29 setembro 2006
GALACTICA EM DVD
Pois foi a pensar nos nostálgicos como eu que alguém decidiu passar a série para DVD e parece que já está à venda.
As doze colónias humanas estão em vias de assinar um tratado de paz com os seus inimigos robóticos, os Cylons. Enquanto se preparam para festejar a paz são traídos e as colónias completamente dizimadas. Todas as naves de guerra humanas são destruídas, excepto a Galactica que liderada pelo Comandante Adama consegue reunir um combioi de naves de carga para evacuar os sobreviventes. A partir daí vão errando pelo espaço tentando escapar aos ataques dos Cylons enquanto procuram o planeta mãe, um lendário planeta chamado Terra.
27 setembro 2006
A SENHORA DA ÁGUA
A SENHORA DA ÁGUA
Como grande fã de Shyamalan há muito que ansiava por um novo filme, LADY IN THE WATER, tem sido arrasado pela crítica americana. Depois de filmes como O SEXTO SENTIDO ou A VILA, acho que Shyamalan não deve saber fazer filmes maus.
Segundo o realizador, a idéia deste projecto era fazer um conto de fadas para os seus filhos. Eu espero ansiosamente para ir ver e assim julgar por mim.
Cleveland Heep (Paul Giamatti) tem tentado passar despercebido por entre as lâmpadas queimadas e os vidros partidos do complexo de apartamentos Cove.
Mas na noite que irá mudar a sua vida para sempre, Cleveland encontra mais alguém a tentar esconder-se na rotina mundana dos modestos edifícios – uma mulher misteriosa chamada Story (Bryce Dallas Howard), que tem vivido nas passagens debaixo da piscina.
Cleveland acaba por descobrir que Story é na realidade uma “narf” – uma criatura semelhante a uma ninfa, pertencente a uma história de encantar épica e que tem sido perseguida por criaturas malévolas, determinadas a impedir que ela regresse ao seu mundo.
Realização: M. Night Shyamalan
Com:Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Cindy Cheung, Jeffrey Wright
EUA, 2006
ONDAS INVISÍVEIS"Ondas Invisíveis" é um melancólico e violento thriller que retrata a fuga do desesperado Kyoji depois de matar a amante, Seiko. Seiko era também a mulher do chefe de Kyoji, Wiwat, que ao descobrir que ela o traía, contrata Kyoji para a matar.
Num cruzeiro para a Tailândia, onde Kyoji planeia ir para se esconder, conhece a bela e misteriosa Noi. Ela cativa de imediato Kyoji, mas as suas vidas já se encontram entrelaçadas de uma maneira que ele nunca imaginará.
Kyoji é dominado pela culpa dos seus actos e parece que até o seu ambiente o está a castigar. Não só a sua viagem para Phuket é apimentada por um silêncio ameaçador, mas quando chega à Tailândia os seus problemas tornam-se ainda mais mortíferos.
Kyoji cedo descobre a verdade sobre Noi, enquanto luta para sobreviver ao homem que o seu chefe enviou para o matar, bem como à culpa que originou esta viagem.
Kyoji eventualmente regressa a casa… irritado, magoado, vivo e à procura de vingança.
Realização: Pen-Ek Ratanaruang
Actores: Tadanobu Asano, Hye-jeong Kang, Eric Tsang, Toon Hiranyasap
Tailandia/ Holanda, 2006
ARMADILHA EM ALTO MARVem rotulado como uma sequela de OPEN WATER, um filme baeado num acontecimento real sobre um casal de mergulhadores que é acidentalmente abandonado em alto mar. Os dois vão ter que enfrentar tubarões, medusas e até moreias enquanto desesperam pelo salvamento.
Em ARMADILHA EM ALTO MAR, um grupo de amigos, durante um passeio de barco, decide dar um mergulho, quando tentam regressar ao barco, reparam com horror que se esqueceram de baixar a escada e não há nenhuma maneira de subirem a bordo. Para complicar tudo, Amy além de ter medo de água, deixou a bordo Sarah, a sua filha bebé.
Realização: Hans Horn
Com: Susan May Pratt, Richard Speight Jr, Niklaus Lange, Ali Hillis
Alemanha, 2006
CLERKS 2
Eu sei que não de ve ser fácil arranjar um título em portugês para os filmes mas, também bolas, há alguns completamente ridículos. Quanto ao filme é o seguimento de CLERKS(1994), filme que acabaria por resultar numa série de televisão. No primeiro episódio Dante Hicks (Brian O' Halloran) e Randal Graves (Jeff Anderson) trabalham numa loja de conveniência e o seu lema é o Cliente nunca tem razão, pois fazem tudo para irritar os clientes e passam a vida a falar de música, cinema e sexo.
Esta sequela apanha o mesmo par a trabalhar num restaurante de fast food. No entanto passaram dez anos e a irresponsabilidade continua, o ódio pelos clientes aumentou, mas será que vão poder finalmente começar a amadurecer?
Realização: Kevin Smith
Actores: Brian O’Halloran, Jeff Anderson, Rosario Dawson, Jason Mewes, Jason Lee, Ben Affleck
EUA, 2006
FILME DA SEMANA: SNAKES ON A PLANE
Finalmente chegaram as mother*#§%&@ snakes
Samuel L. Jackson é um agente cuja missão é proteger Sean Jones (Nathan Phillips), testemunha do assassino de um procurador de Los Angels. Samuel deve transportar Sean até ao tribunal de L.A para este prestar testemunho. Só que os criminosos não estão dispostos a que eles atinjam o seu destino e assim optam por colocar a bordo do avião uma carga de serpentes altamente venenosas. O argumento é básico e sem grande imaginação, mesmo o título original nem é dos mais apelativos, Samuel Jackson passa o filme inteiro a praguejar. Portanto este tem tudo para ser um filmezinho "chunga" de série b, porque não o e? Em primeiro lugar nem tudo o que parece "chunga" o é, e há muitos filmes de série b que são bons. Mas o que tem este SNAKES ON PLANE para se tornar num filme de culto mesmo antes da sua estreia? Não sei sei que é o filme mais comentado em fóruns, sites e blogues por toda a internet. Talvez porque toda a produção do filme foi acompanhada através da da net, com algumas cenas do filme propostas pelos próprios fãs. Consta que Samuel L. Jackson ficou radiante por poder praguejar há vontade. Depois há o facto de este filme lidar com duas das maiores fobias das pessoas, cobras e andar de avião. Há também um certo fénomeno de catarse para os americanos (pós 11 de Setembro), sempre que aparece um herói que salva uma situação de perigo dentro de um avião.
Realização: David R. Ellis
Actores: Samuel L. Jackson, Julianna Margulies, Nathan Phillips, Rachel Blanchard, Flex Alexander
EUA, 2006
26 setembro 2006
JULIE ANDREWS GANHA PRÉMIO DE CARREIRA DO SCREEN ACTORS GUILD
A cerimónia é só em Janeiro, mas o SCREEN ACTORS GUILD já tem uma vencedora, a actriz Julie Andrews, que irá receber um prémio pela sua carreira no cinema. Andrews já conta com um vasto palmarés, entre os quais 3 nomeações para Oscares; VICTOR/VITORIA (1982), MÚSICA NO CORAÇÃO (1965) e MARY POPPINS (1964). Das 3 nomeações foi com MARY POPPINS que ganhou a sua única estatueta até hoje, no entanto foi com o papel de Maria, no grande clássico MÚSICA NO CORAÇÃO, que o seu nome se tornou imortal para todos os cinéfilos.
25 setembro 2006
O TESTAMENTO DO DR. MABUSE
Quando estreou O TESTAMENTO DO DR. MABUSE em 1933, fritz Lang foi chamado ao gabinete de Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, e convidado a dirigir todo o cinema alemão. Reza a história que Lang teria evocado os sues antecedentes judaicos e recusado o convite. Nessa mesma noite o cineasta foge para Paris deixando toda a sua fortuna para trás, incluindo a sua esposa, apoiante nazi de quem se virá mais tarde a separar. de Paris segue para os Estados Unidos onde vai continuar com a sua carreira de cineasta, o regresso à sua Alemanha natal só se dará no fim da década de 50, aí rodará os seus 3 últimos filmes, o seu canto do cisne será precisamente a terceira parte da trilogia do Dr. Mabuse.
A trilogia tem início em 1922 com Dr. MABUSE, DER SPIELER, onde retrata o "brilhante" génio do crime, interpretado por Rudolf Klein-Rogge. Será o mesmo actor que vai desempenhar o Mabuse, louco e internado no hospício do Dr. Baum (Oscar Beregi). Completamente louco Mabuse passa o tempo na sua cela a escrever o seu testamento criminal, Oo seja um legado terrorista de como fazer assaltos e lançar o caos nas cidades. Do outro lado da cidade o Comissário Lohmann (brilhante Otto Wernicke) está a braços com uma súbita onda de misteriosos crimes.
Realização: Fritz Lang
Actores: Oscar Beregi Sr., Rudolf klein-Rogge, Gustav Diessl e Otto Wernicke.
Fotografia: Preto e Braco
Alemanha, 1933
24 setembro 2006
GRANDES CLÁSSICOS: MACAU
Em MACAO Sternberg assina um dos maiores clássicos do "film noir" americano, com um brilhante Robert Mitchum, actor que se tornou num ícone desse género cinematográfico. Aliás é pelos actores que este filme nos "agarra", com Robert Mitchum e Jane Russel a fazer faísca nas telas, na segunda aparição cinematográfica deste par.
Nick Cochran (Mitchum) é um exilado americano que percorre vários portos do mundo. Para tentar recuperar a sua nacionalidade é incumbido de uma perigosa missão: Ajudar a capturar Lawrence Trumble(William Bendix), um famoso patrão do jogo de macau que também faz contrabando de jóias. As autoridades de Hong-Kong não o podem prender em Macau, para isso Cochran terá de levar Trumbler a ultrapassar a Milha 45 entre as duas cidades. Pelo maio está Julie Benson (Russel) a bela cantora do casino de Trumble.
Realização: Josef von Sternberg
Actores: Robert Mitchum, Jane Russel e William Bendix.
Fotgrafia: Preto e branco
EUA, 1952
ROSTOS DE HOLYWOOD II
HAUDREY HEPBURN, junto com Bergman um dos rostos mais bonitos de Hollywood.
MICHELLE PFEIFFER, vi a MULHER FALCÃO e apaixonei-me por ela.
JANE RUSSEL, Sex Bomb!
UN AÑO SIN AMOR, VENCEDOR DO GAY E LÉSBICO DE LISBOA
«O filme UN AÑO SIN AMOR, de Anahí Berneri (Argentina, 2005), abriu a décima edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa e hoje, na qualidade de vencedor na secção competitiva de longas metragens, encerra o certame, no São Jorge, pelas 21.30. Com distribuição comercial já assegurada em diversos mercados europeus, soma mais um prémio, a juntar aos já conquistados nos festivais de Bilbau, Mar de La Plata e Berlim - é a história de um ano de calvário solitário de um seropositivo, pela noite de Buenos Aires, em desespero por um amor que não encontra. Ana Zanatti, presidente do júri desta secção, além de sublinhar que sente o festival " a crescer num sentido muito positivo", termina uma semana de cinema esperando "que nos próximos anos, o festival venha a ter uma maior visibilidade e apoios para conquistar a dimensão que merece". Sobre as dez longas metragens a concurso afirma terem revelado "uma escolha criteriosa em que o tema da homossexualidade é tratado nas suas diversas vertentes, denunciando também uma sociedade onde a exclusão e a perseguição vão muito além da temática do festival". Aliás, enfatiza, "este é um dos passos em frente na qualidade dos filmes apresentados". Em causa, diz Ana Zanatti, "estão acima de tudo os sentimentos humanos de perseguidores e perseguidos, as frustrações e medos, as dúvidas e inquietações que coexistem numa sociedade complexa e tantas vezes cruel. E os filmes que conseguem mergulhar na alma humana conquistam uma universalidade que os liberta de catalogações"». Notícia gentilmente roubada ao Jornal DN.
23 setembro 2006
THE QUEEN
God save the Queen, diziam com ironia os pistols nos anos setenta, parece que afinal a raínha sempre é um ser humano.
Stephen Frears está de volta com THE QUEEN um grande filme, que serve também de ajuda para os britãnicos exorcisarem o fantasma de uma das grandes tragédias daquela nação, a morte da Princesa Diana. Sem dúvida o melhor Frears desde ALTA FIDELIDADE (2000). Para tal o elenco també ajuda, além de Michael Sheen no papel do P.M. Tony Blair também temos James Cromwell e uma grande senhora do cinema britânico Helen Mirren no papel da Raínha Elizabeth II, curiosamente logo a seguir a interpretar Elizabeth I para uma série de televisão, que penso que passou pela RTP.
O filme relata os dias que sucederam à morte da princesa Diana e os esforços entre a corôa e o PM para distinguir o que era a tragédia pessoal de uma família e a premente busca do público Inglês por demonstrações públicas do luto real.
A RAÍNHA, deve ser este o título em português do filme (com os nossos tradutores nunca se sabe) deve estrear em Portugal no início de 2007, uma piscadela de olho aos Óscares?
Realização: Stephen Frears
Actores: Helen Mirren, James Cromwell, Michael Sheen e Sylvia Syms
Inglaterra, França e Itália, 2006
22 setembro 2006
O PERFUME
É o novo filme de Tom Tykwer, autor de obras como HEAVEN , TRUE ou o fabuloso CORRE LOLA CORRE. Desta vez, o realizador alemão, traz-nos uma grande adaptação do famoso "best seller" de Patrick Süskind, "O Perfume".
Jean-Baptiste Grenouille, nasceu sem cheiro, mas conseguiu desenvolver um sentido de olfacto superior que lhe permite criar os melhores perfumes do mundo. No entanto o seu trabalho sofre uma terrível viragem quando decide criar a essência perfeita.
Este filme ainda não tem estreia prevista para Portugal, esperemos que não demore muito.
Realização: Tom Tykwer
Actores: Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman e com a bela ninfeta Rachel Hurd-Wood que se estreou à 3 anos atrás com PETER PAN.
EUA, França, Espanha e Alemanha, 2006
A NOITE DOS MORTOS VIVOS
A NOITE DOS MORTOS VIVOS, DVD
Um filme de baixo orçamento, rodado em preto e branco, tornou-se num dos maiores objectos de culto de sempre do cinema de terror. Hoje talvez já não meta tanto medo, mas eu vi este filme ainda muito jovem e gaeanto que assustava, principalmente na versão a preto e branco, já fizeram uma colorida. Com este filme, o realizador George Romero, assinala aqui a sua estreia como realizador, a sua imagem ficou para sempre ligada aos filmes sobre zombies.
Um acidente com um satelite da NASA, provoca uma fuga de radiação que vai fazer "acordar" o cérebro dos mortos. Estes erguem-se das campas, numa fome insaciável de carne humana.
Barbara (Judith O'Dea) e seu irmão vão visitar a campa de um amigo da família quando são atacados por um zombie. Aterrorizada, consegue fugir e refugiar-se numa casa onde encontra Ben (Duane Jones) e um grupo de pessoas que se haviam refugiado dos mortos vivos. Juntos vão tentar resistir ao ataque dos monstros.
Realização: George A. Romero
Actores: Duane jones, Judith O'Dea e Karl Hardman
EUA, 1968
Fotografia: Preto e branco
21 setembro 2006
WORLD TRADE CENTER
WORLD TRADE CENTER
Depois de VOO 93 é o segundo filme a estrear sobre o 11 de Setembro. Oliver Stone gosta de meter o dedo nas feridas mais profundas dos americanos, e esta ainda está bem aberta. Conectado com a ala liberal de Hollywood, Stone, provocou um arrepio enorme nos conservadores quando anuncoiu que ia rodar um filme sobre o 11 de Setembro. Afinal o resultado agradou a toda a gente, é um filme que homenageia e glorifica o trabalho de todos aqueles que arriscaram a vida para salvar pessoas durante aquela tragédia. Se em VOO 93, houve o apoio das famílias das vítimas, em WTC os actores e realizadores puderam contar com o dos intervenientes reais da tragédia: John McLoughlin, Will Jimeno, respectivas famílias e também de alguns dos bombeiros que participaram no resgate de ambos.
Após o colapso das torres os agentes da Guarda Portuária John McLoughlin(Nicholas Cage) e Will Jimeno (Michael Pena) encontram-se presos nos destroços. O filme acompanha as tentativas de resgate dos dois e paralelamente o desespero das suas famílias sem saberem se estavam vivos ou mortos.
Apenas 20 pessoas foram resgatadas com vida do World Trade Center após o colapso das torres. Jimeno e McLoughlin foram o 18º e o 19º.
Realização: Oliver Stone
Com: Nicolas Cage, Michael Peña, Maria Bello, Maggie Gyllenhaal
EUA, 2006
O COLECCIONADOR DE OLHOS
Estão lá todos os clichés do cinema de terror: Um psicopata assassino e um grupo de adolescentes prontos a serem, cruelmente, massacrados um a um. Como eu sempre digo de filme para filme só muda o psicopata e o a maneira como os putos morrem. Mas o que seria do cinema de terror sem estes chavões?
Oito adolescentes. Um fim de semana. Um psicopata...
Oito jovens delinquentes preparam-se para um fim-de-semana de trabalho comunitário. A tarefa parece simples: limpar um hotel fechado e abandonado.
Longe estão de imaginar que o hotel não está propriamente abandonado… e que é habitado por um impiedoso psicopata.
Quando um dos jovens desaparece, os restantes vão à sua procura… e um a um, todos começam a desaparecer. Um bom divertimento para os fãs do género.
Realização: Gregory Dark
Com: Glen “Kane” Jacobs, Christina Vidal, Michael J. Pagan, Steven Vidler, Samantha Noble, Penny McNamee
EUA, 2006
COMÉDIAS DA SEMANA
Brier (Pell James), uma ambiciosa manequim, apaixona-se por um músico quando os seus caminhos se cruzam no metro de Nova Iorque. Sendo já uma modelo de sucesso em Nova Iorque, Brier decide mudar-se para L.A. para tentar uma carreira como actriz.
Com o apoio da sua mordaz agente, Carrie (Carrie Fisher) que por vezes mais parece uma segunda mãe, Brier consegue um lugar num curso muito procurado de actuação onde faz amizade com outra futura actriz, Clea (Ashlee Simpson).
Enquanto anda pela cidade à descoberta de novas tendências musicais, Brier volta a encontrar Luke (Steven Strait), um cantor e compositor que tem trabalhado arduamente durante anos mas sem contrato discográfico.
Brier e Clea decidem ajudar Luke e, sem o seu conhecimento, decidem promovê-lo de forma a que ele comece a dar nas vistas em L.A.
À medida que a imagem de Luke cresce, também aumentam as exigências da sua nova carreira. Quando Luke e Brier não podem esconder mais a faísca que sempre existiu entre eles, ambos descobrem que o preço da fama poderá ser mais alto do que alguma vez esperaram.
Realização: Meiert Avis
Com: Pell James, Steven Strait, Shannyn Sossamon, Ashlee Simpson, Carrie Fisher
EUA/Alemanha, 2005
AS CORRIDAS LOUCAS DE RICKY BOBBY
Ricky Bobby entra no mundo do automobilismo como mecânico do excêntrico piloto Terry Cheveaux (ADAM McKAY) e consegue a sua grande oportunidade quando Cheveaux decide fazer uma paragem não programada durante uma corrida para comer uma sanduíche de galinha. Ricky salta para o carro...e assim começa a sua história. Em pouco tempo, Ricky Bobby conseguiu atingir o topo do mundo. Tem tudo o que um campeão NASCAR pode desejar – Carley, uma linda mulher (LESLIE BIBB), uma mansão ao pé do lago, dois filhos, Walker (HOUSTON TUMLIN) e Texas Ranger (GRAYSON RUSSELL), um gigantesco patrocínio e uma série infindável de vitórias. Após um assustador acidente o atirar para o hospital, Ricky Bobby perde a coragem e dá inicio a uma fase negra na sua vida. O seu melhor amigo Carl leva-lhe a carreira e a mulher e Ricky Bobby regressa à sua cidade natal para viver com a mãe.
Mas Ricky não foi talhado para a vida tranquila de um pequeno lugarejo, longe das pistas. A mãe, relutantemente decide recorrer à única pessoa que ainda pode ajudar o seu filho – Reese Bobby o pai estranho e sempre ausente que ainda tem uns quantos truques na manga para convencer o filho a ultrapassar o medo de conduzir
Realização: Adam McKay
Com: Will Ferrell, John C. Reilly, Michael Clarke Duncan, David Koechner, Sacha Baron Cohen
EUA, 2006
20 setembro 2006
NOSFERATU E METROPOLIS EM DVD
NOSFERATU 1922
Reza a história que quando Murnau decidiu adoptar a obra de Bram Stoker, "Drácula", ao cinema teve alguns problemas com a viúva. O realizador alemão ainda alterou o nome das personagens, o certo é que foi processado, e o tribunal ordenou a destruição de todas as cópias. Para o bem dos cinéfilos de todo o mundo algumas escaparam.
NOSFERATU, tornou-se ao longo do tempo num enorme objecto de culto e levaria o nome do seu realizador ao reconhecimento mundial, reconhecimento que lhe permitiria mais tarde trabalhar em Hollyhood e realizar essa grande obra prima que é AURORA de 1927.
A história, todos a conhecem: Hutler (Gustav von Wangenheim) é um agente imobiliário que viaja até à Transilvânia para realizar o negócio da venda da mansão do Conde Orlok (Max Schreck) . O que ele não sabe é que o Conde é na verdade Nosferatu, um vampiro, que vai tentar fazer tudo para atrair a mulher de Hutler.
Realização: F.W. Murnau
Actores: Max Schreck, Gustav von Wangenheim e Greta Schröder
Cor: preto e Branco
Alemanha, 1922
Fime mudo
METROPOLIS 1927
Já vi várias vezes este filme e fico sempre maravilhado com os magníficos cenários da cidade futurista. Este foi o filme de ficção cientifica que infuênciou todos os outros filmes de ficção cientifica. Apesar da dita ficção, o filme versava temas bem reais de uma sociedade, que estava à beira da maior depressão económica de todos os tempos. O tema central não é mais que a luta de classes, os trabalhadores vivem em condições sub-humanas nos subterrâneos da cidade,enquanto as elites vivem no cimo da terra no conforto e no luxo. O sistema mantém a cidade a funcionar: Em cima está o cérebro e em baixo os músculos. Os trabalhadores são liderados por Maria (Brigitte Helm), uma mulher robot. Freder Fredersen (Gustav Fröhlich) é o filho do Senhor de Metropolis(Alfred Abel) que viaja até ao sub-mundo da cidade e fica chocado com o que lá vê. Apaixona-se por Maria e decide que os trabalhadores não são mais necessários para a cidade e cria uma nova robot, igual a Maria para conduzir os operários à revolta.
Realização: Fritz Lang
Actores: Alfred Abel, Gustav Frölich e Brigitte Helm
Fotografia: Preto e Branco
Alemanha, 1927
17 setembro 2006
ASSASSÍNIOS EM HOLLYWOOD
Ainda não há estreias previstas para Portugal mas estes dois filmes já andam nas bocas do mundo. Ambos os filmes são "biopics" sobre dois actores que nunca conseguiram alcançar o sucesso desejado e que foram assassínados sem que nunca se descobrir os culpados.
George Reeves era um actor que só queria ser conhecido e atingir um certo estatuto em Hollywood. Depois de 11 anos de uma carreira discreta parece que a sorte lhe começa a sorrir quando consegue o papel de Superhomem numa série de televisão. Apesar do sucesso da série, o actor nunca se conseguiria livrar do rótulo de mau actor. Em 1959 seria encontrado com uma bala no corpo na sua casa na Califórnia, tinha 45 anos. Hollywood está chocada com a morte do actor George Reeves(Ben Affleck), a polícia fica-se pelo suícidio, mas a sua mãe, Helen Bessolo (Lois Smith), não se fica convencida e decide contratar um detective privado Louis Simo (Adrien Brody) para investigar o crime. Simo não tarda a descobrir um tórrido romance entre Reeves e Toni Mannix (A fabulosa Diane Lane), a esposa de um poderoso executivo da MGM, Eddie Mannix (Bob Hoskins)...
Realização: Allen Coulter
Actores: Ben Affleck, Adrien Brody, Diane Lane, Bob Hoskins, Lois Smith e joe Spano(lembram-se dele da Balada de Hill Street?)
EUA 2006
THE BLACK DAHLIA
Do novo Brian De Palma, já muito se disse, passou recentemente por Veneza onde estava nomeado para um Leão de Ouro. A Dália Negra é baseado no livro de James Ellroy(sim, o mesmo de LA Confidencial). Ellroy apaixonou-se pelo caso do misterioso assassínio da aspirante a actriz Elizabeth Short (Mia Kirshner) , cujo corpo apareceu horrivelmente mutilado, com vestigios de agressões e violação. Até hoje nunca se descobriu o autor de tão horrível crime.
Realização: Brian De Palma
Actores: Josh Hartnet, Aaron Eckhartt, Scarlett Johansson, Hilary Swank e Mia Kirshner.
16 setembro 2006
10º FESTIVAL GAY E LÉSBICO DE LISBOA
Começou ontem o 10º FESTIVAL GAY E LÉSBICO DE LISBOA. Confesso que continuo surpreendido por este festival ainda ter o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, mas ainda bem que assim é, um festival para ver sem preconceitos. Lembram-se da PRISCILLA? Um dos filmes mais belos e divertidos sobre o tema, não sei se algum dia passou pelo festival, mas podia ter passado.
CALENDÁRIO DAS SESSÕES
ALGUNS DIAS EM SETEMBRO
Elliot, um espião americano, decide desaparecer levando consigo uma informação crucial.
Ao mesmo tempo, tenta rever a sua filha Orlando, que abandonou dez anos antes.
Irene, uma amiga de longa data, organiza o encontro em Veneza, na companhia de David, filho adoptivo de Elliot.
Mas não conta com a presença de William Pound, um assassino sem escrúpulos, poeta nos seus momentos...
Realização: Santiago Amigorena
Com: Juliette Binoche, John Turturro, Sara Forestier, Tom Riley, Nick Nolte, Mathieu Demy, Saïd Amadis
Itália/França/Portugal, 2006
Paul Barnell (Robin Williams) e a sua esposa Margaret (Holly Hunter), uma mulher com graves problemas psicológicos, vivem no Alasca e estão com graves problemas financeiros. Desesperado para arranjar ajuda para Margaret ele tem que encontrar um esquema para arranjar dinheiro, a providência fá-lo descobrir um cadáver gelado na neve e decide faze-lo passar pelo seu irmão(Woody Harrelson), há muito desaparecido, para ganhar o prémio de um seguro de vida. O plano ao princípio até parece correr bem até aparecer Ted (Giovanni Ribisi),um ambicioso e céptico agente de seguros e de dois aspirantes a assassinos (Tim Blake Nelson e Earl Brown) e ao regresso inesperado do seu irmão.
Realização: Mark Mylod
Actores: Robin Williams, Holly Hunter, Woody Harrelson, Giovanni Ribisi
EUA/Alem./Canadá/N.Zelândia, 2005
15 setembro 2006
PRECIOSA IGUARIA
Um filme forte, como um soco no estômago. Ching (Miriam Yeung) é uma mulher de meia-idade, antiga actriz, cansada e enganada pelo marido. Ela sonha recuperar a juventude perdida para assim poder reconquistar o amor do marido. Ching resolve recorrer a Mei (Bai Ling) que tem uma receita, aparentemente infalivel, usando uns populares bolinhos tradicionais feitos com um ingrediente muito especial; restos de fetos humanos.
Realização: Fruit Chan
Com: Ling Bai, Pauline Lau, Tony Leung Ka Fai
Hong-Kong, 2004
98 OCTANAS
98 OCTANAS
Vamos para onde? - Longe.
E onde é que isso fica? - Perto.
Um road movie à portuguesa.
Ele e ela não se conhecem. Algures, numa área de serviço da auto-estrada Lisboa-Porto, ele pára para descansar. Ela também lá está e parece tão à deriva quanto ele: é um encontro fortuito que talvez não tenha nada de fortuito. Quase sem palavras, partem os dois no carro dele. Sucedem-se as áreas de serviço, os motéis, as conversas e os silêncios, as revelações e os mistérios. Ele e ela desenham o mapa de uma aventura interior cujo destino ambos desconhecem. Em todo o caso, ela espera que ele a conduza a um local primordial, quase mítico: a casa da avó. Na sua solidão, cada um deles pode, pura e simplesmente, perder-se... ou talvez, encontrar o outro.
Realização: Fernando Lopes
Com: Rogério Samora, Carla Chambel, Márcia Breia, Fernando Heitor, Joaquim Leitão
Portugal, 2006
FITAS DA SEMANA
Um filme sobre tradições; Chuyia é uma menina de 8 anos que, na India dos anos 30, fica de repente viúva, sem nunca chegar a conhecer o seu marido. De acordo com a tradição, Chuyia é enviada para uma casa que acolhe viúvas – uma casa onde as viúvas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar. Lá, torna-se amiga de Kalyani, uma bela e jovem viúva que ousa desafiar as regras apaixonando-se por um jovem com estudos. As duas vêem-se presas entre o peso das velhas tradições e as novas ideias, sobre a religião, a sociedade e direitos das mulheres, que Ghandi começava a espalhar pelo país.
Realização: Deepa Mehta
Com: Lisa Ray, Seema Biswas, Kulbhushan Kharbanda, Waheeda Rehman, Raghuvir Yadav, John Abraham
Canadá/India, 2005
HAVANA - CIDADE PERDIDAUm filme com Andy Garcia, Dustin Hoffman, Bill Murray e Inés Sastre, com a maravilhosa música cubana e uma história que parace ser boa. Mas parece que há qualquer coisa que falha neste filme.
Em 1958, Havana é um local de diversão para muitos. Mas há também quem esteja descontente com o regime ditatorial imposto por Fulgencio Batista.
Enquanto os homens de Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara se preparam para tomar a cidade, Fico Fellove (Andy Garcia) – proprietário do mais famoso clube nocturno local, El Tropico – luta por manter a sua família unida e o amor de uma mulher (Inés Sastre).
À medida que a Revolução vai alterando toda uma cultura e transformando mentalidades, Fico apercebe-se que o seu clube se tornou em mais que um mero palco de entretenimento… e que, para sobreviver, terá que abdicar de quase tudo o que ama.
Com argumento do escritor cubano Guillermo Cabrera Infante, “HAVANA – CIDADE PERDIDA” afirma-se como uma homenagem de Andy Garcia, aqui também realizador, à cultura cubana e à sua terra natal.
Realização: Andy Garcia
Com: Andy Garcia, Dustin Hoffman, Bill Murray, Inés Sastre, Elizabeth Peña, Steven Bauer
EUA, 2005
A MINHA SUPER-EX
G-Girl (Uma Thurman) é uma super-heroína que só quer ter uma relação amorosa como qualquer mortal comum. Quando Matt (Luke Wilson) conhece Jenny(ou G-Girl) pensa que é o homem mais sortudo à face da terra, imaginem só o que é fazer sexo com alguém com super poderes. O pior é quando Matt decide acabar com a relação...
Realização: Ivan Reitman
Actores: Uma Thurman, Luke Wilson, Anna Faris, Rainn Wilson
EUA, 2006
14 setembro 2006
UMA VERDADE INCONVENIENTE
UMA VERDADE INCONVENIENTE
Temos uma semana com muitas estreias, hoje vou debruçar-me numa das mais importantes, ou talvez a mais (in)conveniente.Davis Guggenheim, é um conhecido realizador de tv, já realizou episódios de séries como 24, por exemplo. O filme é narrado por Al Gore, antigo vice-presidente dos EUA. Este documentário traz às nossas salas um dos grandes problemas da actualidade, o aquecimento global:
"Se a grande maioria dos cientistas mundiais tiverem razão, temos apenas 10 anos para evitar uma grande catástrofe, a qual pode destruir o nosso planeta com condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que já passámos." Nos EUA, Bush continua a recusar o Tratado de Quioto, alegando que este iria prejudicar o crescimento da economia americana. Também a China ficou fora de Quioto, é dos países onde a economia mostra um maior crescimento, infelizmente também é neste momento um dos maiores poluidores do mundo.
«Conheci cientistas que foram perseguidos, ridicularizados, impedidos fazer trabalhos, de ter um rendimento apenas por terem descoberto uma "Verdade Inconveniente"» Al Gore
Por favor que alguém passe este filme na Casa Branca, não sei se iria adiantar alguma coisa, mas vale a pena tentar.
Realização: Davis Guggenheim
Narração: Al Gore
EUA, 2006
13 setembro 2006
ARNOLD É UMA BESTA!
11 setembro 2006
APOCALIPSE NOW
APOCALIPSE NOW
Lembro-me de ter visto o filme, pela primeira vez, em reposição no Apolo 70 ainda nos anos 80 ou principios de 90. Nunca esqueci o início do filme com aqueles helicópteros a passar ao som de "The End" dos Doors, lembro-me que delirei com a cena. Uma das cenas chave do filme é quando os helicópteros atacam a aldeia junto à praia ao som de Wagner. Um filme que nos mostra toda a loucura que era a guerra e a maneira como certos soldados a encaravam, ao ponto de fazer surf debaixo de fogo. E a fantástica frase do Tenente Coronel Bill Kilgore(Robert Duvall); "I love the smell of napalm inthe morning". Um grande filme, um dos melhores sobre a guerra do Vietname.
Realização: Francis Ford Copolla
Actores: Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Frederick Forrest, Laurence Fishburn, Harridon Ford, Dennis Hopper e Scott Glenn
EUA, 1979
10 setembro 2006
O ANJO AZUL
Mais um grande filme que nos surge em DVD. O ANJO AZUL de Josef von Sternberg numa excelente edição de importação. Segundo reza a história Sternberg, um realizador americano nascido em Viena, foi convidado para se deslocar à Alemanha para rodar este filme. Foi aí que se deu o histórico encontro de uma quase desconhecida Marlene Dietrich com o famoso realizador. Consta que o cineasta adorou a actriz e a levou com ele de volta para os Estados Unidos. Até 1935 trabalharam juntos e foi em filmes como THE SCARLET EMPRESS(1934) ou em THE DEVIL IS A WOMAN(1935), sugestivo título para o último filme que fizeram juntos.
Immanuel Rath(Emil Jannings) é um professor solteirão e já "entradote" que, ao saber que os seus alunos costumam frequentar um cabaret de má fama para verem uma bailarina chamada Lola(Dietrich), decide ir ele mesmo ao local para confrontar os jovens. No Anjo Azul conhece Lola por quem fica enfeitiçado e decide lá voltar na noite seguinte.
Atenção aos extras, o DVD está cheio deles; há o "screen test" de Marlene para o filme, há entrevistas e actuações de Marlene interpretando as canções do filme, já muitos aninhos depois. O mais interessante é podermos ver duas versões do filme, uma em Alemão e outra em inglês. As duas versões foram rodadas ao mesmo tempo e com os mesmos actores, era um procedimento comun no início do cinema sonoro. Se gostarem de cinema clássico não percam este grande DVD com aquele que ficou para a história como o primeiro sonoro alemão e o que revelou Marlene Dietrich ao mundo.
Realização: Josef von Sternberg
Actores: emil Jannings, Marlene Dietrich e Kurt Gerron
Alemanha, 1930
09 setembro 2006
STILL LIFE VENCE EM VENEZA
SANXIA HAOREN ou STILL LIFE do realizador chinês Jia Zhang Ke foi o filme revelação do 63º Festival de Cinema de Veneza. A nova obra do realizador de O MUNDO ganhou o Leão de Ouro atribuido pelo juri liderado por Catherine Deneuve.
Lista dos vencedores de Veneza
SNAKES ON A PLANE
Como é que um filme que tem tudo para ser um péssimo filme se torna num filme de culto entre o público? Será porque tem Samuel L. Jackson ou porque tem cenas sugeridas pelo público pela internet? O Certo é que SOAP é dos filmes mais falados em chats, fóruns ou blogs na net. O argumento não podia ser pior: Para matar o seu alvo, um assassino decide encher o avião onde este se desloca de algumas das mais mortais cobras do mundo. O filme joga com algumas das maiores fobias dos humanos: Claustrofobia, medo de cobras e também o medo de voar, cada vez mais presente entre nós desde o 11 de Setembro. SOAP já estreou nos EUA, apesar de ser um gigante de bilheteira ficou aquem dos resultados previstos. Samuel Jackson está em grande, ele que ficou agradado desde o início, pois disseram-lhe que ele podia praguejar à vontade: "Enough is enough I've had it with these mother fuckin' Snakes on this mother Fuckin; Plane!" é a fala mais famosa do filme.
08 setembro 2006
CAVALEIROS DO ASFALTO
Realmente o DVD foi uma das grandes invenções da nossa era. Agora podemos ver versões renovadas de grandes clássicos no conforto da nossa poltrona. Um deles é o filme que revelou Martin Scorcese ao mundo, é também marcou o seu primeiro encontro com Robert De Niro. O DVD contém nos extras uma excelente documentário onde o próprio realizador fala sobre a sua infãncia e em como a asma influênciou o seu amor pelo cinema. É na sua Little Italy, uma zona de Nova Iorque onde vive a comunidade italo-americana da cidade, que decorre a acção de MEAN STREETS. É lá que encontramos Charlie (Harvey Keitel), um pequeno mafioso que tenta subir na hierarquia da máfia local, comandada pelo seu tio (Cesare Danova). O seu maior obstáculo é a sua própria namorada que é rejeitada pela família por sofrer de epilépsia e é amiga de Johnny Boy (De Niro), seu primo, que é um pequeno delinquente irresponsável e psicótico, viciado no jogo e com grandes dívidas.
REALIZADOR Martin Scorsese
Actores: Robert De Niro, Harvey Keitel, David Proval, Amy Robinson, Richard Romanus, Cesare Danova, Victor Argo, George Memmoli, Lenny Scaletta, Jeannie Bell, Murray Moston, David Carradine, Robert Carradine.
EUA, 1973
ANIMAL
Um filme fantástico e futurista passado em Lisboa. Uma excelente oportunidade de ver Diogo Infante num papel completamente diferente.
Thomas Samarkand, doutorado em biologia molecular descobriu um modo de “desligar” os genes responsáveis pela agressividade, no segredo do seu laboratório.Porém, para completar a sua pesquisa, ele precisa de testar a sua descoberta no universo humano.Que melhor escolha para testar o seu trabalho que um “serial killer”, conhecido por “O Caçador”, Bixente Iparrak, a estrela do mal e assassino de mulheres?
A experimentação em humanos é estritamente proibida, por ser considerada perigosa. Porque é que alguém, mesmo sendo um assassino em série, aceitaria esses riscos?Convencido que pode provar uma “disfunção genética” em Iparrak, o Professor Thomas Samarkand quer demonstrar uma inimputabilidade do homicida livrando-o, assim, da pena capital.
Uma estranha ligação surge entre estes dois homens. Enquanto o assassino se aproxima da compaixão, o geneticista, para seduzir e conquistar Justine, uma especialista em lobos, viaja na tentação de alterar geneticamente a sua própria natureza, tornando-se no “líder” que sempre desejou ser.
O professor torna-se perigoso, o antigo predador foge da prisão.Nenhum dos dois, é o mesmo homem. Em quem se tornarão?
No longo percurso da experimentação, as primeiras intenções do professor eram idealistas, nunca imaginando que o levariam para tão perto do inferno.
“Animal” é um filme que nos faz acordar para os perigos da sociedade contemporânea, passado quase integralmente na Lisboa futurista que nasceu com a Expo e traz-nos Diogo Infante num dos melhores papéis da sua vida.
Realização: Roselyne Bosch
Com: Andreas Wilson, Emma Griffiths Malin,Diogo Infante
França, 2005
07 setembro 2006
VOLTAR
VOLTAR, o título diz tudo; VOLTAR à terra que que o viu nascer, VOLTAR à sua infância e acima de tudo VOLTAR ao seio das "suas mulheres", Carmen Maura e Penélope Cruz. Para nós é voltar ao prazer de ver um filme de Almodóvar. Nem sei se se pode falar em prazer, ver um filme do cineasta espanhol é, por vezes, como levar um murro no estômago. Lembro-me de, ainda bastante jovem ver filmes como MATADOR(1986) e o polémico A LEI DO DESEJO e ficar a pensar em como é que num país tão católico e conservador como Espanha se faziam filmes daqueles. Em Portugal o escândalo veio numa semana de filmes polémicos na RTP que fizeram saltar as hostes mais puritanas. Os filmes foram a LEI DO DESEJO e o IMPÉRIO DOS SENTIDOS de Nagisa Oshima, este último continha cenas de sexo explícito nomeadamente as famosas sequências de sexo oral e da mutilação genital. Confesso que nos dias seguintes delirei com a reacção dos puritanos hipócritas(qual Diácono Remédios) do costume que vieram diabolizar a RTP. Mas apesar de tudo foi MATADOR que me tornou fã de Almodóvar para sempre; A história de um toureiro que quando atinge o orgasmo mata a companheira e que um dia se depara com uma sensual advogada que tem exactamente o mesmo problema, o que acontece quando se juntam?
Bem, mas deixemos Almodóvar e voltemos a VOLTAR:
Raimunda (Penélope Cruz) está casada com um operário a viver do subsídio de desemprego e tem uma filha adolescente (Yohana Cobo), Sole (Lola Dueñas), a sua irmã, ganha a vida como cabeleireira. Carmen (Carmen Maura) é a mãe de ambas que morrera num incêndio junto com o seu marido. O fantasma de Carmen volta à sua terra para ajudar, primeiro a sua irmã (Chus Lampreave) e depois a Sole, embora com quem tenha deixado importantes assuntos pendentes tenha sido com Raimunda e com a sua vizinha da aldeia, Agustina (Blanca Portillo).
Realização: Pedro Almodóvar
Com: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave
Espanha, 2006
DIÁRIO DE UM MUNDO NOVO
1752, um navio cruza o Oceano Atlântico. A doença e a fome comandam a embarcação.
Um dos passageiros chama-se Gaspar de Fróes (Edson Celulari), médico e escritor.
Os seus diários descrevem os percalços da viagem, a chegada ao Brasil, a luta entre as coroas de Castela e Portugal, a descoberta do amor.
Fróes apaixona-se por Maria (Daniela Escobar), esposa de um influente militar português.
Mas estes são tempos de conflito e desesperança. E qualquer gesto de afecto pode ser interpretado como uma declaração de guerra.
Enquadramento histórico:
«A colonização do extremo sul do continente americano, nas terras que hoje incluem Uruguai, Argentina e sul do Brasil, compõe uma história triste e violenta. Mas também assinala a descoberta de um novo mundo, com seus marcos plantados na descoberta do Brasil.Retratada no filme, a metade do século XVIII foi um período de intensos conflitos e disputas territoriais entre as coroas de Espanha e Portugal. Com a intenção de garantir a integridade de sua única colônia em território americano, o império português resolve ocupar as terras ainda pouco exploradas do extremo sul do Brasil.Em 1748, o rei Dom João V promulga um Édito Real determinando que uma grande leva de seus súditos ilhéus, provenientes do Arquipélago dos Açores, emigre para o Brasil. Milhares de colonos açorianos são lançados ao mar com destino às terras que conhecemos como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.A partir da promessa da coroa portuguesa de que daria um quarto de légua em quadro para todas as famílias que aceitassem o difícil desafio de vir povoar as terras brasileiras se inicia uma aventura marcada por momentos épicos e dramáticos, escrita por milhares de anônimos que deram a Portugal a garantia de posse de um território vasto e agreste. Esse momento explica alguns dos traços mais particulares da região Sul brasileira.»
Tirado do site: Teatro Micaelense
Realização: Paulo Nascimento
Com:Edson Celulari, Daniela Escobar, Rogério Samora, Jean Pierre Noher, Zé Victor Castiel, Gonzalo Durán, Marcos Paulo, Nicola Siri, Ney Matogrosso
Brasil/Portugal/Argentina/Uruguai, 2005
FAÇA FAVOR - O MINORCA
APRÈS VOUS - FAÇA FAVOR
Ainda não percebi mas na IMDB "dizem-me" que o filme é falado em francês, no entanto o site e o trailer estão em inglês. Esperemos que seja mesmo na lingua original. Après Vous é uma divertida comédia que gira em torno de um invulgar triângulo amoroso.
Antoine (Daniel Auteuil) regressa a casa após mais um dia de trabalho como chefe de sala num restaurante parisiense. Ao passar pelo parque depara-se com Louis (José Garcia) que está prestes a enforcar-se devido a um desgosto amoroso. Antoine leva-o para casa e arranja-lhe um emprego no restaurante, os dois vão aos poucos travando uma boa amizade. No entanto Louis não consegue esquecer Blanche( Sandrine Kiberlain) a mulher da sua vida e que o levou a tentar acabar com a sua vida. Para tentar ajudar o amigo Antoine vai procurar Blanche, sem contar a Louis. Mas nem tudo vai correr pelo melhor.
Realização: Pierre Salvadori
Com: Daniel Auteuil, José Garcia, Sandrine Kiberlain, Marilyne Canto, Michèle Moretti, Garance Clavel
França 2003
MiNORCA
Numa semana de boas estreias, há sempre uma que é dispensável, será o caso desta.
Darryl Edwards (Shawn Wayans) está tão ansioso para ser pai que confunde um ladrão baixinho com cara de bebé, Calvin Sims (Marlon Wayans), com uma criança abandonada. Ele e a mulher levam o “bebé” para casa, enquanto o seu parceiro, Percy P (Tracy Morgan) o ajudará a recuperar um diamante roubado.
Realização: Keenen Ivory Wayans
Com: Marlon Wayans, Shawn Wayans, Tracy Morgan
EUA, 2006