23 julho 2008

O CAVALEIRO DAS TREVAS




Com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do Procurador Distrital, Harvey Dent, Batman pretende destruir as restantes organizações criminosas que controlam as ruas da cidade.
A parceria parece revelar-se eficaz, até se encontrarem inseridos num reinado de terror, desencadeado por uma mente genial, mas criminosa, mais conhecido pelos assustados cidadãos de Gotham como Joker.

Realização: Christopher Nolan
Com: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Morgan Freeman, Cillian Murphy, Eric Roberts
EUA, 2008
150 min
Data de estreia: 24 de Julho de 2008

EU SERVI O REI DE INGLATERRA




Jan Dite é baixo em altura, mas com ambições elevadas. Para não ir mais longe, o jovem criado da província quer ser milionário!
E sabe precisamente como chegar lá: ouvindo tudo, vendo tudo e usando o que viu e ouviu.

Armado com estes conhecimentos e um irreprimível desejo de agradar, deixa o seu primeiro emprego, num bar, para ir para um bordel de luxo e finalmente para um elegante restaurante de Arte Nova de Praga.

Mas estamos no final dos anos 30 e a situação está a mudar: Hitler já tomou a Sudetenlândia e está a destroçar a Checoslováquia.
Jan apaixona-se por Lisa, uma alemã orgulhosa do seu sangue ariano. Casam e quando Lisa regressa da frente, tem uma fortuna em selos raros que os judeus “deixaram para trás”... Depois da morte pouco heróica de Lisa, Jan vende os selos e torna-se… milionário.

Mas Jan tem apenas três anos para gozar a fortuna: o novo regime Comunista põe-no atrás das grades durante quinze anos, um por cada um dos seus milhões…

Depois de libertado, Jan é mandado para uma decrépita cidade fronteiriça, abandonada pelos alemães.
Aí encontra finalmente o tempo necessário para pensar nos acontecimentos que moldaram a sua vida – e para reflectir no que poderia ter acontecido, se tivesse tido um papel diferente nesses eventos...

Realização: Jiri Menzel
Com: Ivan Barnev, Oldrich Kaiser, Julia Jentsch, Martin Huba, Marián Labuda, Milan Lasica
Rep. Checa/Eslováquia, 2006
120 min
Data de estreia: 24 de Julho de 2008

MACACOS NO ESPAÇO




Ham é um chimpanzé divertido e espertalhão que trabalha num circo como “macaco-bala” embora sonhe vir a ser um herói do Espaço - tal como foi o seu avô.
Quando é anunciada uma viagem a um planeta longínquo dominado por um excêntrico e tirano rei, Ham vê-se, contra sua vontade, integrado na tripulação de chimpanzés altamente treinados para missões espaciais.

Mas ser herói espacial não é tarefa fácil, e Ham e os seus colegas Titan e Luna terão que lutar pela sua sobrevivência, pelo sucesso da Missão e pela liberdade do planeta.

Realização: Kirk de Micco
Com vozes de: Carlos Macedo, Pedro Granger, Ricardo Carriço, Rita Blanco, Helena Montez, Paula Fonseca, Rui Unas
EUA, 2008
Data de estreia: 24 de Julho de 2008

20 julho 2008

VIGILÂNCIA


VIGILÂNCIA

Dois agentes especiais do FBI, Anderson (Julia Ormond) e Hallaway (Bill Pullman), são enviados para Santa Fé, onde um conjunto de homicídios arrepiantes estão a colocar a polícia local em tumulto.

Durante a investigação, são inquiridas três testemunhas visivelmente abaladas, especialmente Stephanie (Ryan Simpkins), uma criança de oito anos, cuja família está entre as vítimas.

No entanto, quando cada testemunha relata a sua versão da história, torna-se evidente que elas são diferentes e que todos sabem mais do que contam...

Realização: Jennifer Lynch
Com: Julia Ormond, Bill Pullman, Pell James, Ryan Simpkins, French Stewart, Kent Harper
Site oficial: Surveillance
EUA, 2008
98 min
Data de estreia: 17 de Julho de 2008~

JOY DIVISION


JOY DIVISION

No dia 4 de Junho de 1976, quatro rapazes de Manchester foram assistir a um concerto dos Sex Pistols e formaram aquela que viria a ser uma das bandas mais influentes da música popular – os Joy Division.
Este é o filme que conta a sua história, mostrando muitas imagens de concertos, fotografias e gravações inéditas, com a participação dos sobreviventes da banda - Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris - e depoimentos de Tony Wilson e Peter Saville (Factory Records), Anton Corbijn, Annik Honoré, entre muitos outros.

Realização: Grant Gee
Com: Richard Boon, Anton Corbijn, Kevin Cummins, Bob Dickinson, Lesley Gilbert, Iain Grey, Alan Hempsall, Annik Honoré, Peter Hook, Richard H. Kirk, Terry Mason, Paul Morley, Stephen Morris, Liz Naylor, Genesis P. Orridge, Lindsay Reade
R.Unido/EUA, 2007
93 min
Data de estreia: 17 de Julho de 2008

ABRIGO


ABRIGO

A narrativa desenvolve-se em torno de três personagens: Anna (Maria de Medeiros), uma mulher da alta burguesia, na casa dos 30, co-proprietária de uma fábrica de família no Nordeste de Itália, está sentimentalmente envolvida com Mara (Antonia Liskova), uma jovem de 25 anos, que trabalha como operária na fábrica. De regresso de umas férias românticas na Tunísia, Anna e Mara descobrem que trouxeram mais alguém na bagagem: Anis (Mounir Ouadi), um rapaz magrebino, em fuga do seu país de origem.
Anis, como muitos dos seus contemporâneos, é atraído pela Europa na expectativa de uma vida melhor. Pouco tempo depois deste encontro casual, favorecido pelo desejo inconfessado de Anna de ter um filho, Anis é acolhido em casa das duas mulheres. Mara, operária na fábrica da família de Anna, não confia nele, e mal suporta a sua intrusão em casa. Apesar disso, com o tempo, os três parecem encontrar um frágil equilíbrio doméstico.
O mundo exterior, porém, irá minar a estabilidade desta família fortuita: Anna tem de aturar a fria reprovação da mãe, e Mara, o desprezo do pai prestes a morrer. Enquanto isso, Anis tenta adaptar-se à sua nova vida à medida que procura entender o facto de duas mulheres solteiras dormirem na mesma cama.
A morte do pai de Mara quebra o precário equilíbrio do triângulo, enquanto o terno atrevimento de Anis desencadeia uma série de ciúmes e suspeitas no casal feminino, que o levam a perder o paraíso que acabava de conquistar. Anna tenta retomar o controlo da situação, mas acaba por se tornar vítima das suas próprias acções.

Realização: Marco Simon Puccioni
Com: Maria de Medeiros, Anna Liskova, Mounir Ouadi, Vitaliano Trevisan, Gisella Burinato
Itália/França, 2007
100 min
Data de estreia: 17 de Julho de 2008

AS CRÓNICAS DE NÁRNIA: PRINCIPE CASPIAN


AS CRÓNICAS DE NÁRNIA: O PRINCIPE CASPIAN

Os personagens da intemporal fantasia criada por C.S. Lewis voltam a ganhar vida no novíssimo episódio da série, “As Crónicas de Nárnia”, no qual os irmãos Pevensie são de novo magicamente transportados de Inglaterra para o mundo de Nárnia, onde uma vibrante e perigosa aventura, e um ainda maior teste à sua fé e coragem os esperam!

Um ano depois dos incríveis acontecimentos de “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa As Crónicas de Nárnia,” os Reis e Rainhas de Nárnia encontram-se de novo naquele longínquo e incrível reino, descobrindo que passaram mais de 1300 anos no tempo de Nárnia.

Durante a sua ausência a era dourada de Nárnia extinguiu-se tendo sido conquistada pelos Telmarines e está agora sob o domínio do malvado Rei Miraz, que governa o reino sem piedade.

As quatro crianças depressa irão conhecer uma nova intrigante personagem: O herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a esconder-se enquanto o seu tio Miraz conspirava a sua morte, com o intuito de colocar o seu filho, recém-nascido, no trono.
Com a ajuda de um simpático anão, um corajoso rato falante chamado Reepicheep, um texugo chamado Trufflehunter e um anão negro, Nikabrik, os habitantes de Nárnia liderados pelos grandiosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam numa memorável jornada para encontrar Aslan, resgatar Nárnia do domínio tirano de Miraz e restaurar a magia e glória no reino.

Realização: Andrew Adamson
Com: (VO) Ben Barnes, Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell, Sergio Castellitto, Tilda Swinton, Peter Dinklage, Warwick Davis
(VP) Pedro Carvalho, Paulo Vintém, Fernando Luís, Patrícia Adão Marques, Carolina Vieira, Afonso Maló, Manuel Cavaco, Vítor Fonseca, José Neves, Carlos Sebastião
EUA/Reino Unido, 2008
147 min

ALUCINAÇÃO


ALUCINAÇÃO

Quando cinco jovens universitários americanos chegam à Irlanda para acampar com o antigo colega Jake (Jack Huston), reina no grupo a boa disposição.

Jake prometeu-lhes a viagem das suas vidas e a possibilidade de experimentarem os efeitos “alucinantes” de uns cogumelos que dizem ser mágicos.

Mas, na floresta, a diversão esvanece-se na confusão.

Bluto (Robert Hoffman) é o primeiro a desaparecer e Tara (Lindsey Haun) acredita que o amigo não está vivo, pois em sonhos viu a sua morte.

Algo os persegue, e se não fugirem, têm o mesmo destino que Bluto.

A procura de ajuda parece ser o mais difícil e imperativo para salvar as suas vidas.

Realização: Paddy Breathnach
Com: Lindsey Haun, Jack Huston, Max Kasch, Maya Hazen, Alice Graczyn, Don Wicherley, Shaun Mcginley
Irlanda, 2006
86 min
Data de estreia: 17 de Julho de 2008

17 julho 2008

GRANDE MOCA, MEU! A FUGA



Agora, apanhamos Harold (John Cho) e Kumar (Kal Penn) exactamente onde os deixámos, em «Grande Moca, Meu»: no seu apartamento de Nova Iorque, depois de terem completado com sucesso a sua missão no White Castle. Só passou uma hora ou duas, mas os dois amigos já estão de partida para uma épica aventura em Amesterdão, onde Harold vai tentar conquistar o coração da sua amada, Maria.

No aeroporto, Kumar dá de caras com a ex-namorada, Vanessa (Danneel Harris), ficando chocado ao descobrir que ela está prestes a casar.

Mesmo antes de entrarem no avião, Kumar ameaça pôr em causa a missão, reclamando com o pessoal de segurança quando é escolhido ao acaso para ser revistado. Apesar de conseguirem entrar no avião, e para gozo dos muitos fãs do primeiro filme, Kumar consegue meter-se em muitos mais sarilhos do que poderia imaginar.
Incapaz de esperar seis horas até chegar a Amesterdão, Kumar vai meter-se na passa no lavatório. Devido à turbulência, a porta abre-se, a tripulação desconfia que tem uma bomba consigo e os dois tipos são confundidos com terroristas.

O avião volta imediatamente para trás e Harold & Kumar são detidos em Guantanamo Bay. Já pode imaginar o resto…
É que «Grande Moca, Meu! A Fuga» oferece tudo o que os espectadores adoraram em «Grande Moca, Meu», só que ainda mais e melhor!

Desta vez, não é morfar que eles querem. Apenas desejam limpar os seus nomes e sair da prisão.
O plano deles envolve uma viagem de Guantanamo Bay para Miami e depois para o Texas, a tempo de pedir ajuda ao noivo de Vanessa, ligado a uma influente família do mundo da política americana.


Realização: Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg
Com: Jon Cho, Kal Penn, Neil Patrick Harris, Rob Cordry, Ed Helms
EUA, 2008
102 min
Data de estreia: 17 de Julho de 2008

10 julho 2008

OS BÓRGIA



Juan (Sergio Múñiz), César (Sergio Peris-Mencheta) e Jofré (Eloy Azorin), os três filhos de Rodrigo Borgia (Lluís Homar), dirigem-se ao Vaticano onde está a decorrer o conclave para eleger um novo Papa.

Descobrem então que o seu pai, Rodrigo Borgia, acaba de ser eleito Sumo Pontífice como Alejandro VI.

O novo Papa sonha em aumentar o território do Vaticano de todas as maneiras possíveis.
Para isso, nomeia o seu filho mais velho, Juan, para capitão dos exércitos.
Mas César quer ocupar o lugar do seu irmão Juan e controlar o exército.

Entre os dois estabelece-se uma grande rivalidade, enquanto os inimigos da família aguardam a mínima oportunidade para impedir a hegemonia dos Bórgia em Roma.
Realização: Antonio Hernández
Com: Sergio Múñiz, Sergio Peris-Mencheta, Lucía Jiménez, Paz Vega, Roberto Álvarez, Eloy Azorín, María Valverde, Lluís Homar
Espanha, 2006
120 min
Data de estreia: 10 de Julho de 2008

TROPA DE ELITE


TROPA DE ELITE

«TROPA DE ELITE» é um olhar intenso e surpreendente sobre as notórias favelas do Rio de Janeiro, os bairros de lata voláteis nas orlas da cidade.
O filme desenrola-se em 1997 e apresenta uma visão intimista sobre a vasta e intrincada teia de corrupção da cidade.

As milícias traficantes de droga têm controlo virtual dentro das favelas enquanto a polícia enceta as suas iniciativas criminosas no exterior.
A força de elite BOPE (Batalhão de Operações Especiais) combate o tráfico de drogas – mas manter a ordem tem o seu preço.
As suas acções tornam difícil a distinção entre o bem e o mal e entre a justiça e a vingança.

Enquanto o Capitão da Força BOPE, Nascimento (Wagner Moura), é confrontado com uma dura crise: para além da pressão da luta existente nas zonas de guerra, a sua mulher está prestes a dar à luz o seu primeiro filho pelo que tem de encontrar um substituto e treiná-lo rapidamente para escapar à violência diária.

Dois dos novos recrutas da força, Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), são amigos de infância: um é rápido no gatilho para manter a ordem e o outro recusa-se a comprometer os seus ideais.
Juntos são o substituto perfeito. Separados poderão não conseguir sobreviver...

Realização: José Padilha
Com: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Maria Ribeiro, Fernanda Machado
Brasil, 2007
115 min
Data de estreia: 10 de Julho de 2008

OS AMORES DE ASTREA E DE CELADON


OS AMORES DE ASTREA E DE CELADON

Numa floresta maravilhosa, no tempo dos druidas, o pastor Celadon e a pastora Astrea amam-se de um amor puro.

Enganada por um pretendente, Astrea dispensa Celadon que, por desespero, se atira a um rio.

Ela pensa-o morto, mas ele é secretamente salvo por ninfas.

Fiel à sua promessa de não reaparecer aos olhos da sua bela, Celadon deverá superar provas para quebrar a maldição.

Louco de amor e de desespero, cobiçado pelas ninfas, envolto de rivais, obrigado a disfarçar-se de mulher para conviver com aquela que ama, saberá ele fazer-se reconhecer sem quebrar a sua jura?


Realização: Eric Rohmer
Com: Andy Gillet, Stéphanie Crayencour, Cécile Cassel, Véronique Reymond, Rosette, Jocelyn Quivrin, Mathilde Mosnier, Rodolphe Pauly, Serge Renko, Arthur Dupont, Priscilla Galland
França/Itália/Espanha, 2007
109 min
Data de estreia: 10 de Julho de 2008

PROCURADO


PROCURADO

Baseado na explosiva novela gráfica de Mark Millar, «PROCURADO» conta a história da transformação de um perfeito desconhecido e apático indivíduo num justiceiro sem paralelo.

Wesley Gibson (James McAvoy) era o mais descontente, caseiro e monótono ser que o mundo alguma vez conheceu, até se cruzar com Fox (Angelina Jolie), uma sexy e mortífera assassina profissional que recruta Wesley para «A Fraternidade», uma sociedade secreta que treina Wes para vingar a morte do seu pai.

Descobrindo forças adormecidas, com os mais experientes tutores – incluindo o líder d’A Fraternidade, Sloan (Morgan Freeman) – Wes amadurece para tirar partido da força que sempre ambicionou.

E enquanto hesita entre o heroísmo recém-descoberto e a vingança, Wes vai aprender algo que ninguém lhe poderia ensinar: apenas ele controla o seu destino.

Realização: Timur Bekmambetov
Com: James McAvoy, Morgan Freeman, Angelina Jolie, Terence Stamp, Thomas Kretschmann
EUA, 2008
110 min
Data de estreia: 10 de Julho de 2008

03 julho 2008

BRINCADEIRAS PERIGOSAS


BRINCADEIRAS PERIGOSAS

Neste provocante e brutal thriller do realizador Michael Haneke, uma família em férias recebe a visita inesperada de dois jovens perturbados.
As suas idílicas férias transformam-se num pesadelo, à medida que são submetidos a terrores inimagináveis e têm de lutar para permanecer vivos.

Uma nova versão do seu aclamado filme de 1997 com o mesmo nome, «FUNNY GAMES» foi escrito e realizado por Michael Haneke (“Nada a Esconder”), e é interpretado por Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt, Brady Corbet e Devon Gearhart.

As férias começam com a viagem de Anna, George e o seu filho Georgie a caminho da sua casa de Verão. Os vizinhos, Fred e Eva, já lá se encontram. Combinam jogar golfe na manhã seguinte. O dia é perfeito.

Anna começa a fazer o jantar, enquanto o marido e o filho estão ocupados com o seu barco recentemente restaurado. Subitamente, Anna vê-se frente a frente com um jovem educado, o convidado dos vizinhos, Peter, que veio pedir ovos emprestados. Anna está quase a dar os ovos a Peter, mas hesita.
Como é que ele entrou na propriedade? Peter explica que há um buraco na vedação – Fred mostrou-lhe onde.

As coisas pareceram estranhas desde o princípio. De repente, a violência irrompe...

Michael Haneke começou a explorar o seu tema favorito, a violência e os media, com o filme original de 1997, e com este novo «FUNNY GAMES» revisita-o segundo a mesma perspectiva:

“Recentemente um crítico meu amigo que viu o novo FUNNY GAMES disse-me que agora é que o filme está onde deve ser. E tem razão. Quando pensei em FUNNY GAMES pela primeira vez a meio dos anos 90, era minha intenção que o público americano visse o filme. É uma reacção a um certo Cinema Americano, a sua violência, a sua ingenuidade, a maneira como brinca com os seres humanos. Em muitos filmes americanos, a violência é um bem de consumo”.

Realização: Michael Haneke
Com: Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt, Brady Corbet, Devon Gearheart
EUA/Fra/R.Un/Áustria/Alem/Itá, 2007
111 min
Data de estreia: 3 de Julho de 2008

KUNG FU PANDA

KUNG FU PANDA

Vivaço, grande e um pouco trapalhão, Po (Jack Black na VO; Marco Horácio na VP) trabalha no restaurante da sua família, enquanto passa os dias a sonhar em tornar-se Mestre de Kung Fu.

Os seus sonhos rapidamente se tornam reais quando é escolhido, inesperadamente, para se juntar ao mundo do Kung Fu e treinar ao lado dos seus ídolos – os lendários Tigresa, Grou, Louva, Víbora e Macaco, tendo ainda como líder, o guru deles, o Mestre Shifu.

Mas sem se aperceberem, o vingativo e traiçoeiro leopardo das neves, Tai Lung, vai atrás deles e Po vai ter de defender todos da ameaça que os espera.

Conseguirá ele transformar os seus sonhos de se tornar um herói de Kung Fu em realidade?

Po entrega-se de coração - e peso – a esta tarefa e acaba por descobrir que a sua maior fraqueza afinal se transformou na sua maior força.

Realização: Mark Osborne e John Stevenson
Com vozes de: Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Jackie Chan, Seth Rogen, Lucy Liu, Michael Clarke Duncan (V.O) e Marco Horácio, José Raposo, Joaquim de Almeida, Diana Chaves, Fernanda Serrano, Olavo Bilac, Jorge Mourato, João Ricardo (V.P)
EUA, 2008
88 min
Data de estreia: 3 de Julho de 2008

HANCOCK


HANCOCK

Com grande poder vem uma grande responsabilidade - todos sabem isso – todos menos Hancock.

Conflituoso, sarcástico, e incompreendido, as acções de Hancock são sempre bem intencionadas, e apesar de salvar inúmeras vidas, deixa sempre um rasto do seu “trabalho”.

Os cidadãos de Los Angeles começam a ficar fartos deste herói e perguntam-se o que fizeram para merecer isto.

Hancock não é um homem que se preocupa com o que as pessoas pensam - até ao dia em que ele salva a vida do Relações Públicas Ray Embrey (Jason Bateman), e começa a perceber que também ele pode ter um lado vulnerável.

Realização: Peter Berg
Com: Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman
EUA, 2008
92 min
Data de estreia: 3 de Julho de 2008