28 junho 2006

FÉRIAS


Esta semana e na próxima o blog vai estar fechado para férias. Volto em breve. Deixo-vos apenas com uma sugestão: A 5º temporada de 24 começa hoje na 2.
http://www.fox.com/24/

25 junho 2006

A CASA DA LOUCURA

ASYLUM - A CASA DA LOUCURA

Faltava ainda um filme para concluir as estreias da semana, mas isto do futebol mais 4 blogs para gerir é complicado, não há tempo parat tudo.

Nos finais dos anos 50, quando o seu marido Max (Hugh Bonneville) assume o cargo de Superintendente de um hospital psiquiátrico, Stella Raphael (Natasha Richardson) e o seu filho Charlie são forçados a mudar-se para a vizinhança do remoto asilo.
Stella é rapidamente atraída por um carismático paciente, Edgar Stark (Marton Csokas).
Sem se deixar desencorajar pelos avisos do Dr. Cleave (Ian McKellen), colega do seu marido, Stella está disposta a arriscar tudo para ficar com Edgar.
A sua arrebatadora relação transforma-se em obsessão e ameaça o amor de Stella, a sua sanidade e a sua própria vida...
Ai está de novo Sir Ian McKellen, tem estado em grande ultimamente.

Realização: David Mackenzie
Actores: Natasha Richardson, Hugh Bonneville, Gus Lewis, Ian McKellen, Marton Csokas, Joss Ackland
Reino Unido/Irlanda, 2005

22 junho 2006

KLIMT

KLIMT

Um biopic sobre o pintor austriaco Gustav Klimt(1862-1918). Adorado por uns, contestado por outros Kilmt vive o início do século XX da "mesma maneira como pinta as suas obras", ou seja com muito erotismo e sensualidade.
Nem de propósito, esta semana um quadro do pintor; "O Retrato de Adele Bloch-Bauer", atingiu o valor recorde de 105 milhões de Euros, nem faço a mínima idéia de quanto dinheiro isso é..

Realização: Raoul Ruiz
Actores: John Malkovich, Veronica Ferres, Saffron Burrows, Nikolai Kinski
Austria, Alemanha, 2006

TIDELAND E SEM DESTINO - ESTREIAS

TIDELAND O MUNDO AO CONTRÁRIO

Aí está um belo filme do "Monty Python", Terry Gilliam, uma obra que reflecte um pouco do mundo burlesco que o famoso grupo cómico inglês nos habituou.
Jeliza-Rose (Jodelle Ferland) é uma criança cujos pais são toxicodependentes, após a morte da mãe (Jennifer Tilly) Jeliza abandona a cidade para ir viver com o pai(Jeff Bridges) no campo. Mergulhada na solidão a menina vai-se refugiando no seu mundo privado, um mundo de esquilos falantes, cabeças de bonecas que ganham vida e de belos pirilampos. O seu mundo vai passar a ser dividido com o jovem Dickens que tem problemas mentais e passa a vida a tentar apanhar um tubarão enorme que habita a linha de comboio. Um filme surreal, divertido e assustador, a lembrar também, um pouco o mundo de Tim Burton.



SEM DESTINO

Um belo filme sobre um adolescente, judeu de 14 anos que vai sobrevivendo num campo de concentração nazi durante II Guerra Mundial. Com o fim da guerra surge a libertação e György e depressa compreende que a vida na Budapeste do pós_guerra não é nais fácil do que no campo de concentração. Encontra-se sem destino entre duas sociedades; a húngara e a judaica que já pouco têm a ver com ele.

Realização: Lajos Koltai
Actores: Marcell Nagy, Béla Dóra, Bálint Pentek, Daniel Craig

Site oficial em hungaro: SORSTALANSÁG



VELOCIDADE FURIOSA LIGAÇÃO TÓQUIO
Carros, tunning, altas velocidades e miudas giras, tudo isto para o terceiro filme de uma série que já deu tudo do muito pouco que tinha para dar.

Realização: Justin Lin
Actores: Lucas Black, Bow Wow, Brian Tee, Sung Kang, Jason Tobin, Nathalie Kelly
EUA, 2006

ESTREIAS DA SEMANA

SAMARITANA

Yeo-Jin é uma jovem adolescente que ainda vive com o seu pai, viúvo.
A sua melhor amiga, Jae-Young, é prostituta.
Yeo-Jin ajuda-a marcando os encontros com os clientes e vigiando a polícia.Juntas mantêm o sonho de juntar dinheiro e fugir para a Europa.
Mas um dia Yeo-Jin comete uma distracção fatal e Jae-Young é apanhada pela polícia, resultando daí um acidente com trágicas consequências. Os filmes asiáticos começam cada vez mais a ser uma marca de qualidade.

Realização: Kim Ki Duk
Com: Lee Seung- Yeon, Jae Hee
Coreia do Sul, 2004

THE KING - O REI

Elvis Valderez (Gael Garcia Bernal) é um jovem de 21 anos que, após abandonar a marinha americana decide procurar o seu pai que nunca conheceu. O pai, David Sandow (William Hurt) é agora pastor de uma igreja batista e vive com a mulher e dois filhos, o prrblema é que não quer saber de Élvis pois este lembra-lhe um passado errático que ele tenta esquecer. O problema é que entre Elvis e Malerie (Pell James), filha do pastor nasce uma relação que vai ultrapassando a simples amizade.
Realização: James Marsh
Actores: Gael Garcia Bernal, William Hurt, Laura Harring, Pell James
EUA/Reino Unido, 2005

PARA SEMPRE

Giovanni é um brilhante advogado, casado e com uma vida social de respeito. Numa festa conhece Sara, notária, mais nova que ele, belíssima, desinibida. Nasce uma paixão que dura quatro anos e que arrasta tudo: Giovanni deixa a família, vai viver sozinho, insiste para que a amada vá viver com ele. Mas Sara foge, esconde-se e, por temor de não saber viver uma relação empenhada, desaparece sem dar explicações.
Giovanni cai num estado depressivo profundo chamado “ferida da alma”. É hospitalizado mas o seu corpo recusa a vida: não quer comer, não quer reagir, deixa-se morrer na cama da clínica.
Quem trata dele é o jovem psiquiatra Doddoli, que escolhe comunicar à jovem a morte do ex-amante. Perante a crua realidade duma morte pela qual se sente responsável, Sara sente a urgência de escavar dentro de si para recuperar o amor para Giovanni.
Começa a projectá-lo ao seu lado, a falar com o fantasma dele, a elaborar uma escolha definitiva para juntar-se de novo a ele.

Realização: Alessandro DiRobilant
Actores: Giancarlo Giannini, Francesca Neri, Emilio Solfrizzi, Alberto DiStasio, Daniela Scarlatti
Itália, 2003

19 junho 2006

UM ELÉCTRICO CHAMADO DESEJO

Por falar em Marlon Brando, acaba de ser editado em DVD, UM ELÉCTRICO CHAMADO DESEJO, o filme de 1951 que catapultou o actor para o estrelato. Realizado por Elia Kazan a partir da peça homónima de tenesse Williams. Nesta edição especial podemos pela primeira vez ver a versão original sem a hipócrita censura americana que obrigou o realizador a fazer alguns cortes na mesa de montagem. Este filme foi nomeado para 12 Oscares e seria galardoado com quatro estatuetas douradas.

Realização: Elia Kazan
Actores: Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter, Karl Malden
EUA- 1951

O REGRESSO DO SUPERHOMEM

IT'S A BIRD! IT'S A PLANE! NO IT'S....

SUPERMAN RETURNS

Brian Singer, o mesmo do genial SUSPEITOS DO COSTUME e dos dois primeiros capitulos da saga X MEN está de regresso com este SUPER HOMEM - O RETORNO(BRAS.). O filme só vai estrear no próximo dia 24 de Junho nos EUA (10 de Agosto em Portugal) e já causou polémica quando surgiram boatos na imprensa afirmando que o Superhomem de Singer era gay. O rralizador já veio desmentir dizendo mesmo que o "Superhomem é a personagem mais heterossexual que eu conheço.".
Polémicas à parte, Brandon Routh foi o actor escolhido para a pesada tarefa de suceder a Christopher Reeve. O grande Gene Hackman desempenhou o papel do vilão Lex Luthor nos 4 primeiros filmes da série, agora é o excelente Kevin Spacey a dar vida ao vilão da história, de lembrar que Spacey deve a Singer o primeiro Oscar da sua carreira com os SUSPEITOS DO COSTUME. Para acabar falta a heroína Louis Lane, que nos filmes anteriores era representada por Margot Kidder e agora é interpretada por Kate Bosworth. Neste filme há ainda uma aparição de Marlon, que como se sabe era o pai do Superhomem no primeiro filme, foram usadas imagens de arquivo do malogrado actor para essa mesma aparição. Quem também anda por lá é a veterana Eva Marie Saint, uma das loiras-fetiche de Hitchcock que contracenou com Cary Grant em INTRIGA INTERNACIONAL.

15 junho 2006

QUE SERA SERA



O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

O grande James Stewart e Doris Day no clássico de 1956, realizado por Alfred Hitchcock. Filme que imortalizou a canção "Que Sera Sera" cantada por Doris Day e que chega a ter um papel importante na parte final do filme.

14 junho 2006

OS MELHORES DA SEMANA

WINTER PASSING - ESTRANHOS EM CASA

Reese Holden (Zooey Deschanel), é uma actriz de teatro a quem um editor promete uma pequena fortuna pela publicação das cartas de amor que o seu pai, Don Holden (Ed Harris) um famoso romancista que vive fugido da sociedade, escrevera à sua falecida esposa, Mary, também uma aclamada escritora e mãe de Reese. Reese parte para a sua terra natal em busca do pai onde o encontra num estado deplorável a viver com dois inquilinos; uma antiga estudante universitária, Shelly (Amelia Warner) e um aspirante a músico, Corbit (Will Ferrell). De início não aprova nem o estilo de vida nem a companhia do pai, mas à medida que alguns segredos vão sendo revelados ela vai percebendo que se calhar tudo o que precisava esta ali.

Realização: Adam Rapp
Com: Ed Harris, Zooey Deschanel, Will Ferrell, Amelia Warner, Amy Madigan, Dallas Robert

EUA, 2005

A LULA E A BALEIA

«Este filme captura, com uma extraordinária proximidade, a estrutura relacional da família Berkman, na Brooklyn de 1986.
Bernard (Jeff Daniels), académico e escritor, e a sua insatisfeita mulher Joan (Laura Linney), aspirante a escritora, desistiram do seu casamento.
Os seus dois filhos, Walt (Jesse Eisenberg), de 16 anos e Frank (Owen Kline) de 12, lutam com os seus sentimentos confusos e conflituosos.
A experiência é uma terna, divertida e, em última análise, comovente passagem à idade adulta para Walt mas tortuosamente prematura para Frank.
As tensões emocionais e choques que surgem durante este período tão penoso para os Berkman, são retratadas com notável subtileza, descrevendo uma família em transição, que aprende a redefinir-se.»

Realização: Noah Baumbach
Com: Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline

EUA, 2005


POLITIKI KOUZINA - UM TOQUE DE CANELA

«A VIDA ESTÁ CHEIA DE AROMAS»

Não é habitual vermos um filme grego estrear em sala em Portugal. Que me lembre acho que nunca vi um filme grego, vi o magnífico ZORBA, mas esse é americano.

Com 40 anos, Fanis está prestes a alcançar o ponto de viragem da sua vida - uma viagem existencial que nem a sua ciência o poderá ajudar a realizar.
Conceituado professor de astrofísica, Fanis tem um fantástico relacionamento com os seus alunos, visto ele próprio ser também um estudante… um estudante da vida.
Vassilis, avô e seu mentor, é um homem especial com um dom único que marcou fortemente a sua infância. A viver em Istambul, este possui uma peculiar filosofia culinária, baseada nos conhecimentos e sabedoria ancestrais dos gregos e turcos.
Sem ver o avô desde os sete anos de idade, Fanis fica eufórico ao saber que este decide regressar à Grécia após tantos anos. A sua iminente visita torna-se num acontecimento muito especial na vida de Fanis.
Mas um telefonema a anunciar a doença súbita do avô irá alterar tudo. Fanis parte imediatamente para junto do avô, ao mesmo tempo que embarca numa viagem muito especial, a do seu passado.

Realização: Tassos Boulmetis
Actores: Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis, Renia Louizidou, Stelios Mainas, Tamer Karadagli, Basak Köklükaya, Tassos Bandis, Markos Osse

Grécia/Turquia, 2003

ESTREIAS DA SEMANA

RITMO E SEDUÇÃO
O regresso de António Banderas, agora na pele de Pierre Dulane, um professor de dança que se disponibiliza para ensinar dança a uma escola de adolescêntes problemáticos. A principio desconfiados, os jovens vão acabando por agarrar as aulas com grande interesse. este filme é baseado num caso real.
Site Oficial em inglês: TAKE THE LEAD

Realização: Liz Friedlander
Actores: Antonio Banderas, Rob Brown, Yaya DaCosta, Alfre Woodard, Dante Basco, John Ortiz
EUA, 2006



RV - COM A CASA ÀS COSTAS
Eis como às vezes actores de talento se estragam em comédias sem grande interesse, se há casos chocantes um é o de Jim Carrey e o outro Robin Williams.
Bob Munro(Williams) troca as férias no Havai, que havia prometido à família por uma volta ao Colorado numa autocaravana com uma pintura ridícula. Afinal o que deviam ser umas férias de sonho transforman-se num engenhoso exercício de Munro para manter o emprego.

Realização: Barry Sonnenfeld
Actores: Robin williams, Cheryl Hines e Jeff Daniels

11 junho 2006

O TÚMULO DOS PIRILAMPOS


HOTARU NO HAKA - O TÚMULO DOS PIRILAMPOS
Também já em DVD uma das maiores obras primas do Anime japonês. Um filme tocante, de uma beleza extraordinária, sobre amor e amizade. A acção passa-se no Japão durante a II Guerra Mundial; Setsuko é um adolescente que perde a mãe na sequência de um bombardeamento americano. Do pai, soldado no exército Imperial, nada sabe vê-se por isso na obrigação de cuidar de Seita, a sua irmãzinha de 4 anos. Perante o abandono dos seus compatriotas tentam esquecer a fome com a luz dos pirilampos, que são a única distração de que dispõem.

Realização: Isao Takahata
Japão 1988

NEW YORK NEW YORK


NEW YORK NEW YORK

Saiu recentemente em DVD uma edição do famoso clássico de Martin Scorcese, NEW YORK NEW YORK. Um belo filme, esquecido pela Academia, mas Scorcese já está habituado, com extraordinárias interpretações de Robert de Niro e Liza Minnelli, fabulosa a cantar o tema do filme que toda a gente conhece, nem que seja pela voz de Sinatra. O DVD contém nos extras excelente documentário sobre o filme.
A relação entre um saxofonista e uma jovem cantora, na Nova iorque do pós-guerra. Francine e Jimmy vivem uma atribulada história de amor enquanto tentam levar as suas carreiras músicais o mais alto possível.

Realização: Martin Scorcese
Com: Robert de Niro, Liza Minnelli e Lionel Stander.
EUA -1977

09 junho 2006

FASSBINDER NA MALAPOSTA

Fassbinder (1945-1982)

«OS FILMES LIBERTAM A CABEÇA»
Rainer Werner Fassbinder

O Centro Cultural da Malaposta vai exibir durante os meses de Junho e Julho um ciclo de filmes do realizador alemão Rainer Werner Fassbinder. São 12 filmes rodados entre 1972 e 1981, que vão desde AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT até ao seu penúltimo filme A SAUDADE DE VERONICA VOSS. Ficaram de fora QUERELLE, o derradeiro filme e todos os outros feitos entre 1966 e 1972. Além da Malaposta também o Cinema Quarteto participa no Ciclo exibindo algumas das obras da fase final do cineasta como LOLA, UMA MULHER ALEMÃ, o anteriormente citado A SAUDADE DE VERONCA VOSS e a maratona de 15 horas da série BERLIM ALEXANDERPLATZ que será exibida entre os dias 3 e 8 de Julho.
Toda a programação do ciclo Fassbinder aqui

07 junho 2006

HARD CANDY


http://hardcandymovie.com/

E SE A CAPUCHINHO VERMELHO COMESSE O LOBO MAU...?

A estreia da semana é este excelente thriller de David Slade sobre Haley, uma encantadora adolescente que marca um encontro através da internet com fotógrafo de 32 anos. Chegam ao apartamento dele e Haley começa a beber e concorda com uma sessão de fotografias. Tudo parece correr de feição para Jeff, o fotógrafo, quando este começa a sentir as pálpebras pesadas e adormece. Quando acorda está a marrado e a rapariga exige uma confissão de todos os seus pecados passados.

Realização: David Slade
Com: Patrick Wilson, Ellen Page, Sandra Oh, Jennifer Holmes
EUA, 2005

ASTÉRIX E OS VIKINGS

ASTÉRIX E OS VIKINGS
Astérix e os Normandos é, entre as aventuras do pequeno guerreiro gaulês, uma das minhas preferidas. Foi nesse livro que se basearam os realizadores Stefan Fjeldmark e Jesper Møller para fazer este divertido filme de animação.
Os Vikings são guerreiros temíveis e muito corajosos, só têm um problema, não conhecem o medo. Como ouviram dizer que o medo dava asas, os vikings estão decididos a aprender para poderem voar. Decidem rumar até à costa gaulesa a fim de encontrar um "campeão do medo. Entretanto a aldeia de Astérix acolhe o sobrinho do chefe que ao que parece é um grande medroso.

Realização: Stefan Fjeldmark e Jesper Møller
Com vozes de: Roger Carel, Lorànt Deutsch, Sara Forestier, Jacques Frantz, Pierre Palmade, Pierre Tchernia.
França/Dinamarca, 2006

SITE EM FRANCÊS

OS AMIGOS DE DEAN E INCONSCIENTES

THE CHUMSCRUBBER - OS AMIGOS DE DEAN

Dean Stiffle (Jamie Bell) é um jovem que vive num típico bairro de vivendas da classe média americana. Um dia o seu mundo vira-se de pernas para o ar ao encontrar o seu melhor amigo Troy Johnson (Josh Janowicz), enforcado em casa, aquando de uma festa dada pelos pais deste, Dean. Ambos tinham um negócio ilegal de venda de anfetaminas. Dean vê-se agora acossado por um bando rival que para o pressionar a entregar os comprimidos deixados Troy, rapta um rapaz que eles julgam seu irmão.

Realização: Arie Posin
Com: Glenn Close, Jamie Bell, Ralph Fiennes, Carrie-Anne Moss, William Fichtner
EUA, 2005
INCONSCIENTES

«Barcelona, 1913. Alma (Leonor Watling) é talvez uma das mulheres mais modernas do seu tempo. O seu pai, o Dr. Mira (Juanjo Puigcorbé), é o neurocirurgião mais prestigiado do país. E o seu marido, o Dr. León Pardo (Alex Brendemühl) é psiquiatra.
Nesse Verão, estiveram em Viena, onde ficaram a par das escandalosas e revolucionárias teorias sobre a histeria e a sexualidade do Dr. Sigmund Freud.
Tudo começa uma tarde em que Alma chega a casa e encontra o marido a chorar. Disposto a desaparecer, León foge, deixando Alma sozinha e grávida. Salvador (Luis Tosar), o cunhado de Alma e também psiquiatra, apesar de muito mais conservador que Leon, está apaixonado por ela e por isso quando Alma lhe pede para a ajudar a encontrar o marido ele não pode dizer que não.
A única pista a seguir é a tese de León, que analisa quatro casos de histeria e sexualidade: uma actriz com a mania da perseguição, uma louca que tentou matar o marido, uma mulher com uma crise de identidade sexual e uma desconhecida que descobriu no passado um segredo terrível.
Seguindo as pistas, Alma e Salvador iniciam uma aventura à Sherlock Holmes, em que se mistura, hipnose, amor, perigo e todos os tabus imagináveis»

Realização: Joaquín Oristrell
Com: Leonor Watling, Luis Tosar, Mercedes Sampietro, Juanjo Puigcorbé, Núria Prims, Alex Brendemühl

Espanha, 2004

ESTREIAS - DOCUMENTÁRIOS

THE DEVIL AND DANIEL JOHNSTON- LOUCURAS DE UM GÉNIO
Deixando para trás os filmes de terror vamos às estreias da semana. Começo com outro género que parece estar na moda, o documentário.
Uma biografia do génio Daniel Johnston que ainda na adolescência começou a rodar pequenos filmes em super-8 e a fazer bandas-desenhadas. Manietado por uma família fundamentalista cristã, resolve fugir para o Texas. Cantor, compositor, cartoonista e maníaco-depressivo, esta é a sua biografia.

Realização: Jeff Feuerzeig
EUA-2005


MURDERBALL

Um documentário sobre um extraordinário desporto, Murderball, uma variação do Futebol Americano mas disputado por quadriplégicos em cadeiras de rodas.

«Dos ginásios do interior da América à arena olímpica de Atenas, na Grécia, "MURDERBALL – Espírito de Combate" conta-nos a história de um grupo de atletas de classe mundial como nenhum outro que já se viu na tela. Além de mostrar como dão cabo dos seus adversários, o filme dá cabo também de todo e qualquer estereótipo sobre “paralíticos” e “aleijadinhos”.
É um filme sobre família, vingança, honra, sexo (é verdade, também fazem) e o triunfo do amor sobre a perda.
Mas, acima de tudo, é um filme sobre ficar de pé, mesmo quando o nosso espírito – e a nossa espinha – foram quebrados.»

Realização: Henry-Alex Rubin e Dana Adam Shapiro

EUA-2005

06 junho 2006

A SEMENTE DO DIABO

ROSEMARY'S BABY - A SEMENTE DO DIABO

Pray for Rosemary's Baby

Ainda sob o signo do Anticristo está este A SEMENTE DO DIABO de Roman Polanski.
Um filme de terror mas que ao fim e ao cabo não tem cenas de terror. Se hoje o cinema de terror vive à base do "gore", com monstros, corpos decepados e dezenas de mortes. Neste filme o terror não há nada disso, apenas muito suspense, o terror é meramente psicológico.
Rosemary Woodhouse (Mia farrow) e o seu marido Guy Woodhouse (John Cassavetes) são um jovem casal que se muda para o edificio Dakota em Nova Iorque. Rápidamente travam conhecimento com um simpático casal de idosos que vivem no apartamento ao lado, porém tudo se complica quando a gravidez de Rosemary começa a despertar algumas atenções de gente estranha, qual será o mistério à volta do bebé?
Além da notável realização de Polanski, está também o grande trabalho soberbo dos actores; John Cassavets, Mia Farrow que além de estar magnífica neste filme também consegue um papel fenomenal no GÉNIO DO MAL onde faz de Mrs Baylock. Mas foi Ruth Gordon que conseguiu arrebatar o Oscar de melhor secundária com este filme.
Ainda uma curiosidade para quem gosta de cabalas e teorias da conspiração; Era no edíficio Dakota, onde grande parte do filme foi rodado, que vivia John Lennon quando foi assassinado, coincidencia ou maldição?

Realização: Roman Polanski
Com: Mia Farrow, John Cassavets, Ruth Gordon e Sidney Blakemer
EUA 1968

O GÉNIO DO MAL



THE OMEN - O GÉNIO DO MAL

E se você soubesse que o seu filho é a incarnação do diabo?

30 anos depois o remake de THE OMEN.
Robert Thorn (Liev Schreiber) é um jovem oficial cuja mulher (Julia Stiles) está prestes a dar à luz, infelizmente o bebé nasce morto. Ao mesmo tempo aparece-lhe um padre com uma criança cuja mãe morreu de parto. O padre convence Robert a ficar com a criança e sem a mulher saber criá-la como se fosse deles. Assim acontece, o menino recebe o nome de Damien. Mas quando comemora os seu 5 aniversário, coisas estranhas começam a contecer, e tudo parece apontar para Damien...
«Em 6/6/06, o presságio será revelado... O filho do Diabo será a maldição da humanidade!»

O filme tem estreia mundial marcada para hoje para coincidir com o dia 6:6:06
Realização: John Moore
Com: Julia Stiles, Mia Farrow, Liev Schreiber, Seamus Davey-Fitzpatrick
eua, 2006
TRAILLER
Este filme é um "remake" de um clássico de 1976 realizado por Richard Donner com Gregory peck e Lee Remick nos principais papéis. Vi o original há muitos anos e esta nova versão dificilmente conseguirá igualar a original que obteve duas nomeações para os Óscares de Hollywood vindo a conquistar a estatueta para Melhor Partitura original. Em 1978 saíria uma sequela com William Holden como Richard Thorn e finalmente em 1981 Sam Neill encarna um Damien já adulto no terceiro filme da série Omen III O Conflito Final.
THE OMEN 1976 TRAILLER


02 junho 2006

PECKINPAH EM DVD

A QUADRILHA SELVAGEM
DUELO NA POEIRA - PAT GARRETT AND BILLY THE KID

Dois grandes filmes de um cineasta maior. Uma nova edição em DVD dos dois grandes westerns de Sam Peckinpah. Em DUELO NA POEIRA, Peckinpah travou um enorme braço de ferro contra os estúdios da MGM, perdeu essa guerra e foi obrigado a montar o filme num mês, com algumas cenas que foi obrigado a cortar e que podemos agora ver neste DVD. A fita ficou por isso conhecida como "a obra maldita" do realizador. Um western belo e trágico que marcou o fim de um género muito popular na América, o género só renasceria nos anos 80 com SILVERADOado e mais tarde com IPERDOÁVEL de Clint Eastwood. Kris Kristofferson está em grande no papel do famoso fora da lei, James Coburn é o agente da lei que o persegue. O cantor Bob Dylan é Alias uma espécie de narrador que está sempre presente nas cenas principais da história. Bob Dylan é também o autor da banda sonora do filme.
A QUADRILHA SELVAGEM
A obra prima do cineasta numa edição de "ouro" em DVD. Um hino ao western e com auma fabulosa sequência final de extrema violência que tanto teve de histórica como de polémica. No entanto esta violência faz parte da estética do filme, estética essa que fez escola, basta ver Tarantino, por exemplo ou o recente ESCOLHA MORTAL de John Hillcoat. Este DVD vem coroado com excelentes extras que infelizmente e incompreensívelmente não estão legendados. É algo que eu não percebo, tenho a colecção de westerns de Sérgio Leone que infelizmente também não tem extras legendados, gostaria de saber qual a razão, será que dá assim tanto trabalho, será mais caro? Se alguém souber que me explique, eu agradeço.

01 junho 2006

ESCOLHA MORTAL

THE PROPOSITION - ESCOLHA MORTAL

Finalmente ai está o tão aguardado western à australiana com argumento escrito pelo grande Nick Cave.
Na árida paisagem do "Outback" australiano, Charlie Burns vê-se obrigado pelo agente da lei local, Capitão Stanley, a perseguir e matar o seu psicótico irmão mais velho, Arthur para assim salvar da prisão o seu outro irmão, Mickey.

Realização: John Hillcoat
Com: Tom Budge, Guy Pearce, Emily Watson, Ray Winstone
Austrália/R.Unido, 2005

AS CRIANÇAS INVISÍVEIS

CRIANÇAS INVISÍVEIS

Uma colectânea de 7 curtas-metragens, dirigida por cineastas de prestígio internacional, que narram, através da sua perspectiva pessoal, histórias únicas sobre as condições de vida das crianças na região do mundo de que são originários.
A perturbante história de MEHDI CHAREF, Tanza, retira o seu nome do herói do filme, um rapaz de 12 anos que se alista num exército de lutadores pela liberdade. O inspirado segmento de EMIR KUSTURICA, Blue Gypsy, conta a comovente história de um jovem cigano.O poderoso filme de SPIKE LEE, Jesus Children of America, conta-nos a luta de uma adolescente de Brooklyn que descobre ser a filha seropositiva de um casal de toxicodependentes.A pungente contribuição de KATIA LUND, intitulada Bilu & João, retrata um dia na vida de duas crianças com espírito de iniciativa, nas ruas de São Paulo.JORDAN SCOTT E RIDLEY SCOTT co-dirigiram o hipnótico Jonathan, escrito por Jordan, descrevendo a vida de um repórter fotográfico, cuja desesperada necessidade de escapar ao seu tormento pessoal o permite regressar à sua infância.STEFANO VENERUSO co-escreveu e dirigiu Ciro, a história de um jovem a viver entre o crime e as brincadeiras próprias da sua idade, nos bairros pobres de Nápoles.E o tocante filme de JOHN WOO, Song Song & Little Cat, segue o laço muito especial entre um órfão sem dinheiro e uma jovem rica mas perturbada.

ESTE FILME TEVE A SUA ANTESTREIA NOS CINEMAS ALVALÁXIA NUMA INICIATIVA:

STONED

STONED

Um biopic sobre os últimos dias da vida do malogrado guitarrista dos Rolling Stones. Famoso pelo estilo de vida decadente o músico foi encontrado morto a boiar na sua piscina. As verdadeiras circunstâncias da sua morte nunca foram apuradas teria sido assassinado?

Realização: Stephen Woolley
Com: Leo Gregory, Paddy Considine, David Morrissey, Ben Whishaw, Tuva Novotny,Amelia Warner
Reino Unido, 2005

EURO 2004 AMOR E FUTEBOL


THE OTHER HALF - AMOR E FUTEBOL
Decidi deixar para hoje as melhores estreias da semana. Não é que este seja muito interessante mas tem a particularidade de usar o Euro 2004 como pano de fundo para uma história de amor.
O inglês Mark surpreende a sua noiva americana Holly com uma prenda inesperada - uma viagem de núpcias a Portugal.
Mark não revela, contudo, as suas verdadeiras intenções. A lua de mel é, exactamente, na mesma altura em que Portugal acolhe o Europeu de Futebol 2004 e Mark, adepto fanático, quer assistir aos jogos da selecção inglesa.
Vamos acompanhar aos truques e às tropelias de Mark para iludir a mulher com quem acaba de se casar, só para ver os jogos de Inglaterra em Coimbra, Faro e Lisboa.

Realização: Marlowe Fawcett e Richard Nockles
Com: Danny Dyer, Gillian Kearney, Vinnie Jones, George Calil, Sebastian Dunn
Reino Unido, 2005