29 agosto 2008

A ILHA DE NIM



A ILHA DE NIM

Sê o herói da tua própria aventura.

"Caro Alex Rover, o meu pai desapareceu no mar e a minha ilha está a ser invadida. Preciso da tua ajuda!"

Tudo pode acontecer na ILHA DE NIM, um local onde tudo é livre e selvagem, especialmente a imaginação.

Aqui, uma jovem e determinada rapariga, chamada Nim (ABIGAIL BRESLIN), rodeada pelos seus exóticos amigos animais, e inspirada por lendas e livros, leva uma fantástica existência tropical a qual reflecte a do seu ídolo literário favorito: Alex Rover, o maior aventureiro do mundo.

Nim idolatra Rover, de modo que quando o seu pai (Gerard Butler), um cientista, e a ilha secreta para a qual ele trouxe Nim subitamente ficam debaixo de perigo, ela pede auxílio além-mar ao criador do seu herói.

Mas o que Nim não sabe é que o aclamado autor dos livros de Rover é, na verdade, Alexandra Rover (JODIE FOSTER), uma tímida escritora confinada ao seu grande apartamento citadino.

Agora, à medida que Alexandra nervosamente se aventura pelo mundo fora até à ilha, Nim enfrenta o maior desafio da sua excitante jovem vida: juntas elas terão de descobrir coragem e inspiração na ficcional personagem que é Alex Rover bem como encontrar forças uma na outra e assim reconquistar a ilha de Nim.


Realização: Jennifer Flackett e Mark Levin
Com: Abigail Breslin, Jodie Foster, Gerard Butler, Michael Carman
EUA, 2008
96 min
Data de estreia: 28 de Agosto de 2008

TERRA DE BRAVOS


TERRA DE BRAVOS

Quatro soldados sofrem para se reajustar à vida em casa depois de voltarem de uma longa missão no Iraque.

Um dia depois de receberem a confirmação de que daqui a duas semanas irão regressar a casa, um grupo de soldados de Spokane são emboscados numa cidade iraquiana.

De volta aos Estados Unidos, seguimos os destinos de quatro deles – um cirurgião que viu demasiado, uma professora que é mãe solteira e que perdeu uma mão numa emboscada, um homem da infantaria cujo melhor amigo morreu naquele dia, e um soldado que continua a reviver o momento em que matou uma mulher.

Cada um deles chegou a casa mudado e sentem-se deslocados.

Terapia de grupo, gestos de simpatia da parte dos familiares e colegas, bem como flashbacks regulares mantêm a guerra no centro das suas mentes.

Estão irritados, sensíveis e temperamentais: será que um soldado pode encontrar paz em sua casa?

Realização: Irwin Winkler
Com: Samuel L. Jackson, Jessica Biel, Brian Presley, Curtis "50 Cent" Jackson, Christina Ricci, Chad Michael Murray
EUA, 2006
115 min
Data de estreia: 28 de Agosto de 2008

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - 3D


VIAGEM AOCENTRO DA TERRA - 3D

Uma variação moderna do clássico de Jules Verne.
O primeiro filme de imagem real a ser filmado em Digital 3D.

Na aventura para toda a família, «Viagem ao Centro da Terra – 3D», três exploradores mergulham num estranho mundo novo, por debaixo da superfície da Terra, onde embarcam numa incrível viagem e descobrem locais aterradores, no meio dos maiores perigos.

Durante uma expedição científica à Islândia, o visionário cientista Trevor Anderson (Brendan Fraser), o seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a bela guia local, Hannah (Anita Briem), vêem-se inesperadamente presos numa gruta, de onde a única saída é na direcção das entranhas da Terra.

Viajando por mundos nunca vistos, o trio depara-se com criaturas surreais e inimagináveis, incluindo plantas que comem pessoas, piranhas voadoras gigantes, pássaros incandescentes e terríveis dinossauros do passado.
Os expedicionários chegam depressa à conclusão de que como a actividade vulcânica à sua volta está a aumentar, têm de encontrar um caminho de volta para a superfície da Terra antes que seja tarde demais…

Realização: Eric Brevig
Com: Brendan Fraser, Josh Hutcherson, Anita Briem, Seth Meyers
EUA, 2008
92 min
Data de estreia: 28 de Agosto de 2008

STAR WARS: A GUERRA DOS CLONES


STAR WARS: A GUERRA DOS CLONES

A saga Star Wars assume um novo e deslumbrante visual no primeiro filme animado de sempre da Lucasfilm Animation – «STAR WARS: A GUERRA DOS CLONES».

A galáxia está a ser consumida pela Guerra dos Clones, uma enorme guerra civil que tem como rivais os terríveis Separatists e os seus exércitos de droids contra a República e os seus protectores Jedi.

Para ganhar vantagem neste conflito, o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker e a sua aluna Padawan, Ahsoka Tano, são enviados numa missão com consequências de longo alcance, e que irá proporcionar um encontro com o famigerado criminoso lorde Jabba the Hutt.

Cientes dos perigos que os esperam em Tatooine, Anakin e Ahsoka são também perseguidos pelo Conde Dooku e os seus agentes sinistros - incluindo o misterioso Asajj Ventress - que vão fazer tudo para garantir que os Jedi são derrotados.

Entretanto, na linha de frente, Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda lideram os clones, de modo a resistirem às forças do lado negro...

Realização: Dave Filoni
Vozes: Matt Lanter, Christopher Lee, Ashley Eckstein, James Arnold Taylor, Tom Kane, Ian Abercrombie, Catherine Taber, Samuel L. Jackson
Distribuição: Columbia TriStar Warner
EUA/Singapura, 2008
98 min
Data de estreia: 28 de Agosto de 2008

BABYLON A.D.


BABYLON A.D.

Toorop (Vin Diesel) travou inúmeras batalhas e sobreviveu às muitas guerras que, logo após o início do século XXI, devastaram o mundo.

Gosrky (Gérard Depardieu), um membro da máfia que reina sobre a Europa de Leste, confia a este mercenário uma delicada missão: acompanhar, numa viagem desde a Rússia até Nova Iorque, uma misteriosa rapariga chamada Aurora (Mélanie Thierry), juntamente com a sua tutora, Irmã Rebecca (Michelle Yeoh) e colocá-la nas mãos de uma poderosa ordem religiosa…

Realização: Mathieu Kassovitz
Com: Vin Diesel, Michelle Yeoh, Mélanie Thierry, Gérard Depardieu, Charlotte Rampling, Lambert Wilson, Mark Strong, Jérôme Le Banner
EUA/França, 2008
101 min
Data de estreia: 28 de Agosto de 2008

22 agosto 2008

AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO


AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO

No coração de Portugal, serrano, o mês de Agosto multiplica os populares e as actividades.

Regressam à terra, lançam foguetes, controlam fogos, cantam karaoke, atiram-se da ponte, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos.

Se o realizador e a equipa do filme tivessem ido directamente ao assunto, resistindo aos bailaricos, reduzir-se-ia a sinopse: «Aquele Querido Mês de Agosto acompanha as relações sentimentais entre pai, filha e o primo desta, músicos numa banda de baile».
Amor e música, portanto.

«AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO» foi filmado durante os verões de 2006 e 2007, em concelhos da região centro: Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital e Tábua.

O filme conta no seu elenco com os actores não profissionais e naturais dos locais onde se desenrola a acção: Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Andreia Santos, Armando Nunes, Manuel Soares.

Realização: Miguel Gomes
Com: Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho, Andreia Santos, Armando Nunes, Manuel Soares, Emmanuelle Fèvre, Paulo Moleiro, Luís Marante
Portugal, 2008
145 min
Data de estreia: 21 de Agosto de 2008

19 agosto 2008

HELLBOYII: O EXÉRCITO DOURADO


HELLBOYII: O EXÉRCITO DOURADO

Com uma imagem de marca que mistura humor, acção e personagens espectaculares, a saga do mais duro herói e fã de gatos, vindo do inferno, continua em «HellBoy II: O Exército Dourado».

Mais músculo, armas maiores e vilões mais diabólicos, são os ingredientes introduzidos numa visão épica e cheia de imaginação do realizador visionário nomeado para os Óscares, Guillermo del Toro («O Labirinto do Fauno», «Hellboy»).

Após a quebra das antigas tréguas entre a humanidade e o reino invisível do fantástico, o inferno está prestes a subir à terra.
É agora altura para o mais duro e bruto dos super heróis lutar contra o mais implacável ditador e seus seguidores.

Ele pode ser encarnado, ter chifres e ser incompreendido, mas quando é preciso um trabalho bem feito, é altura para chamar HellBoy (Ron Pearlman)!

Realização: Guillermo del Toro
Com: Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones, James Dodd, John Alexander, Luke Goss, Thomas Kretschmann, John Hurt, Jeffrey Tambor
EUA/Alemanha, 2008
120 min
Data de estreia: 21 de Agosto de 2008

SUPERHERO - UM ESTRONDO DE FILME


SUPERHERO MOVIE - UM ESTRONDO DE FILME

Conheça Rick Riker.
Ele é jovem, simpático, divertido e tem super-poderes.

Agora, se ao menos os soubesse utilizar…mas o mundo está em perigo e ninguém está a salvo quando Zucker e o gang – encabeçado pelo hilariante elenco de Drake Bell, Leslie Nielsen, Tracy Morgan, Pamela Anderson, Regina Hall e muitos outros – fazem pontaria a alguns dos maiores sucessos de bilheteira do nosso tempo incluindo O Homem-Aranha, Batman, X-Men, e Quarteto Fantástico, entre muitos outros.

Realização: Craig Mazin
Com: Drake Bell, Sara Paxton, Christopher Macdonald, Leslie Nielsen, Kevin Hart, Marion Ross, Tracy Morgan, Pamela Anderson, Regina Hall
EUA, 2008
85 min
Data de estreia: 21 de Agosto de 2008

15 agosto 2008

WALL.E


WALL.E

Após centenas de anos sozinho a fazer o que foi programado para fazer, WALL•E. (abreviatura para Waste Allocation Load Lifter Earth-Class) descobre um sentido na sua existência (para além de recolher desperdícios) quando conhece uma atraente robô chamada EVE.

EVE apercebe-se que WALL•E tropeçou, sem saber, na resolução para o futuro da Terra, e corre de volta ao espaço para contar as suas descobertas aos humanos (que têm estado ansiosamente a aguardar por notícias que digam que é finalmente seguro voltar para casa).

Entretanto, WALL•E persegue EVE pela galáxia numa das mais divertidas e criativas comédias de aventura alguma vez criadas para o grande ecrã.

Junto a WALL•E na sua fantástica jornada, por um universo futurista nunca antes imaginado, está um conjunto de personagens hilariantes que inclui uma barata de estimação e uma equipa de robôs avariados e inadaptados.

Cheio de surpresas, acção, humor, sensibilidade e emoção, «WALL•E» foi escrito e realizado por Andrew Stanton, produzido por Jim Morris e co-produzido por Lindsey Collins contendo uma inovadora mistura de som do galardoado pela Academia, Ben Burtt («Guerra das Estrelas», «Indiana Jones» e «E.T. O Extraterrestre»).

Realização: Andrew Stanton

Vozes V.O.: Fred Willard, Jeff Garlin, Ben Burtt, Elissa Knight
V.P.: Carlos Freixo, Carla Garcia, João de Carvalho, José Nobre, Mário Bomba, Mário Redondo, Paula Fonseca, Luísa Salgueiro (V.P.)
EUA, 2008
97 min
Data de estreia: 14 de Agosto de 2008

10 agosto 2008

FICHEIROS SECRETOS: QUERO ACREDITAR


FICHEIROS SECRETOS: QUERO ACREDITAR

Esta é uma história isolada seguindo a tradição de alguns dos episódios mais aclamados e preferidos da série e leva a relação complicada entre Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) para direcções inesperadas.

Mulder continua a sua inabalável missão pela procura da verdade e Scully, a cientista feroz e arrebatadoramente inteligente, mantém-se inexplicavelmente presa às buscas de Mulder.

A verdade anda por aí. Outra vez.

Realização: Chris Carter
Com: David Duchovny, Gillian Anderson, Amanda Peet, Billy Connolly, Callum Keith Rennie, Xzibit, Adam Godley
EUA/Canadá, 2008
104 min
Data de estreia: 7 de Agosto de 2008

O ESTADO MAIS QUENTE


O ESTADO MAIS QUENTE

Dias antes do seu 21º aniversário, William (Mark Webber), um actor, conhece e rapidamente se apaixona perdidamente por Sara (Catalina Sandino Moreno, que já foi nomeada para um Óscar), uma sedutora contudo evasiva cantora/compositora.
O filme segue William desde um apartamento no Lower East Side, um quarto de hotel no México e um fim-de-semana de neve no Connecticut até um sufocante regresso a casa no estado mais quente de todos – o Texas – sempre à procura de Sara.

A sua teimosa e doce busca para encontrar alguém que o ame tanto como ele a ama pode não levar à felicidade, mas de certeza que leva à descoberta da maturidade.

Adaptado por Ethan Hawke do seu próprio romance homónimo, «The Hottest State» é um romance agridoce que emana a alegria, a dor, os picos eróticos e as quedas emocionais do primeiro amor e uma banda sonora com interpretações de Bright Eyes, Cat Power, Feist e Norah Jones.

Realização: Ethan Hawke
Com: Mark Webber, Catalina Sandino Moreno, Michelle Williams, Laura Linney, Cherami Leigh, Ethan Hawke, Sónia Braga
EUA, 2006
117 min
Data de estreia: 7 de Agosto de 2008

GET SMART - OLHO VIVO


GET SMART - OLHO VIVO

Na mais recente comédia de acção «Get Smart – Olho Vivo», Maxwell Smart (Steve Carell) tem como missão contrariar a última tentativa de dominação mundial, levada a cabo pelo sindicato do crime conhecido como KAOS.

Quando a sede da agência de espiões dos E.U.A., Control, é atacada e as identidades dos seus agentes comprometidas, o Chefe (Alan Arkin) não tem escolha a não ser promover o seu analista ansioso, Maxwell Smart, que sempre sonhou em trabalhar no campo ao lado do famoso Agente 23 (Dwayne "The Rock" Johnson).

No entanto, Smart vai ser parceiro do único outro agente cuja identidade não foi comprometida: a encantadora mas letal veterana Agente 99 (Anne Hathaway).

Cada vez mais próximos da KAOS, Smart e 99 descobrem que o colaborador Siegfried (Terence Stamp) e o seu assistente Shtarker (Kenneth Davitian) estão a planear ganhar dinheiro com a sua rede de terror.

Com a sua pouca experiência de campo, Smart – armado apenas com alguns spy-tech gadgets e seu entusiasmo desenfreado – tem de derrotar a KAOS se quiser salvar o dia.

Realização: Peter Segal
Com: Steve Carell, Anne Hathaway, Dwayne Johnson, Alan Arkin, Terence Stamp, Terry Crews, James Caan, Bill Murray
EUA, 2008
110 min
Data de estreia: 7 de Agosto de 2008

02 agosto 2008

BAILE DE OUTONO

BAILE DE OUTONO

«Autumn Ball» é um filme estónio acerca de seis habitantes que vivem em blocos de apartamentos da era soviética, cujas vidas se tocam e que estão unidos por um sentimento de solidão.
O jovem escritor, Mati, espreita pela a janela da casa da sua ex-mulher e, sem sucesso, tenta aproximar-se de outras mulheres.
August Kask é um barbeiro que vive uma vida cinzenta e que se aproxima de uma menina, mas a sua aproximação é erradamente tomada como pedofilia.
A mãe solteira, Laura, vê uma telenovela estúpida na televisão e afasta de si os homens porque não consegue confiar neles.
Maurer, o arquitecto, pensa no bem-estar da humanidade, mas esquece-se da sua própria mulher que, por sua vez, procura consolo em Theo, o empregado do bengaleiro.
As mulheres gostam de Theo, mas devido ao seu baixo estrato social, não o levam a sério.

Gentilmente estilizado e indiferente, o mundo de «Baile de Outono» avança firmemente na direcção do Inverno e não nos dará resposta alguma a estas questões.
O que este mundo pode demonstrar é a possibilidade de riso ainda assim, num local onde a esperança há muito que se tornou num bem escasso.

Realização: Veiko Õunpuu
Com: Rain Tolk, Tavi Eelma, Sulevi Peltola, Tina Tauuraite, Juhan Ulfsak, Maarja Jakobson, Mirtel Pohla
Estónia, 2007
123 min
Data de estreia: 24 de Julho de 2008

MÚMIA - TÚMULO DO DRAGÃO IMPERADOR


MÚMIA - O TÚMULO DO DRAGÃO IMPERADOR

O blockbuster «A MÚMIA» sofre uma reviravolta quando a acção é transferida para a Ásia no mais recente capítulo desta série de aventuras: «A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão».

O explorador Rick O’Connell (Brendan Fraser) regressa para combater o ressuscitado Imperador Han (Jet Li), num épico que abarca desde as catacumbas da antiga China até aos gélidos Himalaias.

Rick é acompanhado nesta nova aventura pelo filho Alex (Luke Ford), a esposa Evelyn (Maria Bello) e irmão desta, Jonathan (John Hannah).

Desta vez os O’Connell terão de impedir uma múmia com 2000 anos de lançar uma maldição sobre o mundo e colocá-lo, de modo impiedoso, à sua cruel mercê.

Realização: Rob Cohen
Com: Brendan Fraser, Jet Li, Maria Bello, Luke Ford, Michelle Yeoh, John Hannah, Russel Wong, Isabella Leong, Anthony Wong Chau-Sang, Albert Kwan, Tian Liang
EUA, 2008
114 min
Data de estreia: 31 de Julho de 2008

CAPÍTULO 27


Capítulo 27

A música de John Lennon e a escrita de J.D. Salinger sempre tiveram um enorme efeito sobre mim. Ambos lidam com coisas complexas como os sofrimentos do amor ou os problemas do crescimento com uma abertura e uma precisão que reconheci em mim mesmo e me deixou menos só. Eles foram, e ainda são, amigos chegados e guias. Imagino que não sou o único. Nunca consegui perceber como é que alguém que ouviu as mesmas canções e leu os mesmos livros fosse também capaz de querer matar. Este filme é sobre essa pessoa. Jarrett Schaefer
Foi um encontro com o destino que estará para sempre ligado à história trágica da cena musical.
A 8 de Dezembro de 1980, o solitário Mark Chapman disparou cinco vezes contra John Lennon, à porta do The Dakota, o apartamento de Nova Iorque que Lennon partilhava com a esposa Yoko Ono e o filho Sean.

Porque razão o fez?
O que levou este homem casado, aparentemente normal, a assassinar a lenda da música e ícone do movimento da paz e amor dos anos 60?

No fim-de-semana anterior à tragédia, o estado mental em deterioração de Chapman sucumbiu a exageradas fantasias sobre a sua própria vida mundana e o seu comportamento cada vez mais estranho afastou os fãs reunidos à porta do The Dakota.
Mas é a sua ligação ao romance clássico “The Catcher in the Rye” que o faz finalmente perder a noção da realidade e cometer o infame crime que continua a chocar o mundo.

Realização: Jarrett Schaefer (J.P. Schaefer)
Com: Jared Leto, Judah Friedlander, Lindsay Lohan, Mark Lindsay Chapman, Mariko Takai
EUA/Canadá, 2007
100 min
Data de estreia: 31 de Julho de 2008