31 outubro 2007

CORRUPÇÃO


CORRUPÇÃO


Num país, Portugal, uma rede de corrupção que envolve a classe política e autárquica, opera a partir do território inexpugnável do futebol.

Sofia é uma jovem mãe solteira que divide o seu tempo entre dois empregos que a ajudam a si e às suas duas filhas a sobreviver.
De tarde num supermercado, à noite num bar de alterne frequentado por figuras chave do universo corrupto do país: dirigentes de futebol, autarcas, até mesmo policias e juízes.

Numa noite, Sofia recebe uma proposta de um inspector da Polícia Judiciária, Luís, que reconhece nela uma certa classe, charme e inteligência que a destacam de todas as outras mulheres que habitualmente se encontram nesses locais.
A proposta é simples e perigosa: Sofia deve dar-se a conhecer a um dirigente de um clube desportivo da primeira liga, seduzi-lo, conhecer os seus segredos…

A princípio receosa, Sofia acaba por travar conhecimento com o dirigente desportivo conhecido apenas como “O Presidente”, cuja afectuosidade e promessa de uma vida melhor a acaba por seduzir.
Sem motivos para temer este homem poderoso e igualmente carinhoso que lhe transformou a vida, Sofia põe em causa o que Luís lhe disse sobre os negócios obscuros do seu actual namorado e evita o polícia.

Entretanto o cerco policial sobre o Presidente continua, o que leva este a tomar certas medidas para circunscrever a situação. Uma delas é manter Sofia afastada de qualquer informação que possa ouvir e repetir.
Sofia começa a sentir-se deixada de lado, é colocada sob controlo através de drogas que a deixam deprimida e apática. Começa a sentir-se aprisionada e a temer pela sua vida e a das suas filhas.

Finalmente num momento de lucidez acaba por enfrentar o Presidente e os seus capangas que a agridem e expulsam de casa.
Vai ter com o Inspector Luís e mostra-se pronta para revelar tudo o que sabe.
Mas a verdade tem um preço muito alto.

Realização: Utopia Filmes
Com: Nicolau Breyner, Margarida Vila-Nova, António Pedro Cerdeira, Alexandra Lencastre, João Cabral, João Catarré, João Lagarto, Jorge Schnitzer, Miguel Guilherme, Paula Guedes, Paula Lobo Antunes, Rita Blanco, Rui Morrison, Ruy de Carvalho, Suzana Borges, Virgílio Castelo
Portugal, 2007
Estreia: 1 de Novembro de 2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Margarida Vila- Nova = Bellisima