31 dezembro 2006

BABEL


SE QUER SER COMPREENDIDO...OIÇA!

BABEL

Em “BABEL”, um incidente trágico envolvendo um casal americano em Marrocos gera uma cadeia de acontecimentos em quatro famílias, em quatro continentes diferentes. Ligados por circunstâncias mas separados por continentes, culturas e línguas, cada personagem descobre que é a família que, em ultima análise, providencia consolo.
Nas areias longínquas do deserto Marroquino, ouve-se um tiro de espingarda – detonando uma série de acontecimentos que ligam um casal de turistas americano, numa luta frenética para sobreviver, dois rapazes marroquinos envolvidos num crime acidental, uma ama atravessando ilegalmente a fronteira para o México com duas crianças americanas e um pai de uma adolescente japonesa procurado pela policia em Tóquio.Separados por choques culturais e distâncias desiguais, cada um destes quatro grupos distintos, mesmo assim, avança tumultuosamente para um destino compartilhado de isolamento e de dor.
Em apenas poucos dias, cada um enfrentará a sensação vertiginosa de estar verdadeiramente perdido – perdido no deserto, perdido no mundo, perdido de si próprio– enquanto são empurrados para os pontos mais longínquos de confusão e medo mas também para as profundezas das relações e do amor.
Filmado em três continentes e em quatro línguas, este fascinante e emotivo filme entrelaça os lados mais pessoais com aspectos políticos mais intensos – o aclamado realizador Alejandro González Iñárritu (“21 Gramas”, “Amor Cão”) explora com um realismo esmagador a natureza das fronteiras que parecem separar a humanidade. Ao fazê-lo, ele invoca o conceito antigo de “Babel” e questiona as suas implicações nos tempos modernos: identidades incompreendidas, interpretações erradas e oportunidades perdidas de comunicação que, muitas vezes passam despercebidas, movem as vidas contemporâneas.
Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal, Kôji Yakusho, Adriana Barraza e Rinko Kikuchi fazem parte de um conjunto de actores internacionais que juntamente com actores não-profissionais vindos de Marrocos, Tijuana e Tokyo enriquecem a conquista de “BABEL” no que diz respeito à diversidade cultural e valorizam as observações intensas sobre as ligações culturais e fronteiras.

Realização: Alejandro González Iñárritu

Intérpretes: Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal, Kôji Yakusho, Adriana Barraza, Rinko Kikuchi

EUA/México, 2006
142 min

Estreia: 28 de Dezembro de 2006

O TERCEIRO PASSO


Aí está o regresso do realizador de MEMENTO e INSOMNIA numa história cheia de magia.
Nesta história cheia de surpresas e mistérios que se desenrola na época vitoriana, dois mágicos desenvolvem entre si uma terrível rivalidade que se alimenta de truques e de uma vontade insaciável de desvendar os segredos um do outro. À medida que vão avançando entre a ousadia e o desejo, o espectáculo e a ciência, e que a ambição vai vencendo a amizade que dantes os unia, vão trilhando um caminho cujos resultados só podem ser perigosos, fatais e enganadores.
Robert Angier (HUGH JACKMAN) é sofisticado, tem o dom do espectáculo, ao passo que Alfred Borden (CHRISTIAN BALE), menos elaborado, é o génio criador a quem falta o glamour na apresentação dos seus truques de magia. Começam por ser admiradores e colaboradores mútuos. Mas quando o seu principal truque corre mal, tornam-se inimigos mortais, tendo cada um deles por único desejo o fim do outro. A sua terrível concorrência vai-se tornando mais feroz truque após truque, espectáculo após espectáculo, até deixar de ter qualquer tipo de limites. Num momento em que o equilíbrio das vidas de todos os que os rodeiam é cada vez mais ténue, chegam a recorrer aos novos poderes do brilhante cientista Nikola Tesla.Por entre choques e revelações, o filme mostra um mundo fascinante, onde são postos em causa os limites mas obscuros da fé, da confiança e do possível.
Realização: Christopher Nolan
Intérprete: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie
EUA/Reino Unido, 2006
128 min
Estreia: 28 de dezembro de 2006

30 dezembro 2006

AGENTE 117

OSS117 - AGENTE 117

Egipto, 1955. Cairo é um verdadeiro ninho de espiões.
Todos desconfiam de todos, todos conspiram contra todos: Ingleses, Franceses, Soviéticos, a família do rei deposto, Farouk, que quer recuperar o trono, os Águias de Kheops, uma seita religiosa que quer tomar o poder…
O Presidente da República francesa, Sr. René Coty, envia a sua arma soberana para pôr ordem nesta barafunda à beira do caos: Hubert Bonisseur de Bath, dito Agente 117.

Realização: Michel Hazanavicius
Intérpretes: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, Aure Atika, Philippe Lefebvre
França, 2006
Estreia: 28 de Dezembro de 2006

AS TARTARUGAS TAMBÉM VOAM


AS TARTARUGAS TAMBÉM VOAM
“Quero dedicar este filme a todas as crianças inocentes do mundo – as vítimas da política de ditadores e fascistas.”- Bahman Ghobadi

Que se passará para um país como o Irão, tão reprimido por uma teocracia islãmica, ter uma tão boa cinematografia?

Numa aldeia do Curdistão iraquiano, na fronteira entre o Irão e a Turquia, os seus habitantes procuram desesperadamente uma antena parabólica para se manterem actualizados em relação à iminente invasão americana do Iraque...
Chegado de uma outra aldeia, com a irmã mais nova e o filho dela, um rapaz mutilado tem um pressentimento: a guerra está cada vez mais perto...

Realização: Bahman Ghobadi
Intérpretes: Soran Ebrhaim, Hirsh Feyssal, Avaz Latif
Título original: Lakposhtha hâm parvaz mikonand (Turtles Can Fly)
Irão/França/Iraque, 2004
Estreia: 28 de Dezembro de 2006

O PACTO



Privilégios e beleza é o que não falta na Spenser Academy, um colégio interno de New England para a elite dominante da zona. “O PACTO” conta a história dos Filhos de Ipswich, quatro jovens estudantes ligados pela aura sagrada dos seus antepassados. Sendo descendentes das primeiras famílias de colonos de Ipswich Colony por volta de 1600, todos eles nasceram com poderes especiais. Quando, de repente, um quinto descendente chega à cidade, começam a ser revelados segredos que ameaçam quebrar o pacto de silêncio que há séculos protege as suas famílias.
Realização: Renny Harlin
Intérpretes: Steven Strait, Sebastian Stan, Toby Hemingway, Chace Crawford, Taylor Kitsch, Laura Ramsey,Wendy Crewson
EUA 2006
Estreia: 28 de Dezembro de 2006

29 dezembro 2006

FUNCIONÁRIO DO MÊS

FUNCIONÁRIO DO MÊS

Zack e Vince são funcionários de um hipermercado. Embora ultra-competitivos, as suas perspectivas de carreira são bastante divergentes.
Vince (Dax Shepard) conseguiu afirmar-se como chefe de caixa e ganhou 17 vezes consecutivas o reconhecimento de “funcionário do mês”. Zack (Dane Cook), por seu lado, sempre teve uma atitude despreocupada face ao trabalho, sendo popular entre os colegas mas nunca tendo conseguido qualquer outro tipo de reconhecimento.
Com a entrada de uma nova colega, Amy (Jessica Simpson), uma loira deslumbrante com reputação de apenas sair com os “funcionários do mês”, a rivalidade entre Zack e Vince acentua-se e Zack apercebe-se que a única forma de conquistar Amy será ganhando, pela primeira vez, o prémio de “funcionário do mês.”

Realização: Greg Coolidge
Intérpretes: Dane Cook, Jessica Simpson, Dax Shepard, Efren Ramirez, Sean Whalen, Tim Bagley
EUA, 2006
Estreia: 28 de Dezembro de 2006

ESCOLA PARA TOTÓS


Tenho andado um pouco desmotivado, por isso os meus blogs têm andado um pouco preguiçosos, peço desculpa vou tentar ser mais assiduo.
Bem vamos então às estreias da semana:
ESCOLA PARA TOTÓS
Este é daqueles filmes que até pode ser muito bom, mas eu pergunto: "Quem é que vai ver um filme com um nome destes?"
Roger (Jon Heder) é um agente dos parquímetros de Nova Iorque atormentado por ansiedade e falta de auto-estima.
De forma a ultrapassar a sensação de estar a mais, inscreve-se num curso para aumentar a confiança, leccionado pelo amável e secreto Dr. P (Billy Bob Thornton). Ajudado pelo seu assistente, Lesher (Michael Clarke Duncan), este usa métodos pouco ortodoxos e por vezes perigosos, mas garante resultados: usem a sua técnica e verão como “libertam o leão dentro de si”.
Rodeado por um bando de inadaptados colegas de turma – Walsh (Matt Walsh), mortinho por sair de casa da mãe, Diego (Horatio Sanz), um verbo de encher as mãos da sua mulher, e Eli (Todd Louiso), um tipo tímido que só quer um pouco de companhia feminina – a confiança de Roger cresce rapidamente, ganhando até coragem para finalmente convidar para sair Amanda (Jacinda Barrett), por quem há muito tem um fraquinho.
Mas Roger rapidamente descobre que o Dr. P convive mal com o sucesso dos seus alunos, quando este começa a tentar destruir a sua vida pessoal e profissional. Nada é sagrado para o Dr. P, nem mesmo o objecto do afecto de Roger.
Para mostrar a Amanda a verdadeira personalidade de Dr. P, Roger tem de pedir ajuda aos seus novos amigos e encontrar uma forma de o vencer no seu próprio terreno.
Realização: Todd Phillips
Intérpretes: Billy Bob Thornton, Jon Heder, Michael Clarke Duncan, Jacinda Barrett, Horatio Sanz
EUA, 2006
Estreia: 28 de Dezembro de 2006

26 dezembro 2006

JAMES BROWN - LIVING IN AMERICA

Começou a sua carreira músical durante os anos 50 e bem cedo lançou o seu primeiro grande sucesso, "Please Please Please". Explosiva e sensual a sua música cedo convenceu os americanos, tornando-se um grande ídolo entre a comunidade afro-americana. A sua popularidade é tal que em 1968, após o assassinato de Marthin Luther King, é uma das vozes que consegue acalmar a fúria da comunidade negra que já preparava motins e outros disturbios. Mais tarde seria esssa mesma comunidade que o criticaria pelo seu apoio ao presidente Nixon. Hoje em dia será que existiria rap ou hip-hop sem ele? O certo é que influenciou o funky, sendo referência para músicos como George Clinton, Mick Jagger ou mesmo para Michael Jackson, antes de este se transformar no humanóide dos dias de hoje.
Irónicamente foi um dos seus subprodutos, o Disco Sound, que o fez cair no esquecimento no fim da década de 70. A sua ressurreição deu-se já nos anos oitenta através do cinema. Primeiro no filme de John Landis THE BLUES BROTHERS, onde aparece no papel do Reverendo Cleophus James. Ao lado dele no filme aparecem outras grandes lendas da música americana como Cab Caloway, Ray Charles, Aretha Franklin ou Steve Cropper. Em 1985 regressa ao cinema contribuindo com o tema "Living in America" para a banda sonora de ROCKY IV onde também aparece. A volta cinematográfica fica completa com mais uma referência; O tema "I Feel Good(I Got you)" regressa às playlists das rádios após aparecer numa das grandes cenas do filme BOM DIA VIETNAME de Barry Levinson.
Apesar do seu carisma e das actuações explosivas em palco, a sua reputação foi várias vezes abalada por alguns escândalos causados por abusos de droga e violência conjugal. Apesar de tudo a sua carreira continuava em alta quando foi interrompida na manhã do dia de Natal de 2006, deixando a meio uma torrneé pelos Estados Unidos que passaria por um concerto de ano novo em Nova Iorque.

23 dezembro 2006

FELIZ NATAL

Olá a todos, eu e aqui o meu amigo Jack, queremos desejar a todos os visitantes do Cinema paraíso:

UM FELIZ NATAL!

21 dezembro 2006

DÉJÀ VU

DÉJÀ VU
Descobre se o que sentes é um truque da tua mente ou realidade arrepiante.

Todos nós já tivemos a inquietante experiência de “déjà vu” – aquela lembrança súbita quando nos cruzamos com alguém que sentimos que conhecemos a vida inteira ou reconhecemos um lugar mesmo que nunca tenhamos estado lá. E se estas sensações forem de facto avisos vindos do passado ou pistas para o futuro?
Na mais recente e fascinante aventura de acção produzida por Jerry Bruckheimer e realizada por Tony Scott, com argumento de Terry Rossio & Bill Marsilii, é um “déjà vu” que inesperadamente guia o agente ATF Doug Carlin (DENZEL WASHINGTON) para uma investigação que o conduz a um crime devastador.
Destacado para recolher provas após um rebentamento de uma bomba que gera uma explosão catastrófica num "ferry" em Nova Orleães, Carlin está prestes a descobrir que aquilo que muitos acreditam estar somente nas suas cabeças é, de facto, algo muito mais poderoso – que o leva numa corrida alucinante para salvar centenas de pessoas inocentes.

Realização: Tony Scott
Intérpretes: Denzel Washington, Val Kilmer, Paula Patton, James Caviezel
EUA, 2006
Estreia: 21 de Dezembro 2006

20,13

20,13
A MULHER DE PEDRO SABE O SEGREDO. E VOCÊ?

Norte de Moçambique, 24 de Dezembro de 1969. Uma patrulha percorre a picada, de regresso ao aquartelamento, trazendo um prisioneiro. Percebe-se que estão fatigados, que avançam sob um calor sufocante, mas apesar disso, estugam o passo. E não é só por causa do perigo que estão ansiosos por voltar ao quartel, é também porque não é um dia qualquer: estamos nas vésperas de Natal e há festividades em perspectiva. Para que não se sintam tanto as saudades. Uma farra, para iludir a tristeza de estar longe e, por umas horas, tentar esquecer a guerra, "contando" com a trégua tácita, normalmente respeitada no dia de Natal.
Mas, desta vez, não será um dia tranquilo. E os primeiros sinais de tensão têm pouco a ver com a guerra. São conflitos privados, que começam com a chegada de um helicóptero, onde, além do capelão que vem celebrar a missa de Natal, vem também uma mulher – a esposa do Capitão. Uma mulher atraente, com uma personalidade forte, e com uma relação muito complicada com o marido. E a quem o Alferes não consegue ficar indiferente. Mas todos fazem um esforço para manter as aparências. Para não estragar a noite de Natal. Que se transforma num pesadelo, pouco depois de começarem as festividades. O prisioneiro é encontrado morto na sua cela. Assassinado. Não se sabe porquê, nem por quem. Depois, subitamente, a escuridão é rompida por uma sucessão de explosões. Em vez da esperada trégua, o quartel é alvo de um ataque violento e prolongado.
Durante essa noite, a violência da guerra cruzar-se-á com a violência das paixões, e a coragem para desafiar a morte, com o medo para enfrentar a vida. E alguns segredos não resistirão ao nascer do dia.

Realização: Joaquim Leitão
Com: Marco D'Almeida, Adriano Carvalho, Carla Chambel, Maya Booth, Ivo Canelas, Angélico Vieira
Portugal, 2006
Estreia: 21 de Dezembro de 2006

AMOR SUSPEITO

LA MOUSTACHE: AMOR SUSPEITO

E se, um dia, você decidisse mudar radicalmente o seu visual, que não mudava há séculos e ninguém reparasse? Foi o que aconteceu a Marc Thiriez (Vincent Lindon) que decidiu rapar o bigode que possuía há anos. O problema é que ninguém reparou, ou fingiram não reparar, nem a própria mulher.
Realização: Emmanuel Carrere
Intérpretes: Vincent Lindon, Emmanuelle Devos, Mathieu Amalric, Hippolyte Girardot, Cylia Malki, Macha Polikarpova, Fantine Camus
França, 2005
Estreia: 21 de Dezembro 2006

UM VIZINHO A APAGAR

Ainda faltam uns dias para o fim do ano. Até lá ainda vão estrear mais 6 filmes, todos eles serão ainda elegíveis.
Quanto às estreias de hoje começo pela mais fraquita:


UM VIZINHO A APAGAR
Realização: John Whitesell
Intérpretes: Matthew Broderick, Danny Devito, Kristin Davis, Alia Shawkat, Dylan Blue, Kristin Chenoweth
EUA, 2006


Este Natal, quando as luzes se acendem… os ânimos incendeiam-se!

Para o optometrista Steve Finch, que vive em Cloverdale no estado de Massachusetts, nada se pode comparar à gloriosa época de Natal.
E, durante muitos anos até hoje, ele vem cumprindo as tradições de Yuletide à risca, mesmo à custa dos protestos da sua mulher, filha e filho.
O super organizado Steve tem na sua agenda tudo o que há a fazer e a comprar para as festas do mês de Dezembro.
Mas, a felicidade de Steve é subitamente destruída, quando o vendedor de automóveis, Buddy Hall, vem morar para a casa ao lado.
Rapidamente este novo vizinho começa a minar o domínio de Steve como “Rei do Natal”, decorando a casa com tantas luzes que a sua luminosidade pode ser visível do espaço.
E, motivado pelo sucesso dessa mega decoração, ele resolve construir no jardim a cena da manjedoura com animais verdadeiros: com o burro, a vaca, o cordeiro e até um camelo importado do deserto.
E a festa continua para desespero do ciumento e meticuloso Steve.
Não tarda nada a guerra é declarada entre estes dois vizinhos que desejam festejar o Natal cada um à sua maneira...

20 dezembro 2006

O MELHOR FILME DE 2006

2006 está a chegar ao fim, esta é, sempre, a altura de fazer as habituais retrospectivas. Assim sendo, o "Cinema Paraíso" decidiu escolher o MELHOR FILME DO ANO e para isso precisa da vossa ajuda:
Peço a todos os apreciadores de cinema que me ajudem a eleger o Melhor Filme do Ano.
Podem votar em qualquer filme que tenha estreado em sala durante o ano de 2006. Pode ser documentário, drama, músical, animação etc.
.
Regras: Podem votar num máximo de 5 filmes. Só podem ser filmes estreados em sala, através dos habituais circuitos comerciais, durante o ano de 2006. Ficam excluídos ciclos temáticos, festivais de cinema e filmes estreados directamente em DVD.
Serão aceites todos os votos que derem entrada até 25 de janeiro.
.
Para vos ajudar tenho aqui ao lado uma lista, ainda incompleta, daqueles que eu achei serem os principais filmes de 2006. A lista é apenas orientadora, podem votar em filmes que não constem nela desde que respeitem as regras anteriores.
.
Os filmes O LEOPARDO e PROFISSÃO REPÓRTER, apesar de reposições, estão incluídos entre os elegíveis pois são cópias restauradas e passaram pelos circuitos de distribuição normais.
.
Podem deixar os vossos votos na caixa de comentários ou então se preferirem podem votar por email: papagueno@gmail.com
Conto com a vossa ajuda, obrigado.

18 dezembro 2006

O CREPÚSCULO DOS DEUSES

Um dos maiores clássicos de sempre, uma visão terrível da própria industria cinematográfica que cria e mata estrelas enquanto o diabo esfrega um olho.
Gloria Swanson é arrebatadora neste filme, que até podia ser o papel sobre a sua vida. Tal como Norma Desmond, Glória foi uma estrela do cinema mudo e que tal como as suas colegas passou as mesmas dificuldades na transição para o sonoro e à semelhança da sua personagem também ela tinha caído no esquecimento. Há uma magnífica cena em que Norma faz uma partida de bridge com alguns avtores veteranos(Buster Keaton, Anna Q. Nilsson ou H.B. Warner) também já arrumados na prateleira de Hollywood
Norma Desmond, antiga glória do cinema mudo, vive na amargura do esquecimento a que foi votada numa velha mansão obcecada com o regresso às luzes da ribalta. Joe Gillis(William Holden) é um argumentista fracassado que perseguido por credores se refugia em casa da actriz e vai alimentar os sonhos dela. Com Gillis vai sonhando com a perspectiva de um grande filme sob a direcção de Cecil B. DeMille e acaba por se apaixonar pelo argumentista...
Vi este filme pela primeira vez na televisão, ainda era menino. Nunca esqueci a cena de abertura, que na altura me impressionou muito; A história é narrada em flashback por Gillis que descreve o momento em que polícia e jornalistas irrompem pela mansão e descobrem o seu próprio cadáver a boiar na piscina. Ver Trailer

O cast é um pouco curioso pois há muitos actores a fazer o seu próprio papel, incluindo o realizador Cecil B. DeMille que viu o seu estúdio ser "invadido" enquanto rodava SANSÃO E DALILA.
Billy Wilder dirige Swanson e Holden com grande mestria, o ambiente é escuro e muito tenso como um bom film noir. Para este ambiente, muito contribui o aspecto da velha mansão de Norma. Produtor, realizador e co-argumentista de SUNSET BOULEVARD, Wilder contrlou toda a fase de produção do filme, incluindo a escolha dos actores. Holden foi uma terceira escolha, embora relutante, Wilder, aceitou o actor e Holden foi contemplado com a sua primeira nomeação para um oscar, ambos se tornaram grandes amigos e rodaram mais alguns grandes filmes juntos.

Realização: Billy Wilder
Intérpretes: Gloria swanson, William Holden, Erich Von Stroheim, Nancy Olson e Fred Clark.
Fotografia: Preto e Branco
EUA, 1950

16 dezembro 2006

O VELHO CINEMA

Ainda me lembro quando havia pequenos documentários antes dos filmes.
Ainda me lembro quando não havia telemóveis a interromper as sessões.
Ainda me lembro quando havia cinemas fora dos grandes centros comerciais.
E ainda me lembro, também, do tempo em que se ia ao cinema para desfrutar do prazer de ver um bom filme e não para beber colas e comer pipocas.
E para vocês, cinema com ou sem pipocas?
Respondam ao inquérito aqui ao lado.

15 dezembro 2006

O ADEUS A PETER BOYLE

O actor Peter Boyle, que interpretava o pai de Raymond na série "Everybody loves Raymond" (em exibição na SIC Comédia), morreu no passado dia 12, aos 71 anos. O actor norte-americano, além dos problemas cardiacos de que sofria, lutava já há 10 anos contra o cancro, a combinação dos dois matou-o. Peter Boyle interpretou Frank Barone na série EVERYBODY LOVES RAYMOND. Versátil tanto em papéis cómicos como dramáticos, o actor americano fez de monstro na comédia YOUNG FRANKENSTEIN, de Mel Brooks. Participou em TAXI DRIVER, de Martin Scorsese, ao lado de Robert De Niro e Jodie Foster. Foi também o pai de racista de Billy Bob Thorton em MONSTERS BALL: DEPOIS DO ÓDIO.

13 dezembro 2006

ERAGON

ERAGON
Natal parece ser sinónimo de cinema de fantasia e aventuras, assim foi há uns tempos atrás com a trilogia de O SENHOR DOS ANÉIS, este ano e, na mesma linha, temos ERAGON. Sempre adorei este tipo de filmes que combinam fantasia com aventura, infelizmente nem sempre a qualidade é a melhor, deste ainda só vi o trailer e gostei, além disso andam por lá Jeremy Irons e John Malkovitch.
Houve um tempo em que o mundo vivia em paz protegido por guerreiros cavalgando poderosos dragões. Já são apenas lenda. Mas um dragão volta a nascer e um jovem conduzirá o seu povo à liberdade…
Para defender as suas terras e o seu povo do cruel Rei Galbatorix, Eragon torna-se um Cavaleiro do Dragão e reúne um exército para o combater. Arrastado para um mundo de magia e poder, acaba por descobrir que poderá salvar –ou destruir – um Império…

Realização: Stefen Fangmeier
Intérpretes: Edward Speleers, Sienna Guillory, Djimon Hounsou, Jeremy Irons, John Malkovich, Garrett Hedlund, Rachel Weisz
EUA, 2006
Estreia: 14 de Dezembro de 2006

ARTHUR E OS MINIMEUS


Artur, apenas com 10 anos de idade, já tem muito em que pensar: uma empresa construtora está prestes a ficar com a casa da sua avó…e ele não vai ficar pendurado à espera que os pais ou os avós resolvam o problema!Talvez a solução esteja no tesouro do avô, que está escondido algures, “no outro lado”, na terra dos Minimeus…As criaturas que habitam este mundo têm apenas cerca de 2 milímetros de altura e vivem em perfeita harmonia no seu ambiente.
Artur aventura-se pelo mundo dos Minimeus, onde conhece a Princesa Selénia e o irmão, Betameche. Juntos, eles irão procurar o tesouro que poderá salvar a sua avó.
Segue-se uma aventura cheia de acção, perigos e mistérios, até à cidade proibida governada pelo malvado M, “O Maléfico”.
Adaptado de um livro escrito pelo próprio Besson, Arthur é, segundo anuncia o realizador de O QUINTO ELEMENTO, o seu último filme. Será que ele acredita nisso? Não duvido que se Arthur tiver sucesso ele regresse com o segundo livro da série: "Arthur e a Cidade Proíbida".
Como sempre aconselho; Sempre que não tenham filhos vejam a versão original, não só porque tem Robert De Niro, Madonna, David Bowie e Harvey Keitel, mas também porque a versão portuguesa tem a irritante Floribela, Luciana Abreu e o não menos irritante Pedro Granger, safa-se só o Pacman.
Realização: Luc Besson
Vozes de: VO - Madonna, David Bowie, Snoop Dogg, Mia Farrow, Freddie Highmore, Penny Balfour, Robert de Niro, Harvey Keitel e Emilio Estevez.
VP - Luciana Abreu, André Raimundo, Pedro Granger, Pacman, Rita Blanco, Rui Mendes, José Pedro Vasconcelos.
EUA/França, 2006
Estreia: 14 de dezembro de 2006

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

THE HOLIDAY - O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

Amanda (Cameron Diaz) e Iris (Kate Winslet) são duas mulheres desiludidas com o amor. amanda vive na Califórnia e Iris em Inglaterra, as duas conhecem-se através da internet e decidem trocar de casas durante as férias. Apesar da idéia inicial de partirem para lugares desconhecidos para estarem longe dos homens, ambas vão descobrir o amor.

Realização: Nancy Meyers
Intérpretes: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black, Eli Wallach, Ed Burns, Rufus Sewell
EUA, 2006
Estreia: 14 de Dezembro de 2006

12 dezembro 2006

MARTIN SCORSESE

DESAPARECIDO

A propósito da morte de Pinochet lembrei-me de aconselhar um excelente filme, que penso que deve andar por aí em DVD.

Realização. Costa-Gravas
Intérpretes: Jack Lemmon e Sissy Spacek
EUA, 1982

Um dos melhores filmes da fase americana de Costa-Gravas que conta a história de um pai desesperado(Jack Lemmon) que parte para o Chile em busca o filho desaparecido. Costa-Gravas é um realizador polémico, nos seus filmes mais políticos adora meter o dedo na ferida. Em DESAPARECIDO, Gravas aponta o dedo à América, sempre arvorada em grande defensora dos ideais de democracia e liberdade mas que ajudou a colocar no poder um dos mais sanguinários ditadores do século XX.

Ed Horman (Jack Lemmon) é um americano típico, conservador e amante da sua pátria, porém todo o seu mundo é abalado ao saber que o seu Charlie (John Shea) desapareceu durante o golpe militar de Pinochet no Chile. Ao ver que as autoridades americanas nada fazem para o ajudar decide partir para o Chile onde se vai juntar à sua nora Beth (Sissy Spacek) para assim tentar saber algo mais do destino de Charlie. Para Ed vai-se tornando cada vez mais evidente o envolvimento americano no golpe e devido a isso, as autoridades do seu país vão apresentando cada vez mais obstáculos à sua investigação. Jack Lemmon que nos habituou aos seus papeis cómicos, tem aqui um dos poucos poucos papéis cómicos da sua carreira, tanto ele como Sissy Spacek foram noemados para a categoria de melhor Actor e melhor actriz pelos seus desempenhos neste filme. Deste filme, que já vi há uns bons anitos atrás, recordo a cena mais marcante; Quando Ed e beth entram no estádio que serve de campo de concentração dos prisioneiros políticos do regime à procura de Charlie. Ambos percorrem o recinto gritando o nome de Charlie, à sua volta estão milhares de "Charlies" que já sem esperança aguardam que outros decidam o seu destino.
CITAÇÃO:
Embaixador Americano para Ed: «Let's level with each other, sir. If you hadn't been personally involved in this unfortunate incident, you'd be sitting at home complacent and more or less oblivious to all of this. This mission is pledged to protect American interests, our interests.»

07 dezembro 2006

HAPPY FEET


HAPPY FEET

E aí está um dos grandes filmes filmes deste Natal, talvez embarcando no êxito de A MARCHA DOS PINGUINS, este HAPPY FEET é seguramente um dos melhores e mais divertidos filmes de animação do ano.
Na longínqua e fria Antárctida os pinguins cantam belas canções de amor, quando duas canções combinam, esse par fica junto para toda a vida. Mumble é um pinguin que nasce com um grave problema na sua sociedade, não sabe cantar mas é um excelente bailarino. Na sociedade dos pinguins, tal como na dos homens, as diferenças não são respeitadas e o pobre Mumble abandona os seus para ir descobirir o mundo. Pelo caminho encontra outro grupo de pinguins de uma espécie diferente que ficam maravilhados com o seu dom para o sapateado. Um filme muito divertido com a brilhante voz de Robin Williams, no papel de um pinguin com sotaque hispânico que canta uma delíciosa versão de "My Way" de Sinatra. Um bom filme para ir ver com os miúdos.
Realização: George Miller
Vozes, Versão Original: Robin Williams, Hugh Jackman, Elijah Wood, Nicole Kidman, Brittany Murphy.
Versão Portuguesa: Tiago Retré, Carlos Rodrigues, Patrícia Bull, Rebeca Belo, Sandra de Castro, Paulo Oom.
EUA/Austrália, 2006
Estreia: 7 de Dezembro de 2006

O NASCIMENTO DE CRISTO

O NASCIMENTO DE CRISTO

Os filmes de Natal já aí estão, por isso guardei para hoje duas estreias de Natal.
No caso de O NASCIMENTO DE CRISTO a sinopse é desnecessária. Desde há dois mil anos que toda a gente, crentes e ateus, conhece esta história. Até para um agnóstico como eu a história de Cristo exerce um enorme fascínio. Sei que não sou o único, Pasolini, agnóstico confesso, fez um dos mais belos filmes de sempre sobre a vida de de Cristo: O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS.
No papel de Maria está Keisha Castle-Hughes, uma talentosa actriz australiana de 16 anos que muito me fascinou em A ENCANTANDORA DE BALEIAS. No papel de José está Oscar Isaac, um guatemalteco completamente desconhecido para mim. Ainda não vi o filme mas já li algumas criticas mázinhas, não sei se vou ver mas será um bom filme para ir ver com a família neste Natal.

Realização: Catherine Hardwicke
Intérpretes: Keisha Castle-Hughes, Oscar Isaac, Ciaran Hinds, Shaun Toub
EUA, 2006
Estreia: 7 de Dezembro de 2006

06 dezembro 2006

ALEX

ALEX

Alex é uma mulher independente, selvagem e indomável que gosta dos homens e da vida. Alex tenta conseguir a custódia do seu filho, Xavier.
Para viver, Alex trabalha num mercado e em obras com Karim. E recupera sozinha uma casa em ruínas numa aldeia abandonada, na esperança de um dia aí viver com o filho. Estas paredes que reconstrói com as suas mãos é a sua própria vida que ela remenda, recupera, tenta que fique de pé outra vez.
Melhor Filme Europeu do Festival de San Sebastien e apresentado nos Festivais de Turim, Sevilha e Marraquexe

Realização: José Alcala
Intérpretes: Marie Reynal, Lyes Salem, Adrien Ruiz, Eric Savin, Liliane Rovere
França, 2005
Estreia: Dia 7 de Dezembro

SAW3

SAW3

Sofrimento? Ainda não viram nada.
Jigsaw desapareceu. Ajudado pela sua aprendiz Amanda, conseguiu uma vez mais espalhar o terror numa pequena comunidade com uma série de jogos brutais e evadir-se das autoridades sem deixar rasto.
Lynn, uma médica, é raptada à saída do hospital e levada para um armazém abandonado onde é apresentada a Jigsaw – que se encontra às portas da morte. À médica, é-lhe pedido que mantenha o psicopata vivo até Jeff, outra vítima de Jigsaw, completar o seu “jogo”.
Mas Lynn está longe de imaginar que ela própria é uma peça principal naquele que poderá ser o derradeiro jogo de Jigsaw...
Depois do sucesso de "SAW" e "SAW 2", chega finalmente aos cinemas mais um episódio de um dos mais bem sucedidos "franchises" do cinema de terror dos últimos tempos.
Realização: Darren Lynn Bousman
Intérpretes: Tobin Bell, Shawnee Smith, Angus MacFadyen, Dina Meyer, Kim Roberts, Bahar Soomekh
EUA, 2006
Estreia no dia 7 de dezembro de 2006

02 dezembro 2006

BORAT...

BORAT: APRENDER CULTURA DA AMÉRICA PARA FAZER BENEFÍCIO GLORIOSO À NAÇÃO DO CAZAQUISTÃO

Um título absolutamente impronunciavél, um filme completamente ultrajante, louco, delirante, irreverente e hilariante, assim é Borat.
Borat é um repórter do Cazaquistão enviado para os EUA para fazer uma reportagem sobre o "maior país do mundo", ao chegar à América, Borat, parece estar mais interessado em conhecer a actriz Pamela Anderson do que no seu documentário.

Realização: Larry Charles
Intérpretes: Sacha Baron Cohen, Ken Davitian, Luenell e a própria Pamela Anderson.
EUA, 2006
Estreado no dia 30 de Novembro de 2006

01 dezembro 2006

A RAÍNHA

THE QUEEN: A RAÍNHA

"God save the Queen" diziam, com ironia, os Pistols nos anos setenta. Mas parece que, afinal a raínha sempre é um ser humano. Stephen Frears está de volta com THE QUEEN um grande filme, que serve também de ajuda para os britânicos exorcisarem o fantasma de uma das grandes tragédias daquela nação, a morte da Princesa Diana. Este é, sem dúvida, o melhor Frears desde ALTA FIDELIDADE (2000). Com Michael Sheen no papel do P.M. Tony Blair e uma das grandes senhoras do cinema inglês; Helen Mirren no papel da Raínha Elizabeth II. Por curiosidade, Mirren, interpreta Isabel II logo após à série, também biográfica, sobre a outra raínha Isabel I de Inglaterra. O filme relata os dias que sucederam à morte da princesa Diana e os esforços entre a corôa e o PM para distinguir o que era a tragédia pessoal de uma família e a premente busca do público Inglês por demonstrações públicas do luto real.
O filme de Stephen Frears estreia esta semana e, ao lado do BORAT, de que falarei amanhã, recebe a menção honrosa de: O Filme da Semana.

Realização: Stephen Frears
Com: Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Sylvia Syms
Reino Unido/França/Itália, 2006
Estreado a 30 de Novembro de 2006

POR ÁGUA ABAIXO



Da DreamWorks Animation e Aardman Features as equipas responsáveis pelo sucesso mundial “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem”, chega-nos a comédia em animação computorizada “Por Água Abaixo”.
Misturando o estilo que caracteriza a Aardman com personagens em animação computorizada de última geração da DreamWorks, este filme é uma comédia tresloucada passada no “piso inferior” das ruas de Londres.
Roddy é, decididamente, um rato de alta-roda, que vive uma vida de animal de estimação mimado num apartamento chique em Kensington, equipado com dois hamsters-mordomos, Gilbert e Sullivan.
No entanto, quando um vulgar rato de esgoto chamado Sid sai em jorro do lavatório, congratulando-se por ter ganho o jackpot, Roddy concebe mil e um esquemas elaborados para se libertar da peste, nomeadamente atraindo-o ao “jacuzzi”…
Sid pode ser um saloio ignorante, mas não é parvo, e deste modo é Roddy quem dá consigo despejado pelo cano abaixo para o reboliço dos esgotos de Ratopolis.
Aí, Roddy conhece a empreendedora Rita, que trabalha nos esgotos no seu fiel barco, o Jammy Dodger. Roddy quer sair dali de imediato - ou antes, se possível -, Rita quer ser compensada pelo seu trabalho, e, por falar em trabalho, Sapo (Toad), uma vil criatura - que ‘roialmente’ despreza todos os roedores - quer vê-los fritos… literalmente!
Toad envia os seus dois desafortunados rato-escravos, Spike e Pálido, para tratarem do assunto. Mas, quando estes falham, Toad não tem outra escolha senão mandar vir, directamente de França, o seu primo —esse temido mercenário, La Rã.

Realização: David Bowers e Sam Fell
Vozes: VO - Hugh Jackman, Kate Winslet, Ian McKellen, Andy Serkis, Bill Nighy, Jean Reno
VP - Rui Paulo, Nuno Markl, Flávia Gusmão, Fernando Luis, Adriano Luz, António Montez, Carlos Freixo
EUA/Reino Unido, 2006
Estreado a 30 de Novembro de 2006