20 setembro 2006

NOSFERATU E METROPOLIS EM DVD

A Costa do Castelo filmes e a Fnac juntaram-se para nos trazer grandes filmes de culto a preços baixos. Vou falar de dois deles, dois grandes clássicos dos dois grandes mestres do expressionismo alemão:
NOSFERATU 1922
Reza a história que quando Murnau decidiu adoptar a obra de Bram Stoker, "Drácula", ao cinema teve alguns problemas com a viúva. O realizador alemão ainda alterou o nome das personagens, o certo é que foi processado, e o tribunal ordenou a destruição de todas as cópias. Para o bem dos cinéfilos de todo o mundo algumas escaparam.
NOSFERATU, tornou-se ao longo do tempo num enorme objecto de culto e levaria o nome do seu realizador ao reconhecimento mundial, reconhecimento que lhe permitiria mais tarde trabalhar em Hollyhood e realizar essa grande obra prima que é AURORA de 1927.
A história, todos a conhecem: Hutler (Gustav von Wangenheim) é um agente imobiliário que viaja até à Transilvânia para realizar o negócio da venda da mansão do Conde Orlok (Max Schreck) . O que ele não sabe é que o Conde é na verdade Nosferatu, um vampiro, que vai tentar fazer tudo para atrair a mulher de Hutler.
Realização: F.W. Murnau
Actores: Max Schreck, Gustav von Wangenheim e Greta Schröder
Cor: preto e Branco
Alemanha, 1922
Fime mudo


METROPOLIS 1927
Já vi várias vezes este filme e fico sempre maravilhado com os magníficos cenários da cidade futurista. Este foi o filme de ficção cientifica que infuênciou todos os outros filmes de ficção cientifica. Apesar da dita ficção, o filme versava temas bem reais de uma sociedade, que estava à beira da maior depressão económica de todos os tempos. O tema central não é mais que a luta de classes, os trabalhadores vivem em condições sub-humanas nos subterrâneos da cidade,enquanto as elites vivem no cimo da terra no conforto e no luxo. O sistema mantém a cidade a funcionar: Em cima está o cérebro e em baixo os músculos. Os trabalhadores são liderados por Maria (Brigitte Helm), uma mulher robot. Freder Fredersen (Gustav Fröhlich) é o filho do Senhor de Metropolis(Alfred Abel) que viaja até ao sub-mundo da cidade e fica chocado com o que lá vê. Apaixona-se por Maria e decide que os trabalhadores não são mais necessários para a cidade e cria uma nova robot, igual a Maria para conduzir os operários à revolta.

Realização: Fritz Lang
Actores: Alfred Abel, Gustav Frölich e Brigitte Helm
Fotografia: Preto e Branco
Alemanha, 1927

1 comentário:

Kalinka disse...

OLÁ AMIGO CINÉFILO

Então, que me conta?
Sempre foi ver o filme: «Volver»?
ou, preferiu ver «O Sentinela»?
Diga alguma coisa.

E, se alguém lhe perguntar:
O que é o Amor?
aceite o desafio e participe.

Beijokas docinhas.