007
Estreia: 22 De Março de 2007

NOME DE CÓDIGO LIMPEZA



Cedric the Entertainer, Lucy Liu e Nicollette Sheridan fazem equipa nesta acelerada comédia de acção.
Cedric the Entertainer é a estrela do filme, no papel de Jake, um tipo aparentemente banal, que acorda num quarto de hotel, com um galo na cabeça e ao lado de um cadáver e de uma mala com 250.000 dólares em notas.
Para agravar a situação, Jake não se lembra como foi ali parar nem de quem é. A bela e misteriosa Diane (Nicollette Sheridan) entra em cena, afirmando ser a sua esposa, levando-o para uma magnífica mansão que diz ser dele.
Quando Jake descobre que Diane está a tentar drogá-lo, para lhe sacar informações, consegue escapar, refugiando-se num restaurante, dando de caras com Gina (Lucy Liu), uma empregada que diz ser sua namorada.
Gina diz-lhe que ele é na realidade um técnico de manutenção de um fabricante de jogos de vídeo, mas Jake está convencido que é na verdade um agente da CIA sob disfarce com o nome de código "Limpeza" e vai fazer tudo para o provar.

Realização: Les Mayfield
Com: Cedric the Entertainer, Lucy Liu, Nicollette Sheridan, Mark Dacascos, Will Patton
EUA, 2007
Estreia: 22 de Março de 2007

18 março 2007

OS ANJOS EXTERMINADORES


OS ANJOS EXTERMINADORES

François, cineasta, prepara-se para filmar um policial.
Durante o casting de uma actriz para uma cena de nu, descobre o prazer que uma mulher experimenta na transgressão de pequenos prazeres proibidos eróticos.
Impulsionado pelo desejo de trazer qualquer coisa nova para o cinema, decide fazer um filme meio ficção meio realidade, filmando à volta do que se revela de forma inesperada um enigma e um tabu: as pequenas transgressões que dão prazer.
A sua procura no campo erótico confronta-o com questões de fundo, com as quais, qual Ícaro aproximando-se do sol, ele vai queimar as asas.

Realização: Jean-Claude Brisseau
Com: Frédéric Van Den Driessche, Maroussia Dubreuil, Lise Bellynck, Marie Allan
França, 2006
Estreia: 15 de março de 2007

FUR UM RETRATO IMAGINÁRIO DE DIANE ARBUS



Depois da estreia de "A Secretária", o filme revelação de Steven Shainberg, o realizador lança agora um arrebatador retrato imaginário da artista visionária Diane Arbus.
Semelhante a uma fotografia actual de Arbus que nos leva por mundos estranhos e desconhecidos, o filme explora a transformação de uma mulher tímida numa das mais poderosas e originais artistas mundiais.
Nicole Kidman (Vencedora de Óscar da Academia) interpreta o papel de Diane Arbus, uma esposa fiel e uma mãe devota cujo talento inato e obsessões sombrias estão profundamente em conflito com a vida convencional que leva em 1958, em Nova Iorque.
Robert Downey Jr. (Nomeado para Óscar da Academia) interpreta o papel de Lionel, o novo e enigmático vizinho de Diane que a ajuda no início do seu percurso a se tornar na artista que ela estava destinada a ser.

Inspirado na obra de Patricia Bosworth “Diane Arbus: A Biography”, “FUR” presta homenagem a uma brilhante e talentosa artista que desafiou as noções reconhecidas de beleza e fealdade, e que para sempre mudou a fotografia através das suas técnicas e conteúdos radicais.

Competentemente, Shainberg e a argumentista Erin Cressida criaram “FUR” não como um filme biográfico, mas como algo diferente, único e misterioso que combina aspectos reais da vida de Arbus com personagens inventadas e uma narrativa imaginária.
É uma nova forma de abordar cinematograficamente o retrato de uma pessoa historicamente importante e capta o verdadeiro dilema de uma dona de casa em 1958 dividida entre o amor pelo marido e filhos e a profunda necessidade de criar e explorar.
Brilhantemente representado por Kidman e Downey, esta é uma história sobre a auto-descoberta artística e uma aventura num mundo de fantasia que é igualmente emocionante, assustador e principalmente tocante.

Realização: Steven Shainberg
Com: Nicole Kidman, Robert Downey Jr., Ty Burrell
EUA, 2006
Estreia: 15 de Março de 2007

15 março 2007

SUÍCIDIO ENCOMENDADO

SUICÍDIO ENCOMENDADO

Imagine-se em casa... O telefone toca, tentam-lhe vender alguma coisa, são os chatos do costume... Só que desta vez, vendem-lhe um suicídio, o seu suicídio encomendado.
Foi o que aconteceu a Luís Tinoco, um jovem com cerca de trinta anos e que já tinha pensado em morrer. Trata-se de uma personagem carismática, com uma infância bizarra e que actualmente não consegue viver feliz.
Tinoco compra o seu próprio suicídio, preparado e elaborado de forma condizente com o motivo pelo qual deseja morrer : Amor.
Realização: Artur Serra Araújo
Com: João Fino, José Wallenstein, Neuza Teixeira, Eloy Monteiro, Luis Lucas, Ana Melo
Portugal, 2007

O VÉU PINTADO



Baseado no romance clássico de Somerset Maugham, “O Véu Pintado” é uma história de amor passada nos anos 20 que nos conta a história de um jovem casal britânico, Walter, um médico da classe média e Kitty, uma mulher da alta sociedade, que casam pelas razões erradas e se mudam para Xangai, onde ela se apaixona por um outro homem.
Quando Walter descobre que a mulher lhe é infiel, aceita, num acto de vingança, um lugar numa aldeia remota da China, devastada por uma mortífera epidemia, e leva-a consigo.
A sua viagem traz um novo significado à sua relação e à sua essência, num dos mais belos e remotos lugares ao cimo da Terra.

Realização: John Curran
Com: Naomi Watts, Edward Norton, Liev Schreiber, Toby Jones
China/EUA, 2006
Estreia: 15 de Março de 2007

14 março 2007

PEQUENAS FLORES VERMELHAS


PEQUENAS FLORES VERMELHAS

Qiang é um pequeno rebelde de 4 anos, com uns olhos luminosos e uma vontade precocemente indomável. Uma vez que os seus pais estão frequentemente ausentes, o pai de Qiang deixa-o num infantário residencial bem provido na Pequim pós-1949.
A vida no infantário aparenta ser divertida, feita de uma variedade de rituais animadamente radiosos e de jogos com o intuito de instruir estas crianças a serem bons membros da sociedade.
Mas não é fácil para Qiang adaptar-se a este tipo de vida, em grupo, cuidadosamente organizada, examinada minuciosamente ao minuto. Este individualista feroz em miniatura tenta conformar-se com o modelo imposto pelos professores. Embora continue a desejar o prémio que os outros estudantes ganham: as pequenas flores vermelhas oferecidas todos os dias como símbolo de bom comportamento, Qiang não ganha nenhuma flor pois nem sequer consegue vestir-se e nem brinca com as outras crianças. Ele ainda se atreve a responder mal à rígida Professora Li e ao Reitor Kong quando tentam impor alguma disciplina.
Gradualmente, o carisma e a fanfarronice dele começam a ganhar magnetismo perante os colegas: as pequenas dissimuladas rebeliões deles ganham força quando ele é bem sucedido em convencer todos que a Professora Li é um monstro disfarçado que come crianças. Quando a tentativa de captura da professora é frustrada, a resistência de Qiang desenvolve-se numa dimensão perturbadora e é forçosamente excluído pelos companheiros.
Será que ele irá render-se ao regime adulto imposto em volta dele, ou será que insistirá em crescer à maneira dele, e pelas regras dele?

Realização: Zhang Yuan
Com: Dong Bowen, Ning Yuanyuan
China/Itália, 2006
Estreia: 15 de Março de 2007

THE FOUNTAIN



Um Homem. Um Amor. Uma Busca. Um Destino. E se pudesse viver para sempre?
Esta é uma odisseia sobre a eterna luta de um homem para salvar a mulher que ama.
A jornada épica inicia-se na Espanha do século XVI, onde o conquistador Thomas (Hugh Jackman) começa a sua procura da Fonte da Juventude, a entidade mítica que se julga conceder vida eterna.
Como cientista do nosso tempo, Tommy Creo luta desesperadamente para encontrar a cura para o cancro que está a matar a sua amada esposa, Isabel (Rachel Weisz).
Viajando pelo espaço profundo como um astronauta do século XXVI, Tom começa a alcançar os mistérios que o consumiram durante um milénio.
As três histórias convergem numa única verdade quando o Thomas de todas as eras – guerreiro, cientista e explorador – se reconcilia com a vida, amor, morte e renascimento.

Realização: Darren Aronofsky
Com: Hugh Jackman, Rachel Weisz, Ellen Burstyn
EUA, 2006
Estreia:15 de Março de 2007

NORBIT



Como é que depois de uma nomeação para Melhor Actor Secundário Eddie Murphy dá um gigantesco atrás na sua carreira regressando a este tipo de papéis.

“O meu nome é Norbit Albert Rice, e eu era orfão…”
Assim começa a história de Norbit (Eddie Murphy), criado por Mr. Wong (Eddie Murphy) no Restaurante e Orfanato Wonton Dourado. Aí, Norbit encontra a sua alma gémea, a adorável Kate (Thandie Newton). Os dois tornam-se inseparáveis – pelo menos até Kate ser adoptada e deixar Norbit para prosseguir com a sua nova vida.
Um dia, Norbit um solitário, e facilmente intimidável, miúdo de nove anos é salvo no recreio da escola das ameaças de três "bullies" pela enorme Rasputia (Eddie Murphy), de dez anos e dona de um poderoso gancho de direita. À medida que Norbit e Rasputia crescem, casam-se e Norbit passa a fazer parte da família e da empresa da família da noiva e dos seus três "simpáticos" irmãos…

Realização: Brian Robbins
Com: Eddie Murphy, Thandie Newton, Cuba Gooding Jr.
EUA, 2007
Estreia: 15 de Março de 2007

13 março 2007

Vincent by Tim Burton

Burton, narrado por Price e inspirado em Poe, lindo!
Visto em http://citizenmary.blogspot.com/

11 março 2007

O BOM ALEMÃO

O BOM ALEMÃO

Em O BOM ALEMÃO encontramos de novo Steven Soderbergh no seu melhor, evocando o espirito dos antigos melodramas de guerra, tão populares no final da década de 40 do século passado. A excelente fotografia a preto e branco não só enquadra as imagens de arquivo com as cenas filmadas em estúdio como também confere um cliuma mais denso, muito próprio dos velho "film noir". Durante o filme são óbvias algumas piscadelas a clássicos imortais como CASABLANCA, a cena final da despedida no aeroporto é quase uma apropriação descarada do filme de Curtiz. Clooney quase passa por um Bogart ciníco que fecha os olhos a toda a miséria humana à sua volta para tentar reencontrar o seu amor perdido. Em ambos os filmes há o reencontrar de grandes paixões assombrados sempre pelo regresso do marido que é preocurado por toda a gente. Em O BOM ALEMÃO a evocação dos clássicos não se fica por aqui; é a grande interpretação de Cate Blanchet numa figura de mulher fatal, alembrar uma reincarnação de Dietrich em A FOREIGN AFFAIR de Billy Wilder, 1948, filme cuja acção também tem lugar nas devastadas ruas da Berlin do pós-guerra. Blanchet com a sua aparente frágil beleza encarna a figura de uma mulher fatal que intenta um perigoso jogo do gato e do rato entre os russos e os americanos para tentar fugir de Berlin onde receia ser perseguida pelo seu passado.


Berlim 1945.O correspondente de Guerra Jake Geismer (GEORGE CLOONEY) acabou de chegar para fazer a cobertura da Conferência de Paz de Potsdam, onde os líderes Aliados irão determinar o destino dos vencidos e de uma nova Europa recém libertada…e de caminho tentarem ficar com qualquer espólio de valor que tenha sobrado.
Não é a primeira visita de Jake a Berlim. Anteriormente, ele chefiou um escritório de correspondentes na cidade. E apaixonou-se. Mas tudo isso parece ter acontecido numa vida passada à medida que passa por toda a devastação durante a viagem até ao hotel na zona Americana.
O motorista de Jake, o Cabo Tully (TOBEY MAGUIRE), aparenta o charme habitual dos habitantes das pequenas cidades Americanas – um rapaz do Midwest, ansioso por agradar e de boa índole. Na realidade, é corrupto até ao tutano, pronto a negociar qualquer coisa ou qualquer pessoa desde que isso lhe proporcione lucro. Mas isso é habitual na Berlim do pós-guerra. Todos têm um segredo. Todos tentam obter o que precisam: dinheiro, poder, sobrevivência...ou apenas um modo de sair da cidade.
Os negócios de Tully no mercado negro não interessam a Jake, mas a sua namorada sim. Lena Brandt (CATE BLANCHETT) é a antiga paixão de Jake mas, de algum modo, ela também mudou e já não é o tipo de pessoa que ele conheceu. A guerra, as dificuldades do dia-a-dia na cidade em ruínas e os segredos que carrega transformaram-na para sempre.
Quando Tully acaba na zona Russa com 100.000 marcos no bolso e uma bala nas costas, Jake é empurrado para o mistério desta morte e para o mistério ainda maior que levou quer os Americanos, quer os Russos a fingirem que nada se passou.
Quanto mais avançam as suas investigações, mais ele se aproxima de Lena. Jake descobre ser impossível desenterrar a verdade num tempo e num lugar em que as pessoas ainda estão a recuperar dos horrores da guerra e desesperadas para salvar a sua humanidade à sombra da insuportável verdade sobre tudo o que fizeram para sobreviver.

Realização: Steve Soderbergh
Com: George Clooney, Cate Blanchett, Tobey Maguire
Fotografia: Preto e Branco
EUA, 2006
Estreia: 8 de Março de 2007

A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA



China, final da Dinastia Tang, século X.
Na véspera do Festival Chong Yang Festival, flores douradas enchem o Palácio Imperial.
O Imperador (Chow Yun Fat) regressa inesperadamente com o seu segundo filho, o Príncipe Jai (Jay Chou).
O pretexto é celebrar as festividades com a família, apesar da relação fria que mantém com a Imperatriz (Gong Li).
Há já vários anos que a Imperatriz e o Príncipe Coroado, Wan (Liu Ye), seu enteado, mantém, uma relação ilícita.
Sentindo-se prisioneiro, Wan sonha em escapar do palácio com a sua secreta apaixonada, Chan (Li Man), filha do médico imperial.
Enquanto isso, Jai, o filho fiel, cresce preocupado com a saúde da Imperatriz e a sua obsessão por crisântemos dourados…

“Curse of the Golden Flower é o meu terceiro filme de acção. Acredito firmemente que a história é o elemento mais importante de qualquer filme. A acção é apenas um meio para contar a história. É o fio condutor, através do qual as relações são reveladas e os conflitos resolvidos.”- Zhang Yimou

Realização: Zhang Yimou
Com: Chow Yun Fat, Gong Li, Jay Chou
Hong Kong/China, 2006
Estreia: 8 de Março de 2007

09 março 2007

A VIDA DE BEATRIX POTTER



A vida de Beatrix Potter é o mais encantador de todos os contos de fada.
Beatrix Potter foi o fenómeno literário do início do século XX.
Numa época em que a maioria das jovens da sua classe social aspiravam apenas a um bom casamento, Beatrix tornou-se uma figura icónica, remando calmamente, mas com grande força de vontade, contra a maré.
Ela criou uma série de livros e personagens tão amadas hoje em dia como o foram há cem anos atrás, e que, desde a sua primeira edição, nunca deixaram de ser publicados.
Ela foi também uma pintora premiada e – caso fosse homem – as suas ilustrações de botânica teriam certamente sido utilizadas pela Real Sociedade de Horticultura de Kew Gardens.
Mais ainda, aquando da sua morte em 1934, Beatrix Potter tinha adquirido vastas parcelas de Lake District que deixou ao então recém-criado fundo de preservação britânico, o National Trust.
Que tanto desta gloriosa paisagem campestre que a inspirou se mantenha, tal qual era nos dias de Beatrix Potter, para desfrute de todos nós, acaba por ser a sua dádiva à nação.
Esta é a sua história…

Realização: Chris Noonan
Com: Renée Zellweger, Ewan McGregor, Emily Watson
EUA/Reino Unido, 2006
Estreia: 8 de Março de 2007

PULSE



Com argumento de Wes Craven, um dos grandes gurus do cinema de terror, PULSE é um remake de um filme japonês que alerta para os possíveis perigos das novas tecnologias. Vejam o filme e nunca mais conseguirão olhar para o vosso PC da mesma forma.

Após o inexplicável suicídio de um jovem informático, Josh, a namorada, Mattie, perplexa, decide investigar o que terá acontecido. O comportamento do jovem parece ter sido induzido por um computador que, mesmo desligado, parecia continuar a funcionar.
À medida que Mattie e os amigos investigam o estranho suicídio, começam a ser assombrados por imagens bizarras que não conseguem explicar e as pessoas em seu redor começam a morrer de formas misteriosas.
Todos os dias as telecomunicações evoluem. Termos como banda-larga, wi-fi e wireless entram no vocabulário diário. Quantidades massivas de informação viajam pelo ar. Mas à medida que exploramos novas frequências, podemos estar a abrir portas que nem sequer sonhávamos existir.
Realização: Jim Sonzero
Com: Kristen Bell, Ian Somerhalder, Christina Milian, Rick Gonzalez, Samm Levine, Ron Rifkin.
EUA, 2006
Estreia: 8 de Março de 2007

GHOST RIDER

GHOST RIDER

Sinceramente, como é que o Nicholas Cage e o Peter Fonda se foram meter nisto, "não havia nechechidade zzzzzz!"

Da Marvel Comics, criadores do Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e X-Men, chega-nos um novo tipo de herói...Ghost Rider.
Há muito tempo, Johnny Blaze (Nicolas Cage), famoso pelas suas proezas em cima de uma mota, vendeu a alma ao diabo para proteger aqueles a quem mais amava: o seu pai e Roxanne (Eva Mendes), sua namorada dos tempos de infância.
Agora, o diabo veio buscar o que é seu.
Durante o dia, Johnny é um acrobata sem medo...mas à noite, na presença do mal, ele torna-se o Ghost Rider, um implacável caçador de demónios fugitivos a soldo do senhor das trevas.Mas Johnny está decidido a enfrentar o seu destino e a usar os seus poderes e a maldição que o persegue para defender os inocentes.

Realização: Mark Steven Johnson
Com: Nicolas Cage, Eva Mendes, Peter Fonda
EUA, 2007
Estreia: 8 de Março de 2007

BRAVA DANÇA


BRAVA DANÇA

A partir da história do grupo Heróis do Mar, o filme de Jorge Pereirinha Pires e José Francisco Pinheiro propõe-se analisar o confronto entre as imagens de um Portugal antigo e de um Portugal moderno.
Um romance de fim de século. A música, a política, a sociedade. E livros, cinema.Um sentir comum. O Teatro.
O punk. Despertar a imaginação das massas. A imagem que o país fazia (e faz) de si mesmo. Lisboa, África, Europa, Ásia. Os horizontes de um outro país: as ideias, os ideais.
Um grupo rock, no verdadeiro sentido do termo. Uma dança no tempo. Brava.
Rodado em Lisboa e Londres 2001-2005.

Realização: Jorge Pereirinha Pires e José Francisco Pinheiro
Género: Documentário
Portugal, 2006
80 min
Estreia: 8 de Março de 2006

05 março 2007

Precious Images

A história do cinema, as imagens que fazem os nossos sonhos.

04 março 2007

O LABIRINTO DO FAUNO


A inocência tem um poder que o mal não imagina


Espanha, 1944. Oficialmente, a Guerra Civil já terminou há cinco anos, mas um pequeno grupo de rebeldes continua a lutar, invencível, no norte montanhoso de Navarra.
Ofélia, uma sonhadora com 10 anos, muda-se para Navarra com a sua mãe, grávida e frágil, para conhecer pessoalmente o seu novo padrasto, Capitão Vidal, um oficial fascista com ordens para eliminar os rebeldes do território remoto.
Capitão Vidal instala-se numa velha fábrica. Arrogante e intimidador, não faz qualquer esforço para se aproximar da enteada. Sozinha, a criança, em busca de companhia, recorre a Mercedes, uma jovem cozinheira que trabalha para as tropas de Vidal.
Ofélia, fascinada por contos de fadas, descobre um grandioso labirinto a desmoronar-se atrás da fábrica.No centro do labirinto ela conhece Pan, um velho brincalhão que diz saber a verdadeira identidade e o destino secreto de Ofélia. Ela é uma princesa, a filha desaparecida do Rei das Fadas. Pan oferece-lhe a oportunidade de voltar ao subterrâneo e governar o reino mágico do pai. Mas primeiro, ela deve executar três tarefas antes da lua cheia.
Ninguém pode saber, nem mesmo a mãe doente, nem mesmo a sua nova amiga, Mercedes. E certamente nem o Capitão Vidal que ameaça mandá-la embora.
O tempo está a esgotar-se para a Ofélia e para os rebeldes. Todos terão que combater a crueldade para obterem a liberdade. Mas em quem se pode confiar em tempo de mentiras e perigo?
Estará Pan a contar a verdade? E se não, quem estará?

Realização: Guillermo del Toro
Com: Ariadna Gil, Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú, Doug Jones
México/Espanha/R.Unido, 2006
Estreia: 1 de Março de 2007

03 março 2007

Apocalypse Now - Helicopter Attack- Kilgore

Toda a loucura e a desumanização da guerra estão neste filme. Uma das obras primas do cinema ao som de Wagner.