MILLION DOLLAR BABY O FILME DO ANO
O Y, suplemento de sexta feira do jornal Público, escolheu os 10 melhores filmes do ano. Estas são as escolhas dos críticos de cinema do Y:
10- Charlie e a Fábrica de Chocolate de Tim Burton, eu dava mais pontos a este.
09-Flores Partidas de Jim Jarmush, ainda não vi mas nada a dizer.
08-A Noiva Cadáver de tim Burton, maravilhoso, pena que só dure 76min.
07-A Nossa Música Jean Luc Godard no seu melhor.
06-Últimos Dias Gus Van Sant. Ok este não vi, talvez por isso não figuraria na minha lista.
05-De Tanto Bater o Meu Coração Parou, um dos mais belos filmes do ano do Francês Jacques Audiard.
04-Vera Drake Obra de arte ou apologia ao aborto? Mike Leigh em grande.
03-Um Peixe Fora de Água Mais uma grande comédia de Wes Anderson, com um brilhante Bill Murray.
02-Saraband O regresso de um dos maiores mitos vivos do cinema, Ingmar Bergman. Boa escolha.
01- Million Dollar Baby sem dúvida O FILME DO ANO.
30 dezembro 2005
29 dezembro 2005
Cinema Fez 110 Anos
L'arrivée d'un Train en Gare de la Ciotat
Foi com este filme que em 1895 os irmãos Lumière inauguraram a primeira sessão de cinema da história. O filme dura 50 segundos e tem apenas um plano. Um carregador caminha em direcção à câmara enquanto ao fundo vemos aparecer um comboio, que para na estação. Hoje em dia não seria um filme muito emocionante, mas encantou as audiêcias do final do Séc XIX. O acontecimento teve lugar no dia 28 de Dezembro de 1895 no Grand Café no Boulevard des Capucines em Paris e é considerado como o nascimento do cinema. O sucesso foi tal que os irmãos Lumière levaram a sua invenção, o cinematógrafo numa grande digressão que percorreu Londres, Nova Iorque e Bombaim.
Filmes dos Irmãos Lumière
Mais Filmes
The Man - O Agente Acidental Uma comédia com Samuel L. Jackson
À Vontade do Freguês - Waiting Uma interessante comédia de McRob McKittrick
Trailer
Baunilha e Chocolate - Vaniglia e Cioccolato Uma história de amor do italiano Ciro Ippolito.
Nos cinemas a partir de hoje.
Odete
O AMOR É MAIS FORTE QUE A MORTE
ODETE
Dois jovens, Pedro(João Carreira) e Rui(Nuno Gil) beijam-se à porta de uma discoteca, trcam juras de amor e fidelidade. Rui entra na discoteca onde trabalha, Pedro afasta-se de carro e sofre um brutal acidente de viação, morre nos braços do namorado. Nesse momento perde toda a vontade de viver.
Do outro lado da cidade Odete(Ana Cristina de Oliveira) sonha em ter um filho. O namorado Alberto, não quer compromissos, abandona-a. Sózinha, Odete transforma o seu sonho de ser mãe em obsessão. Odete mal conhecia Pedro, apesar deste morar no andar de cima. Só e deprimida chora a morte do vizinho, é quando o fantasma de Pedro começa a chamá-la.
Odete é a segunda longa metragem de João Pedro Rodrigues cinco anos depois do excelente; Fantasma. João não foge de algumas características do filme anterior como os fantasmas da solidão ou a homossexualidade. Odete conquistou uma menção honrosa na Quinzena dos realizadores em Cannes.
Pena é que procurei por todo o lado e não consegui encontar um site oficial para este filme. Na IMDB há muito pouca informação. O site da produtora Rosa Filmes ainda se encontra inactivo. O melhor sítio para procurar alguma informação que encontrei foi em Quinzaine des Realizateurs. Apesar da promoção feita nos jornais e um pouco na tv, nomeadamente na 2, é muito pouco para divulgar um filme português.
O Pesadelo de Darwin
"Não teríamos percas do Nilo no nosso supermercado se não houvesse Guerra em África."
Estrea hoje um dos documentários mais premiados do ano; O Pesadelo de Darwin de Hupert Sauper. Durante os anos 60 a Perca do Nilo foi introduzida no Lago Victória, na Tanzânia, dizimando práticamente todas as espécies indígenas do lago. Apesar da catástrofe nasceu uma frutuosa indústria à volta do saboroso peixe, enquanto uns poucos enriqueciam exportando a carne do peixe para os países do "mundo civilizado". A ironia é que enquanto se exportaram filetes de carpa para o mundo inteiro, os habitantes do lago continuaram a morrer de fome e de miséria. Entretanto passando pelas margens do lago outro drama internacional se desenrola; o tráfico de armas.
Também estrea hoje outro documentário, mas com muito menor interesse: O Meu Encontro com Drew, conta a história de um homem com um sonho: Conhecer Drew Barrimore.
Estrea hoje um dos documentários mais premiados do ano; O Pesadelo de Darwin de Hupert Sauper. Durante os anos 60 a Perca do Nilo foi introduzida no Lago Victória, na Tanzânia, dizimando práticamente todas as espécies indígenas do lago. Apesar da catástrofe nasceu uma frutuosa indústria à volta do saboroso peixe, enquanto uns poucos enriqueciam exportando a carne do peixe para os países do "mundo civilizado". A ironia é que enquanto se exportaram filetes de carpa para o mundo inteiro, os habitantes do lago continuaram a morrer de fome e de miséria. Entretanto passando pelas margens do lago outro drama internacional se desenrola; o tráfico de armas.
Também estrea hoje outro documentário, mas com muito menor interesse: O Meu Encontro com Drew, conta a história de um homem com um sonho: Conhecer Drew Barrimore.
27 dezembro 2005
A DESCIDA
AFRAID OF THE DARK?
YOU WILL BE...
Vem rotulado como o melhor filme de terror do ano, é verdade!
Realizado pelo inglês Neil Marshall, este arrepiante thriller conta com um elenco predominantemente feminino: Durante um passeio, seis amigas ficam presas numa gruta dos Apalaches. Quando tentam descobrir uma saída, descobrem que há algo mais no meio da escuridão.
Estreia dia 29 de dezembro.
REVÓLVER
Lock, Stock and Two Smoking Barrels e Snatch, Porcos e Diamantes são as duas primeiras longas metragens do britânico Guy Ritchie. Um humor caustico e muito "british" aliado a histórias de crime e violência tornaram estes filmes em duas brilhantes obras primas. Entretanto casou com Madonna e lançou o decepcionante Swept Away. Este ano regressou com Revolver. Jack Green acaba de cumprir pena, agora em liberdade enreda-se nas mesas de jogo de Las Vegas em busca de vingança contra Dorothy Macha(Ray Liota), o mafioso responsável pela sua prisão.
Ainda não vi Revolver mas parece que este é o tipo de filmes onde Ritchie está como peixe na água, esperemos para ver. Estreia no dia 29.
FELIZ NATAL
Feliz Natal, Merry Christmas ou Joyeux Noël são só 3 nomes para esta produção europeia. Dia de Natal 1914, o mundo vive os horrores da I Guerra Mundial. Durante esta noite a guerra fez um intervalo e uma improvável confraternização entre soldados alemães, franceses e britânicos teve lugar. É aqui que se encontram um padre escocês, uma soprano dinamarquesa, um tenor alemão e um tenente francês; Esta noite vai mudar a vida deles para sempre. Este belo filme, baseado numa histórica verídica, é a grande estreia da semana.
Trailer
22 dezembro 2005
O CINEMA PARAÍSO DESEJA A TODOS FELIZ NATAL
21 dezembro 2005
As Estreias do Natal
A Jóia da Família - The Family Stone, Uma comédia de Natal com Sarah Jessica Parker, Claire Daines e Diane Keaton. A Jóia da Família é uma história sobre a reunião anual de uma família pouco convencional da Nova Inglaterra. Antes de as festas terem acabado, relações serão resolvidas, enquanto outras novas se formam, segredos serão revelados e a família Stone irá aproximar-se através da sua capacidade extraordinária para amar.
Trailer
Matança de Natal - Santa's Slay, Uma disparatada comédia de terror, com Bill Goldberg, uma estrela do wrestling americano. O Pai Natal é afinal um malvado demónio que foi obrigado a ser bonzinho devido a uma aposta. Terminado o prazo da aposta o velhinho simpático volta às suas antigas malvadezas.
16 dezembro 2005
Major Dundee
A obra maldita de um cineasta genial, Major Dundee conta a história de um grupo de soldados comandados pelo Major Amos Dundee. Este grupo é constituido por soldados regulares e por prisioneiros sulistas. O objectivo é entar em território mexicano hostil para capturar um bando de apaches renegados. Charlton Heston é o Major Dundee e o saudoso Richard Harris o comandante dos prisioneiros sulistas que tem que aceitar as ordens de Dundee. Entre os dois o conflito vai-se agudizando até ao climax final. Este filme deu alguns problemas ao realizador Sam Peckinpah que foi afastado da montagem final. Teve alguns anos para roer as suas amarguras que viriam a explodir 4 anos depois com o seminal A Quadrilha Selvagem, um dos westerns mais violentos de sempre. Espero em breve voltar a Sam Peckinpah um dos meus realizadores preferidos que influênciou gente do calibre de Quentin Tarantino. Este DVD contém cenas que haviam sido dadas como perdidas depois da montagem feita pelo substituto de Peckinpah. O filme e o som foram restaurados e remasterizados. Os comentários audio são imprescindíveis. Uma edição de luxo, óptimo para quem quizer entar em contacto com a obra de um dos grandes realizadores americanos, que infelizmente está um pouco esquecido.
Saraband
O Regresso da Mosca
Agora que a Cinemateca anuncia para Janeiro a revisão da obra de David Cronenberg, saiu em DVD uma das suas melhores obras de sempre A Mosca, The Fly de 1986. Jeff Goldblum é Seth Brundle, um brilhante cientista que inventa uma máquina capaz de teletransportar um ser humano. Ao experimentar o seu invento uma mosca entra acidentalmente dentro da máquina e os seus genes acabam combinados com os do insecto. Seth começa então a transformar-se num monstro, meio homem, meio mosca. Geena Davis é Veronica, uma jornalista chamada por Seth para testemunhar a sua experiência. The Fly é na verdade um remake de um Filme de 1958 com o mesmo nome, realizado por Kurt Neumann e protagonizado por um dos grandes actores do género; Vincent Price. As versões desta história não se ficam por aqui; Está ainda em fase embrionária um projecto de Todd Lincoln baseado no filme de Cronenberg. Já disponível em DVD.
Vida de Curtis no cinema
Ainda não passou da fase de planeamento mas parece que o projecto de um "biopic" de Ian Curtis está bem encaminhado. O projecto é do realizador Anton Corbijn. Este holandês é um dos mais famosos realizadores de videoclips músicais e conviveu de perto com o lendário vocalista dos Joy Division. Não é fácil pegar num mito e passar a sua vida para o cinema, Michael Winterbottom já o fez em 24 Hour Party People, filme sobre a vida de Tony Wilson, antigo manager dos Joy e fundador da mitica Factory e patrão da cena de Manchester durante os anos 80. Para o argumento foi escolhido o argumentista Matt Greenhalgh que vai se vai basear na biografia do músico escrita pela sua viúva Debora Curtis. É caso para dizer "Love will never tear us apart".
15 dezembro 2005
Filmes para 2006
Lady In the Water o próximo filme de M. Night Shyamalan. O realizador de A Vila e O Sexto Sentido só deve estrear a meio do próximo ano mas fica Aqui o Site Oficial com Teaser e Trailer: http://ladyinthewatermovie.warnerbros.com/
Também a meio do próximo ano (18 de Maio) vai chegar a muito aguardada versão cinematográfica da obra de Dan Walker: O Código Da Vinci realizado por Ron Howard
A Noiva Cadáver Está a Chegar
Aí está um novo Tim Burton: A Noiva Cadáver
Passado no século XIX numa vila europeia, "A Noiva Cadáver" é um filme de animação que relata a história de Victor (voz de Johnny Depp), um jovem que acidentalmente vai parar a um mundo subterrâneo povoado pelos mortos e onde ele deve desposar uma misteriosa noiva falecida (voz de Helena Bonham-Carter), enquanto a sua noiva real, Victoria (voz de Emily Watson) espera por ele no mundo dos vivos.
Site em português
Outras Estreias
O Salta Pocinhas, Le Roman de Renart
Filme de animação de origem luxemburguesa.
Uma rapariga Cheia de Sonhos, Shop Girl
Comédia romântica com um actor habitual no género, Steve Martin.
O Resgate dos Soldados Fantasma, The Great Raid
A estreia mais interessante da semana, A acção tem lugar em Cabanatuan, nas Filipinas durante a II Guerra Mundial, é baseada num caso verídico. Um audacioso comando entra pela selva atrás das linhas inimigas para resgatar um grupo de prisioneiros de guerra em poder dos japoneses.
Como Tudo começou
Bela e sensual, Fay Wray, fez o monstro cair aos seus pés no clássico de 1933. Trailer video detective.
Em 1976 seria a vez de Jessica Lange(na foto) encantar o símio gigante.
Trailer.
King Kong
Numa semana pobre em estreias há uma que pelo menos é a mais mediática: King Kong, A oitava Maravilha do Mundo.
Este é o novo projecto de Peter Jackson, o homem por trás da trilogia do Sr. Dos Anéis. Naomi Watts, a musa de Mulholland Drive, é Ann Darrow, uma bela actriz que ao rodar numa bela ilha é capturada por um macaco gigante que se acaba por apaixonar por ela. Jack Black é Carl Denham, o actor terá aqui o seu melhor papel de sempre, Alta Fidelidade é uma excepção pois era secundário. Se bem que não seja um fime que eu faça questão de ver, pelo menos vai proporcionar bom entretenimento e uma boa dose de efeitos especiais.
Mas não esquecer como tudo começou...
O Regresso de 24
O prazer está de volta... O prazer de passar cerca de 50 minutos em grande stress, agarrado ao televisor. O prazer de passar 24 semanas numa ansiedade louca para conhecer o fim da história. O prazer de ver o regresso de 24 no Canal 2. É a 4ª série das aventuras do agente Jack Bauer.
14 dezembro 2005
Globos de Ouro
Já começou a contagem decrescente para a entrega dos Globos de Ouro de 2006. A cerimónia terá lugar no dia 16 de Janeiro de 2006 em e é organizada pela Associação de Imprensa estrangeira de Hollywood. Esta organização foi criada durante os anos 40, em plena II Guerra Mundial, quando vários jornalistas estrangeiros resolveram unir esforços para melhor conseguirem obter e enviar informação para os seus países. Esta vai ser a 63ª cerimónia e tem já um vencedor: Sir Anthony "Hannibal" Hopkins que vai receber o Prémio Cecil B. DeMille. Este Prémio é atribuido a personalidades que se tenham destacado na aréa do entretenimento. Foi o próprio Cecil o primeiro a receber este prémio em 1952, Walt Disney levaria o galardão no ano seguinte.
Brokeback Mountain é para já o grande favorito com 7 nomeações. Ang Lee pegou no mito americano do western e deu-lhe completamente a volta, quebrando todos os estereótipos do genero contando uma história de amor homosexual entre dois cowboys; melhor filme, melhor actor e melhor realizador são algumas das nomeações mais importantes deste filme. outro dos mais nomeados é Match Point o novo filme de Woddy Allen que leva 4 nomeações. Vamos esperar pela cerimónia para ver quem vai ser o grande vencedor.
12 dezembro 2005
Richard Pryor
O actor nasceu no dia 1 de dezembro de 1940 e faleceu no passado dia 10 de dezembro. richard começou a ganhar popularidade durante os anos sessenta como comediante. Em 1967 estrea-se no grande écran como filme The Busy Body, no entanto o seu primeiro grande papel só surgiria em 1972 com Lady Sings the Blues de Sidney J. Furie, um magnífico "biopic" da não menos magnífica Billie Holiday, este filme marca também a estreia cinematográfica da cantora Diana Ross no papel de Billie. Nos anos 80 atinge o auge da sua carreira de actor quando se torna o actor negro mais bem pago de sempre em SupermanIII. Estrada Perdida - Lost Highway de David Lynch é o seu último filme. A sua carreira não se esgota como actor, Richard foi um comediante famoso, dono de um humor irreverente e incómodo que lhe causou muitos problemas. O papel de Bart, o Xerife negro de Balburdia no Oeste(Blazing Sadles), era para ser seu. Mas por pressões dos produtores que não gostavam dele, Mel Brooks teve que o substituir por Cleavon Little. Mel para o compensar deu-lhe o papel de guionista. Em 1980 o actor faz uma tentativa de suicidio, o seu manager para o proteger, vem afirmar que a explosão que quase o vitimou foi devida a um cocktail de drogas. Sofria de esclerose múltipla desde 1986.
Festival de Cinema Luso-Brasileiro de S. Maria da Feira
Terminou neste domingo o Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. O Festival decorreu entre os dias 4 e 11 de Dezembro e contou na sua sessão de abertura com a longa metragem do brasileiro Sérgio Machado Cidade Baixa; A história gira à volta de 2 jovens amigos que se apaixonam pela mesma mulher e como isso vai afectar a amizade deles. Premiado em Cannes na secção Un Certain Regard e no Festival do Rio. O festival encerrou com a entrega de prémios, seguida da exibição do filme Quase Dois Irmãos de Lúcia Murat.
Quanto a prémios destaca-se o filme Alice, de Marco Martins que ganhou o prémio de Melhor Revelação e também o de Melhor Actor para Nuno Lopes. Cinema Aspirinas e Urubus de Marcelo Gomes ganhou sem grande surpresa o prémio de Melhor filme. Cinema, Aspirina e Urubus é uma espécie de "Road Movie" à brasileira: Johan é um alemão que durante os anos 40 do sécXX vai para o Brasil vender aspirinas e acaba a percorrer o nordeste do país na companhia de Ranulpho exibindo filmes a pessoas que nunca tinham visto cinema na vida. Um filme maravilhoso que "nós" aqui no CP recomendamos vivamente. O Prémio Especial do júri foi entregue a Margarida Gil com Adriana.
11 dezembro 2005
Munich
O ano era 1972, decorriam os Jogos Olímpicos de Munique quando um comando do Setembro Negro sequestra a delegação israelita aos Jogos. O sequestro acabou em tragédia com a morte de 11 israelitas, 5 terroristas e 1 polícia alemão. Munich, o novo filme de Steven Spielberg conta o que aconteceu a seguir...
A fita conta com actores como Eric Bana, Daniel Craig(o novo James Bond) e Geoffrey Rush.
O realizador devido à polémica que o tema do terrorismo possa causar no seu país decidiu estrear o filme sem nenhuma campanha de promoção. Munich estreia nos EUA no dia 23 de Dezembro, deverá chegar aos ecrans lusos no dia 2 de fevereiro de 2006. Ficamos à espera.
10 dezembro 2005
Clint Eastwood Recebe Prémio de Carreira da DGA
Clint Eastwood vai receber em 2006 o prémio de carreira atribuído pela Directors Guild of America. Este prémio é a recompensa por cerca de 35 anos de carreira como realizador. Este prémio foi atribuído pela primeira vez em 1953 a Cecil B. De Mille, ao longo destes 51 anos só 31 realizadores receberam este prémio, Clint entra assim na restrita lista dos melhores realizadores da América.
Clint Eastwood nasceu no dia 31 de Maio de 1930 em S. Francisco na Califórnia. aos 25 anos(1955) tem a sua primeira aparição cinematográfica no filme Revenge of The Creature; sequela de The Creature of the Black Lagoon, um clássico dos filmes de montros da década de 50. Por curiosidade, este último filme teve à alguns anos uma emissão especial em 3D na RTP. Até 1959 Clint vai aparecendo em pequenos papéis ou apenas como figurante. É neste ano que o realizador de Revenge of the Creature, Jack Arnold, o convida para o papel principal na série Rawhide. Foi esta série que levou Sérgio Leone a escolher Clint para protagonista da sua trilogia do Cowboy sem Nome: Por um Punhado de Dólares, Por Alguns Dólares Mais e O Bom o Mau e o Vilão. A sua carreira como actor de acção estava lançada. Em 1971 a sua image de homem de acção tem um novo impulso com a estreia da sua personagem mais famosa; o dectetive Dirty Harry no filme de Don Siegel com o mesmo nome.
1971 marca também a sua estreia como realizador, Play Misty For Me: Um grande fime de suspence, Clint é um famoso DJ de uma rádio que é perseguido por uma fã obsessiva. Durante vários anos vai realizando filmes de acção, nomeadamente Westerns como High Plains Drifter; um grande western onde Clint faz de um misterioso pistoleiro sedento de vigança que chega a uma pequena terreola povoada por alguns habitantes bem mesquinhos, que é aterrorizada por 3 violentos criminosos. Em 1982 realiza o belíssimo mas incompreendido Honkytonk Man. Em 1988 regressa aos grandes filmes com Bird: Forest Whitaker compõe uma tocante biografia do genial Charlie Parker. Em 1992 surge finalmente o reconhecimento da Academia ao vencer o Óscar para melhor filme, melhor realizador e a nomeação para melhor actor com Unforgiven, o seu melhor western como realizador. Nos anos seguintes continua a realizar grandes filmes, intercalando o drama com a acção em obras como: Um Mundo Perfeito(1993), o emotivo As Pontes de Madison County(1995), o thriller político em Poder Absoluto(1997), True Crime(1999), Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal(1997), Crime Real(1999), Space Cowboys(2000), Dívida de Sangue(2002), o fabuloso Mystic River(2003). Participa também num episódio da série documental The Blues de Martin Scorcese intitulado Piano Blues. Em 2004 a Academia volta a reconhecer o seu génio premiando Million Dollar Babby; uma obra de arte com o mundo do boxe como pano de fundo para uma história sobre o sucesso e o desfazer de um sonho.
Neste momento o realizador deve estar a acabar o seu próximo projecto: The Flags of our Fathers, uma epopeia histórica e patriota que conta a história dos 6 homens que levantaram a bandeira nacional em Iwo Jima no Pacífico, durante a II Guerra Mundial.
Western, Policial, Comédia, Bélico ou Drama, seja qual for o género, Clint está sempre à vontade em todos eles. Foi durante muito tempo subvalorizado por fazer e interpretar filmes de acção mas devido à sua tenacidade e grande talento é hoje um dos melhores realizadores americanos. É também o ultimo dos grandes realizadores clássicos de Hollywood.
08 dezembro 2005
Outras Estreias
O Nevoeiro - The Fog
Um infeliz remake do clássico de John Carpenter de 1980 com o mesmo nome.
Site Oficial
Trailer
Milagre de Natal - Noel
Realização: Chazz Palminteri
Com: Susan Sarandon, Penélope Cruz, Robin Williams, Paul Walker, Alan Arkin
Site Oficial
Trailer
O Fatalista
De João Botelho, com Rogério Samora.
Site Oficial
Flores Partidas
"Por vezes, a vida reserva-nos grandes surpresas"
É o filme que marca o regresso de Jim Jarmush, o cineasta de Coffee and Cigarettes. Bill Murray tem mais um papel fabuloso, parece que Hollywood finalmente descobriu o talento deste actor, já era tempo!
Bill Murray é Don Johnston, um homem que leva uma "tampa" da namorada(Julie Delpy) e ao mesmo tempo descobre que tem um filho de 19 anos que pode estar à procura dele. Don vai então encetar uma viagem pelo país à procura de 4 antigas namoradas(Francis Conroy, Jessica Lange, Sharon Stone e Tilda Swinton) e assim tentar descobrir pistas sobre o seu misterioso filho.
05 dezembro 2005
A Noite dos Mortos Vivos
A Noite dos Mortos Vivos - The Night of the Living Dead
George Romero foi provávelmente "beber" das influências de Nosferatu para fazer uma das maiores obras de culto do cinema de terror. A batalha dos mortos contra os vivos vai começar num qualquer DVD perto de si.
Edição em DVD Remasterizada e com cenas inéditas.
Trailer
Murnau
F.W. Murnau nasceu no dia 28 de Dezembro em Bielefeld, na Alemanha. Desde jovem criou uma enorme paixão pelo teatro, bem patente nos seus filmes, Aurora é um dos grandes exemplos. Foi assim que o jovem Murnau rumou para Berlim chamado por Max Reinhardt para ingressar na sua escola de teatro. Em 1914 a sua carreira teatral que já estava bem consolidade vê-se brutalmente interrompida com o início da guerra, para a qual é mobilizado. Após a guerra, em 1919, regressa a Berlim onde inícia o seu trabalho como realizador de cinema. Der Knabe in Blau é o seu primeiro filme, que está infelizmente perdido, alias como 7 outros filmes do periodo alemão. Em 1920 roda Der Januskopf, uma adaptação de O Estranho caso do Dr. Jekyll and Mr. Hyde de R.L. Stevenson. Com fim da guerra e da censura, foram grandes anos para o cinema alemão com o surgimento de dois dos melhores cineastas da época; Murnau e Lang. As audiências de então vibravam com filmes de argumentos exóticos, com histórias de crime e aventuras. Em 1922 completa uma das suas obras primas Nosferatu, ainda hoje a referência para todos os filmes sobre Vampiros. Denso, obscuro e sinistro deve ter horrorizado as audiências da época. Em 1924 faz Der Letzt Mann, segue-se Herr Tartüff em 1926. Este é também o ano de Fausto, a adaptação da obra de Goethe. Este periodo de grande riqueza criativa atinge o auge no ano seguinte com o já mencionado Aurora. Aurora já é rodado nos Estados Unidos onde Murnau inicia a sua ligação à Fox Films. Segue-se 4 Devils, mais um filme perdido para a colecção do cineasta, em 1928. City Girl de 1931 trás de volta o Murnau de Aurora, A história de um rapaz que ao deslocar-se à cidade para vender o trigo da família regressa com uma bela mulher. O amor dos dois vai encontar a forte hostilidade do pai do jovem. De novo os mesmos ambientes: Uma pequena comunidade rural, e a chegada de uma jovem da cidade. Desta vez não há triâgulo amoroso, porém a oposição do pai vai fazer com que a rapariga fuja de volta para a sua a cidade. O Jovem Lem é que não está pelos ajustes e vai atrás dela. Com City Girl acaba a colaboração com a Fox Films. Dá-se então o encontro com Robert Flaherty e fundam a Flaherty-Murnau Productions. Murnau compra um iate e decide navegar até ao Pacífico para rodar o seu seguinte filme Tabu. O argumento original denunciava a exploração das companhias de pérolas chinesas aos pobres pescadores do Taihiti. Porém teve de ser alterado com a falência do principal patrocinador, virou então uma história de amor. As diferentes visões artísticas levaram a que Flaherty abandonasse o projecto. Murnau teve que finaciar sózinho o filme. Por sorte a Paramount comprou o filme e ofereceu-lhe um contracto por 10 anos. Apesar De Fausto, Nosferatu ou Aurora serem considerados os seus melhores filmes Tabú é o meu preferido. Os actores são verdadeiros polinésios alguns rituais reais foram aproveitados para o filme. Um jovem pescador de pérolas apaixona-se por Reiri, no entanto ela é escolhida e declarada Sagrada, Tabu. Isto queria dizer que nenhum homem lhe poderia tocar. O amor é mais forte e fogem ambos para a "civilização". A fotografia é brilhante; a sequência inicial com o sol a cintilar sobre o mar é maravilhosa, ainda por cima a preto e branco. Infelizmente o mestre nunca assistiria a estreia do filme, morreria num acidente de viação na Califórnia. Foi uma vida breve mas que deixou uma grande obra e marcou para a Sétima Arte.
Aurora
Aurora - Sunrise: A Song of Two Humans é segundo François Truffaut "O mais belo filme de sempre", não sei se seráo mais belo, mas certamente que é um dos melhores belos filmes de sempre, a obra prima de Murnau, ainda que Nosferatu seja o seu filme mais conhecido.
George O'Bryan e Janet Gaynor são um casal de agricultores de uma pena comunidade de provincia. A vida na terra vai ser abalada com a chegada de uma belíssima mulher que vai seduzir o agricultor, este desesperado por amor tenta afogar a sua mulher, no entanto no último momento arrepende-se. A esposa foge então para a cidade e ele vai no seu encalço para tentar reconquistar o seu amor. Com esta obra o cineasta marcou em grande a sua estréia americana conquistando o primeiro Óscar de sempre para Melhor filme. Pela sua interpretação Gaynor ficou também na história ao receber receber o primeiro Óscar para melhor actriz entregue pela Academia de Hollywood.
Eu sei que por ser um filme antigo, mudo e a preto e branco pode desencorajar muita gente, mas para quem gosta de cinema isto não tem qualquer importancia. A maneira como Murnau dirige os actores é fabulosa, o mudo obriga a um grande trabalho de expressividade por parte dos actores, ainda mais neste caso pois Murnau usa poucos painéis de diálogo.
Vale a pena ver, em Exibição no Cinema Nimas:
Trailer
03 dezembro 2005
As Crónicas de Nárnia
The Chronicles of Narnia - As Crónicas de Nárnia
THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE
É a nova longa-metragem do neozelandês Andrew Adamson, a primeira em imagem real deste realizador que ficou conhecido pelos delirantes Shrek e Shrek II. O filme tem o carimbo da Disney e promete ser a grande estréia deste natal.
Lucy, Edmund, Susan e Peter são 4 crianças, que descobrem dentro de um guarda-roupa mágico uma porta secreta que dá acesso a um mundo fabuloso habitado por anões, faunos, centauros gigantes e animais falantes. Todos eles estão amaldiçoados e condenados ao eterno inverno pela Feiticeira Branca Jadis. Os jovens vão-se aliar ao Leão Aslan para libertar o mundo de Nárnia da nefasta infuência da feiticeira. Este filme é baseado na obra do escritor C.S. Lewis, 1898-1963.
Site em português
Trailers : O Trailer é legendado mas o Teaser é dobrado em português.
Subscrever:
Mensagens (Atom)