27 julho 2006
BRISA DE MUDANÇA
BRISA DE MUDANÇA
Irlanda, 1920, trabalhadores rurais e da cidade juntam-se para combater as tropas de elite inglesas enviadas para arrasar as tentativas de independência irlandesa.
A força e a vontade de liberdade levam a obstinada guerrilha a rechaçar os as tropas inglesas e a assinar um acordo de cessar fogo. Mas depois da vitória estala a guerra civil, famíliares e amigos que lutaram juntos estão agora em diferentes lados das barricadas.
Realização: Ken Loach
Com: Cillian Murphy, Liam Cunningham, Padraic Delaney, Gerard Kearney, William Ruane
Irlanda/Espanha/Itália/Alem/R.Unido, 2006
HÁ DIAS DE AZAR
Uma chuva de estrelas para um excelente filme de acção, cheio de enganos e peripécias.
Slevin (Josh Hartnett) vive numa onda de azar, descobre que a namorada o engana, o seu bilhete de identidade foi roubado e está prestes a ficar sem casa.
Decide fugir ao azar, abandonando Los Angels em direcção a Nova Iorque onde vai morar no apartamento de um amigo, Nick Fisher(Sam Jaeger), porém o azar foi atrás dele.
No submundo do crime em Nova Iorque há dois chefges do crime temidos em toda a cidade; O "Rabi" (Ben Kingsley) e o "Chefe"(Morgan Freeman), ambos se odeiam e quando o filho do "Chefe" é assassinado, este planeia a sua vingança na forma do assassínio do filho do "Rabi". No entanto ele deve afastar as suspeitas sobre si, pois se isso viesse a acontecer poderia despoletar uma terrível guerra na cidade.
Para resolver o problema, o Chefe contrata o infame assassino Goodkat (BRUCE WILLIS), cujo plano é simples: encontrar um jogador que deva uma carrada de dinheiro ao Chefe e forçá-lo a matar o filho do Rabino. O seu alvo? Nick Fisher, ou seja, o azarado Slevin que vai ser tomado pelo seu amigo.
Realização: Paul McGuigan
Com: Josh Hartnett, Bruce Willis, Lucy Liu, Morgan Freeman, Ben Kingsley
EUA, 2006
A CASA DO LAGO
«COMO PODEMOS AMAR ALGUÉM QUE NUNCA CONHECEMOS?»
Um dos grandes filmes da semana, marca o reencontro de Keanu Reeves com Sandra Bullock, depois de SPEED.
Bullock é a Dra. Kate Forester que deixa a sua bela casa junto a um lago para ir trabalhar para um movimentado hospital de Chicago. Ao sair deixa uma carta ao novo inquilino; Alex Wyler um talentoso, mas frustrado arquitecto. Ao trocarem cartas descobrem que ambos vivem o mesmo dia mas com dois anos de diferença. O tempo vai passando e com a troca de correspondência vai nascendo uma forte paixão. Os dois resolvem quebrar a barreira temporal que os separa, será que vão conseguir se encontrar e resolver o mistério das suas vidas?
Realização: Alejandro Agresti
Actores: Keanu Reeves, Sandra Bullock, Christopher Plummer
EUA, 2006
CANDY
Com CANDY, entramos nos melhores filmes desta semana.
É um filme, antes de mais sobre o amor. Candy (Abbie Cornish) é uma jovem artista, Dan (Heath Ledger) é um poeta. Ambos têm em comum; além de uma grande paixão, o consumo de heroína. À medida que o vício aumenta vão-se alienando do resto do mundo, vivendo apenas para o vício e para o amor. A situação é cada vez pior, será que vão conseguir resistir, será que amor deles vai triunfar perante as dificuldades?
Realização: Neil Armfield
Com: Abbie Cornish, Heath Ledger, Geoffrey Rush
Austrália, 2006
STAY ALIVE
Um grupo de adolescentes tenta evitar ser chacinado; é o maior cliché dos filmes de terror. A única coisa que muda de filme para filme é a maneira como eles morrem. Eu adoro filmes de terror, mas confesso que há muitos que já enjoam de tanto serem parecidos uns com os outros.
Desta vez os jovens estão na posse de um jogo de vídeo, onde o objectivo é a sobrevivência. Então eles começam a morrer exactamente da mesma maneira como no jogo.
Realização: William Brent Bell
Com: Jon Foster, Samaire Armstrong, Frankie Muniz, Jimmi Simpson
EUA, 2006
UM DETECTIVE EM APUROS/ QUE SORTE A MINHA!
Uma adaptação da banda desenhada de Pétillon, que narra as aventuras do detective Jack Palmer. Não sei se "L'enquete Corse" tem uma edição portuguesa, duvido muito, mas ainda deve andar por aí "O Pequinês" outro episódio desta série que creio ser o único editado em Portugal.
O filme fica aquém da BD, mas ainda assim dá para proporcionar algumas boas gargalhadas.
Jack Palmer (Christian Clavier) é um detective incumbido de encontrar Ange Leoni (Jean Reno), para lhe dar um título de propriedades. Para Palmer parece ser uma missão fácil, o pior é que Leoni é um dos principais líderes independentistas da Córsega e é perseguido por várias polícias.
Realização: Alain Berbérian
Actores: Christian Clavier, Jean Reno, Caterina Murino, Didier Flamand
França, 2004
QUE SORTE A MINHA
A habitual comédia romântica da semana.
Ela é a mulher mais sortuda do mundo, ele é o homem mais azarado do mundo. Como será um encontro entre ambos?
Realização: Donald Petrie
Com: Lindsay Lohan, Chris Pine
EUA, 2006
23 julho 2006
THE ART OF AMÁLIA
Não é preciso ser-se fã da Amália, ou mesmo amante de fado, para se apreciar este excelente documentário de Bruno Almeida sobre a Diva. Já falei aqui de Bruno Almeida a propósito de THE COLLECTION e dos documentários sobre os Ena Pá 2000, é um realizador nascido em Portugal mas que vive e trabalha em Nova Iorque.
Realização: Bruno de Almeida
Com: Amália Rodrigues, imagens de arquivo
Joaquim de Almeida - Narrador da versão portuguesa
Maria de Medeiros - Narradora da versão francesa
John Ventimiglia - Narrador da versão inglesa, que ainda conta com uma introdução de David Byrne, antigo vocalista dos Talking Heads e guru da world music.
21 julho 2006
JOHN WAYNE, O COWBOY IMORTAL
John Waine, o cowboy imortal, um pequeno ciclo do Canal Lusomundo Gallery que acaba hoje com o filme A VELHA RAPOSA. Waine é o Marshall Reuben J. 'Rooster' Cogburn, um velho "lawman" famoso por ter o dedo leve no gatilho e gostar da pinga. Mattie Ross (Kim Darby) é uma jovem, ainda adolescente que tenta convencer o velho marshall a perseguir o assassino do pai. Foi com este filme que Waine conquistou o único Oscar da sua carreira. Waine regressaria a esta personagem no penúltimo filme da sua carreira o filme chama-se O SHERIFF, ROOSTER COGBURN no original e o actor contracena com a magnífica Katharine Hepburn.
Títulos do ciclo John Waine Cowboy imortal:
HONDO 1953
Realização: John Farrow
Actores: John Waine e Geraldine Paige
HATARI - 1962
Realização: Howard Hawks
Actores: John Waine, Hardy Krüger e Red Buttons
MCLINTOCK O MAGNÍFICO 1963
Realização: Andrew V. McLaglen
Actores: John Waine e Maureen O'Hara
Um filme divertidíssimo, com uma das mais hilariantes cenas de pancadaria que já vi.
OS QUATRO FILHOS DE KATIE ELDER 1965
Realização: Henry Hathaway
Actores: John Waine, Dean Martin, George Kennedy e Dennis Hopper
A VELHA RAPOSA 1969
Realização: Henry Hathaway
Actores: John Waine, Glen Campbell, Kim Darby, robert Duvall, Dennis Hopper e Strother Martin
19 julho 2006
FESTIVAL DE CURTAS DE VILA DO CONDE
Já terminou a edição deste ano do Festival de Curtas de Vila do Conde. Segundo os números foi a melhor edição de sempre do festival. RAPACE de João Nicolau foi um dos grandes vencedores com o Prémio Cidade de Vila do Conde.
Vejam aqui todos os premiados do festival
18 julho 2006
PIRATAS DAS CARAÍBAS: O COFRE DO HOMEM MORTO
PIRATAS DAS CARAÍBAS: O COFRE DO HOMEM MORTO
DEAD MANS CHEST
E eis que chega finalmente um dos mais aguardados filmes do ano, a sequela de OS PIRATAS DAS CARAÍBAS.
O Capitão Jack Sparrow (Johnny Deep) tem uma grave divida para com Davi Jones e o seu exército de piratas-fantasma. Agora ele tem que arranjar maneira de se livrar da dívida para evitar se transformar num deles.
Realização: Gore Verbinski
Com: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Stellan Skarsgard, Bill Nighy, Jack Davenport, Kevin R.McNally, Jonathan Pryce
EUA, 2006
PROFISSÃO REPÓRTER
Um dos grandes filmes da semana é uma reposição; THE PASSENGER, do mestre Antonioni foi lançado em 1975 com o ttítulo de PROFESSIONE: REPORTER. O filme que regressa agora aos cinemas é uma versão "director's cut". O filme conta com Jack Nicholson e Maria Schneider, que dois anos antes havia feito sensação, ao lado de Marlon Brando, com o ÚLTIMO TANGO EM PARIS.
Nicholson é David Locke, um repórter que chega a um hotel, no norte do continente Africano, para fazer uma reportagem sobre a guerrilha local. Lá conhece um homem, muito parecido com ele, que morre súbitamente. Locke decide então que a melhor solução para os seus problemas é trocar de identidade com o morto.
Realização: Michelangelo Antonioni
Com: Jack Nicholson, Maria Schneider
França/Itália/Espanha, 1975
O FIO DA VIDA
Hal Tara é o filho de um rei, que inícia uma viagem para procurar vingar o seu pai. No fim acaba por descobrir o amor e as próprias origens do seu povo.
Uma co-produção europeia para este grande épico feito com marionetas.
Realização: Anders Rønnow-Klarlund
Vozes de: James McAvoy, Catherine McCormack, Julian Glover, Derek Jacobi, Ian Hart, Claire Skinner, David Harewood
Dinamarca/Suécia/Noruega/R.Unido, 2004
Site oficial
TODA A VERDADE SOBRE O AMOR / O SABOR DA PAIXÃO
Tilo é uma bela indiana que gere uma loja de especiarias em São Francisco.
Com a sabedoria das tradições ancestrais, Tilo ajuda os seus clientes, sugerindo-lhes quais as especiarias que vão tornar as suas vidas melhores e resolver os seus problemas.
Só que para não perder este poder, Tilo sabe que não pode nunca abandonar a loja e nunca se pode apaixonar.
Quando conhece Doug, um enigmático americano, Tilo hesita entre manter as suas tradições e deixar-se apaixonar.
Realização: Paul Mayeda Berges
Com: Aishwarya Rai, Dylan McDermott, Ayesha Dharker, Nitin Chandra Ganatra
EUA/Reino Unido, 2005
TODA A VERDADE SOBRE O AMOR
Em vésperas do dia de S. Valentim uma mulher, já com uns copitos a mais, aceita fazer uma aposta com a irmã e envia um postal de amor ao marido para testar a sua fidelidade.
Realização: John HayCom: Jennifer Love Hewitt, Dougray Scott, Jimi Mistry, Branka Katic, Kate Miles
Reino Unido, 2004
16 julho 2006
15 julho 2006
CINEMA EM VILAR DE MOUROS
Vilar de Mouros não é só música, também há cinema. Além do excelente cartaz vai, como de costume, haver sessões de cinema pela noite dentro. Assim a 21 e 22 de Julho vão passar filmes como 24 HOURS PARTY PEOPLE e 9 canções9 CANÇÕES de Michael Winterbottom; HOSTEL de eli Roth; MEDO DE MORTE de Wayne Kramer, AMOR E VACAS de Harry Sinclar e os FURA CASAMENTOS de David Dobkin.
14 julho 2006
AUTÓPSIA DE UM CRIME
SLEUTH - AUTÓPSIA DE UM CRIME
Um brilhante filme de Mankiewicz, aliás é mais uma peça de teatro que um filme. É também um verdadeiro espectáculo de representação de dois grandes actores ingleses; Michael Caine, e Laurence Olivier. Não vou falar da história, digo só que os créditos iníciais são enganadores, mas quem conhecer minimamente Michael Caine descobre a verdade a meio do filme. Andrew Wyke (Olivier) é um famoso, e muito excêntrico, escritor de romaces policiais que adora fazer estranhos jogos com as pessoas. Milo Tindle (Caine) é um cabeleileiro, filho de imigrantes italianos. O que é que estes dois homens têm em comun? A mulher de Wyke...
Quando a RTP passa uma deplorável tourada, e as outras estações estão na habitual maratona "telenovelistica" é bom dar graças pelo cabo.
Realização: Joseph L. Mankiewicz
Actores: Michael Caine e Laurence Olivier
Reino Unido, 1972
QUASE FAMOSOS
"DON'T MAKE FRIENDS WITH THE ROCK STARS"
Já viram este filme? É daqueles que não me canso de ver, fala de uma época músical que eu adoro e a banda sonora é fabulosa, basta dizer que há uma malha dos Deuses Led Zeppelin. Kate Hudson está muito bem e a fabulosa Frances McDormand também anda anda por lá. William Miller (Pactrick Fugit) é um jovem que tem a oportunidade da sua vida quando a revista Rolling Stone lhe dá a hipótese de escrever um artigo sobre os Stillwater, uma banda em ascensão durante a década de 70. Apesar da rígida educação da sua mãe (Frances McDormand) ele consegue partir atrás da banda em digressão pelo país. Ao longo da viagem conhece uma jovem grouppie da banda (Kate Hudson), com ela vai fazer uma viagem ao mundo louco do Sex Drugs and Rock n' Roll dos anos 70, para no fim se descobrir a si próprio.
Realização: Cameron Crowe
Actores: Pactrick Fugit, Billy Crudup, Kate Hudson, Frances McDormand, Jason Lee, Anna Paquin e Philip Seymour Hoffman
EUA 2000
12 julho 2006
TRSITÃO & ISOLDA
Kevin Reynolds é o realizador dos épicos falhados, foi o WATERWORLD E RAPA NUI, O OUTRO LADO DO MUNDO, foram filmes massacrados pela crítica e que resultaram num flop de bilheteiras. Eu sempre gostei dos filmes dele e esta versão do grande conto medieval é de certeza o seu melhor filme até agora.
Tristão e Isolda é uma história memorável que já deu vários filmes, bandas desenhadas e uma grande ópera de Richard Wagner.
Nesta versão, Tristão é envenenado e considerado morto numa das campanhas militares inglesas contra a Irlanda e o seu corpo é depositado num barco funerário que acaba por ir dar à costa irlandesa. Aí é encontrado por Isolda, a filha do Rei irlandês, que o trata e se apaixona por ele.
Tristão regressa a Inglaterra onde sabe que o Rei irlandês oferecera a mão da sua filha e a unificação dos dois reinos ao cavaleiro inglês que vencesse um torneio organizado para o efeito. Tristão vence o torneio mas entrega a mão da princesa ao seu melhor amigo e só aí descobre que entregou a mão da mulher por quem estava apaixonado...
Realização: Kevin Reynolds
Actores: James Franco, Sophia Myles, Rufus Sewell, David O'Hara, Mark Strong
República Checa, 2006
DIÁRIOS DA BÓSNIA
Em Julho de 1996 apanhei um avião da Força Aérea para Sarajevo.
O cerco à cidade tinha terminado há 3 meses. Pessoas que não conheci tornaram-se memórias que não me deixaram.
Dois anos depois voltei a Sarajevo. Tinha que voltar. Tinha que encontrar pessoas de carne e osso.
Este filme é o cruzamento de uma viagem pessoal com o trágico curso da história.Uma viagem que fiz durante 10 anos. Pela guerra, pelas imagens, pela memória.
Joaquim Sapinho
Realização: Joaquim Sapinho
Portugal, 2005
FILMES DA SEMANA
Por vezes para nos encontrarmos…temos que mudar de vida.
Marilyn Vine (Andy MacDowell), vive em Nova Inglaterra nos EUA. Fica completamente devastada com a morte acidental do seu único filho, Dale, durante as celebrações do seu 15º aniversário.
Entretanto em Dublin, Ria Lynch (Olivia Williams) sofre um enorme choque quando o seu marido lhe revela que a vai trocar pela sua amante Bernadette (Heike Makatsch) que está grávida.
O acaso junta estas duas mulheres que decidem trocar as suas casas durante um periodo de dois meses para assim tentarem refazer as suas vidas.
Realização: Gilles MacKinnon Com: Andie MacDowell, Olivia Williams, Stephen Rea, Brenda Fricker, Jean-Marc Barr
Irlanda,2005
FINAIS FELIZES
O título e a imagem do cartaz estão muito bem conseguidos.
Mamie está a ser chantageada. Nick, um jovem realizador, afirma conhecer o seu filho – o que ela entregou para adopção – e quer filmar o reencontro entre os dois. Javier, massagista e amante de Mamie, convence Nick a filmá-lo a ele em vez do reencontro. Agora, estão todos a fazer um filme sobre massagens. E sobre “finais felizes…”
Charley tem um namorado de longa data, Gil. As suas melhores amigas, Pam e Diane, tentaram usar uma vez Gil como dador de esperma. Segundo elas, “o esperma não deu conta do recado”, mas para Charley, aquelas lésbicas controladoras não passam de umas mentirosas. O filho de Pam e Diane, com dois anos apenas, é a cara chapada de Gil e está na altura de “pôr os pontos nos is”.
Jude está furiosa. Com ninguém em particular. Apenas no geral. Quando o primo corre com ela de casa, Jude junta-se a Otis - que continua a tentar convencer o pai, Frank, que ele é heterossexual. Frank é viúvo… e rico. Por isso Jude decide dormir com Frank também. Mas a última coisa que esperava era apaixonar-se…
Adoro estes filmes com várias histórias que se entrecruzam.
Realização: Don Roos
Com: Lisa Kudrow, Steve Coogan, Jesse Bradford, Maggie Gyllenhaal, Laura Dern, Tom Arnold
EUA, 2005
Um divertido filme de animação sobre um grupo de animais de um pequeno bosque que ao acordarem de uma longa soneca de inverno descobrem que têm novos vizinhos que construiram uma "coisa" verde e enorme no seu bosque. É quando surge em cena RJ um guaxinim oportunista que lhes explica que os seus novos vizinhos se chamam humanos e que para lá daquela sebe há um grande mundo novo e que a zonas dos humanos é um interminável depósito de comida. Verne é uma pacata e muito cuidadosa tartaruga e acha que é mais seguro manterem-se do lado de cá da sebe, porém a conversa de RJ consegue convencer os seus amigos.
Realização: Tim Johnson e Karey Kirkpatrick
Vozes na versão original: Bruce Willis, Garry Shandling, Catherine O’Hara, Eugene Levy, Steve Carell, William Shatner, Wanda Sykes,,Nick Nolte, Avril Lavigne.
Eu aconselho sempre a versão original, mas quando há crianças o melhor é a versão portuguesa: João Didelet, Jorge Mourato, Custódia Galego, Rui Unas, André Maia, Carlos Vieira de Almeida, Ermelinda Duarte, Samora, Patrícia Candoso
EUA, 2006
ASSOMBRADOS - UMA HISTÓRIA AMERICANA
AN AMERICAN HAUNTINGComo sempre digo, o terror agora está em alta, e este parece valer a pena.
No início do séc. XIX, a família Bell, que até então tinha vivido na Carolina do Norte, mudou-se para uma comunidade em Red River, no estado do Tenesse. Foi lá que, em 1817, a família passou a ser alvo de várias manifestações sobrenaturais testemunhadas por toda a comunidade e até mesmo por um futuro presidente dos Estados Unidos, o General Andrew Jackson.
O filme é basado em acontecimentos verídicos e é assustador. Nos principais papéis dois grandes actores, já veteranos; Donald Sutherland e Sissy Spacek.
Realização: Courtney Salomon
Com: Donald Sutherland, Sissy Spacek, James D’Arcy, Rachel Hurd-Wood
EUA, 2005A HONRA DO DRAGÃO
Também na berra está o cinema asiático, agora chega-nos um filme Tailandês de artes marciais.
Kham é um jovem lutador, para ele toda a sua vida se centra nos elefantes criados pelo seu pai. Um dia alguém se aproveita do pai de Kham e os elefantes são enviados para a Austrália. O jovem parte para Sidney em busca dos animais, que estão na posse de Madame Rose; chefe de um bando que se dedica a procurar animais em vias de extinção. Com a ajuda de um polícia e de uma prostituta Kham vai ter que enfrentar vários perigos para reaver os animais.
Realização: Prachya Pinkaew
Com: Tony Jaa, Phetthai Wongkhamlao, Tuk Bongkod Kongmalai, David Chatchavan, Jin Xing
Tailândia, 2005
EDISONComo já devem ter reparado deixo sempre para o fim os filmes mais fraquitos. É o caso deste filme, talvez até seja só preconceito contra o protagonista, esperemos que Timberlake tenha mais talento para o cinema que para a música. Ok o filme até se safa com dois grandes actores; Morgan Freeman e Kevin Spacey mas o argumento do polícia corrupto já está mais que gasto no cinema americano.
Raphael Deed (LL Cool J) e Francis Lazerov (Dylan McDermott) são agentes de uma unidade especial de combate à criminalidade.
Numa das rusgas efectuadas por eles, Lazerov, um agente calejado, entusiasma-se e abate um traficante de droga. Depois, propõe ao cúmplice Isaiah poupar-lhe a vida a troco de ele assumir a responsabilidade do crime.
Detido e julgado, este é entrevistado por Josh Pollack (Justin Timberlake), um jovem e provocador jornalista, que ao fazer a cobertura do julgamento repara que Isaiah se mostra reconhecido perante Deed.
Desconfiado, Pollack investiga o crime contra tudo e contra todos, expondo uma teia de corrupção que acabará por fragilizar toda a estrutura daquela unidade e em última análise o coloca em perigo de vida.
Já agora, confesso: Quando vi o nome do filme pela primeira vez pensei que fosse uma biografia de Thomas Edison.
Realização: David Burke
Com: Morgan Freeman, Ll Cool J, Justin Timberlake, Kevin Spacey
EUA, 2005
11 julho 2006
O REGRESSO DOS PIRATAS DAS CARAÍBAS
Sempre adorei histórias de piratas, não é à toa que o Errol Flyn era um dos heróis da minha infância. Ele e o Long John Silver, o temível capitão pirata, personagem da "Ilha do Tesouro" de R. L. Stevenson. Aqui o pirata é Johnny Depp, e sem desprestígio dos outros actores, mas é ele que carrega o filme às costas. Com aqueles tiques e maneirismos que ele criou para a personagem tornaram-no no pirata mais original de sempre. E são mesmo os actores que transformam este filme, pois podia apenas ser mais um banal filme de acção, mas não é... Temos lá a lindíssima e talentosa Keira Knightley e o já bem conhecido Orlando Bloom. A realização é de Gore Verbinski, realizador de "A Mexicana", delirante filme de 2001 com Julia Roberts e Brad Pitt, fez também terror em "O Anel" e "The Weather Man" com Nicholas Cage e Michael Caine. Por isso preparem-se que vêm aí OS PIRATAS DAS CARAÍBAS: O COFRE DO HOMEM MORTO.
SITE OFICIAL DISNEY
SITE EM PORTUGUÊS, DISNEY BRASIL
LOOK AT THE TRAILER
Este post também está no BAIRRO DO AMOR
10 julho 2006
FITAS QUE RECOMENDO
Richard Swersey, um vendedor de calçado de novo sozinho e pai de dois rapazes, pensa que está preparado para as coisas mais extraordinárias que lhe possam acontecer. Mas quando a cativante e espontânea Christine entra na sua vida, ele entra em pânico.
Christine é uma artista que alterna entre o desespero e a fé, misturando fantasia e realidade, quer na sua arte quer na sua própria vida.
A vida não é tão oblíqua para Robby, o filho de Richard de 7 anos, que anda a ter um romance arriscado com uma estranha na Internet, nem para o seu irmão de 14 anos, Peter, que se tornou a cobaia das raparigas da vizinhança, que praticam nele os seus romances e casamentos futuros.
Todos eles, mais a ex-mulher de Richard, a dona de uma galeria de arte, os vizinhos e as vizinhas, andam à procura de um laço que os una aos outros, na sua existência ao cimo da terra...
Realização: Miranda July
Com: John Hawkes, Miranda July, Miles Thompson, Brandon Ratcliff
Reino Unido/EUA, 2005
A PRIMEIRA DAS LIBERDADES É A DE AMAR
Min é uma jovem orfã que vai fazer os seus estudos para a casa de um famoso e excêntrico botânico que transformou a ilha onde vive num enorme e luxuriante jardim. An, a filha do botânico, acolhe a rapariga com agrado, contente por ter uma amiga para lhe fazer companhia. No entanto a amizade das duas raparigas evolui para uma intensa relação amorosa. O problema é que, na China de rígidos costumes, este é um amor proibido. Incapazes de se separar, Min e An imaginam cedo um perigoso arranjo para continuarem a partilhar o mesmo tecto…
Um filme belíssimo e de grande sensualidade, que nos põe a pensar; "Porque é que, muitas vezes, as regras da nossa sociedade nos impedem de ser felizes?"
Realização: Dai Sijie
Com: Mylène Jampanoï, Li Xiaoran, Dongfu Lin, Want Weidong, Nguyen Nhor Quyynh, Linh Thi Bich Thu
França/Canadá, 2006
POSEIDON
Hollywood sempre fez remakes, mas penso que nunca tanto como agora, deve haver grande falta de imaginação dos argumentistas por aquelas bandas. Vi o original ainda era muito jovem e parece-me melhor que esta nova versão: THE POSEIDON ADVENTURE, 1972 de Ronald Neame, com o grande Gene Hackman e o excelente Ernest Borgnine.
O argumento é o mesmo; Um grande paquete a afundar e um grupo de passageiros a lutar pela sobrevivência, ou seja o clichê dos filmes-catástrofe. Se mais fraquinho que o original não deixa de ser um excelente filme de acção que promete proporcionar uns bons momentos de evasão. Ah, e tem o Kurt Russel! Já agora para quem como eu adora investigar a história, podem também procurar a sequela do filme de 1972; BEYOND THE POSEIDON ADVENTURE de 1979, o filme é mauzinho, mas tem grandes actores: Michael Caine, Sally Field, o careca Telly Savalas, Peter Boyle, Slim Pickens e a vedeta das séries televisivas Verónica Hamel.
Realização: Wolfgang Petersen
Com: Kurt Russell, Josh Lucas, Richard Dreyfuss, Jacinda Barrett, Emmy Rossum, Mike Vogel
EUA, 2006
EM EXIBIÇÃO
Muito mais interessante é esta comédia que nos chega do Brasil e que nos conta a história de 4 pessoas dentro da grande cidade que é o Rio de Janeiro.
Rita de Cássia, bela amazonense cuja afabilidade esconde uma determinação obstinada; Waldick Soares, menino fugido de um passado familiar trágico para fazer fortuna no Rio; Paulo Roberto, surfista cujos neurônios e vocabulário foram drasticamente reduzidos pelo excesso de sol e de maconha, e famoso por seu talento em seduzir de graça garotas de programa; e Tim Mais, cafetão autoritário mas de coração mole, que batalha para conferir à sua“Heaven Artistic Promotions” uma estrutura empresarial.
Três homens apaixonados por uma mesma mulher - na verdade uma menina - que descobre o amor e a força de sua sexualidade para subjugar corações alheios.
Através dos olhos jovens e inocentes de Rita e Waldick, redescobrimos as entranhas desta “Hollywood” da marginalidade carioca, com seus contrastes exemplares. Enquanto Rita é atraída pelo universo kitsch da noite, Waldick se embrenha pela selva do asfalto.
Suas perigosas aventuras com os meninos de rua e a polícia mudam o rumo da história, lançando o quarteto em uma louca escapada Minas Gerais a dentro, por entre montanhas, rios, pastos e rebanhos.
Realização: Alice de Andrade
Com: Maria Flor, Marcelo Farias, Márcio Libar, Netinho Alves, Jonathan Haagensen, Ney Latorraca, Marília Gabriela, Evandro Mesquita, Ana Beatriz Nogueira
Brasil, 2004
SEPARADOS DE FRESCO
A semana que passou teve algumas estreias interessantes, não é concerteza o caso desta comédia com Jennifer Aniston.
Realização: Peyton Reed
Com: Jennifer Aniston, Vince Vaughn
EUA, 2006
09 julho 2006
CAIXA JOHN FORD 2
A PATRULHA PERDIDA 1934
Com Victor McLaglen, Boris Karloff, Wallace Ford e Reginald Denny.
MARIA STUART, RAINHA DA ESCÓCIA
Com uma magnífica Katherine Hepburne, Fredric March e Florence Eldridge.
O DENUNCIANTE 1935
Com Victor McLaglen, Heather Angel e Preston Foster
O FUGITIVO 1947
Com Henry Fonda e Dolores Del Rio
08 julho 2006
CARROS
CARROS
A Pixar era um problema para a egemonia da Disney no cinema animado, o poderoso estúdio resolveu o problema à medida dos poderosos, comprou a Pixar. O resultado para já é positivo, aí está a super desbunda do mundo automóvel; CARROS. Aqui todas as personagens são automóveis, tudo evoca o imaginário do mundo das 4 rodas americano; Há corridas de Náscar, não falta a mítica Route 66 e também a evocação de muitos automóveis clássicos americanos. Os actores são outra surpresa: Owen Wilson dá a sua voz ao protagonista, Lightning McQueen, ainda pensei que fosse uma evocação ao grande actor americano que também era um amante das 4 rodas; O grande Paul Newman, claro ele que competiu professionalmente e ainda é dono de uma equipa de competição; E finalmente há um precioso "cameo" de Michael Keaton e outro de Michael Schumacher que faz um papel de Ferrari, como não podia deixar de ser. Esta é a estreia absoluta do piloto alemão em cinema, mas não fica por aqui pois já está nas filmagens de ASTÉRIX NOS JOGOS OLÍMPICOS onde vai aparecer ao lado de Zidane e de Beckham. Quanto à história nem vou contar pois nem é nada de especial, mas vão ver o filme que vão-se divertir, e como sempre aconselho a verem a versão original, nada de dobragens.
Realização: John Lasseter
Actores: Owen Wilsson, Paul Newman, Bonnie Hunt, Larry the Cable Guy e Cheech Marin.
EUA- 2006
ESTREIAS DA SEMANA DE 29 DE JUNHO
Vou falar um pouco das mais recentes estreias:
29 de Junho:
CHAMADA PARA A MORTE
Um desnecessário remake de um filme de terror de 1979. Só mesmo para quem gosta de filmes de terror.
Realização: Simon West
Actores: Camilla Belle e Tommy Flanagan
EUA, 2006